quarta-feira, 24 de novembro de 2010

sete lagoas completa 143 anos com qualidade de vida

Investimentos em educação, esporte, cultura e saúde mudam os rumos da cidade e melhoram o dia a dia das pessoas
No aniversário de 143 anos de Sete Lagoas, moradores comemoram o aumento da qualidade de vida, em especial, nas áreas de educação, cultura, saúde e esportes. As melhorias, iniciadas há dois anos, tendem a crescer cada vez mais, reflexo de investimentos do governo municipal.
Maria de Freitas levantou a auto-estima desde que entrou para as atividades de fisioterapia do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do bairro Várzea. “Depois que comecei a participar do grupo, minha vida mudou para melhor. Antes, estava com sobrepeso e depressão. Agora controlei a saúde, fiz amizades e rejuvenesci”, conta Maria. Assim como ela, outras 225 pessoas participam dos 15 grupos do NASF, seja na caminhada, artesanato, hipertensão e diabetes, coluna, alongamento, criança ou no projeto “Cuidando da Gente”, realizado para os Agentes Comunitários de Saúde.
O incentivo ao cuidado com o corpo e a mente é apenas uma das mudanças na saúde local. A atenção primária cuida de quase 100 mil pessoas nos bairros através de 32 equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) e oito Centros de Saúde. A meta para os próximos anos é acompanhar 75% da população com o aumento no número de ESF para 42.
Além desse olhar cuidadoso da saúde em cada região, o ponto de referência para situações de emergência, o Hospital Municipal (HM), também passa por uma verdadeira transformação para atender bem os setelagoanos e moradores de cidades vizinhas nos 30 mil procedimentos realizados a cada mês. A unidade de saúde aumentou de cinco para dez os leitos de UTI, comprou novo tomógrafo e aparelho de Raios-X, além de construir local adequado para armazenar os resíduos sólidos e trocar os antigos aparelhos portáteis de secreção por uma Central de Vácuo que leva os materiais por tubos até um local adequado, evitando infecções e contaminações.

Enquanto a obra do Hospital Regional estiver acontecendo, a Prefeitura vai instalar mais 20 leitos de observação e erguer o segundo andar do HM para oferecer outros 70 leitos de internação, em um investimento de R$ 10 milhões em parceria com o governo de Minas.


EDUCAÇÃO É META
Em Sete Lagoas, o futuro das crianças e jovens é uma das prioridades. Nesse ano, a administração municipal presenteou a cidade com a reforma da escola municipal Jovelino Lanza, o início da construção da E.M. Helena Branco e garantiu novas cinco creches já em 2011 para mil crianças de zero a seis anos, além de capacitar funcionários e adquirir veículos e equipamentos.


A mãe de aluna, Maria de Moura, já sente a diferença na educação. “Antes de participar do Tempo Integral, minha filha era bastante dispersa e agitada, acredito que por passar muito tempo ociosa quando fora do ambiente escolar. Hoje a sinto mais calma e percebo que, com as atividades do programa, ela trabalha não só o intelecto, como o corpo e, principalmente, o emocional”, mostra Maria. Em parceria com o governo estadual, a Prefeitura beneficia 1,9 mil alunos do Ensino Fundamental com atividades extracurriculares de cultura, esporte e lazer após as aulas.
Na cidade, não é só o Tempo Integral garante ensino de qualidade fora da sala de aula. Outro programa, o Segundo Tempo, muda a vida de 400 crianças de 7 a 12 anos que aprendem esportes nas horas vagas. “O comportamento das crianças tem melhorado de modo significativo dentro de sala de aula”, analisa a coordenadora do projeto na escola municipal Nádia Lúcia, Rachel Vargas. “Com o Segundo Tempo, os benefícios dos esportes têm atingido as crianças não só em termos de atividades físicas, mas também na construção de cidadãos de bem”, ressalta Rachel.



ESPORTE POR TODA CIDADE



Fora do ambiente escolar, o trabalho da Prefeitura é para resgatar o esporte e a qualidade de vida proporcionada pela atividade física. Desde julho, 70 jovens atletas participam do projeto estadual “Minas Olímpica” em escolinhas de vôlei, basquete e handebol. Times de peso foram montados representar a cidade em competições estaduais e nacionais e revelar atletas. E esses frutos começam a serem colhidos, como Alisson Felipe de Abreu, convocado para seleção mineira sub-17 de basquete.Através de apoio, o governo municipal garante torneios por toda a cidade. Entre os estudantes, a Copa Sesc Estudantil promove a interação nas mais diversas modalidades e os vencedores têm passaporte carimbado, com transporte garantido pela Secretaria de Esportes, para os Jogos Estudantis de Minas Gerais e os Jogos do Interior de Minas Gerais.
Os amantes do futebol amador também ganham reforço da Secretaria de Educação para organizar as Copas Sete Lagoas e Futuro. Aos sábados, o projeto Formação do Cidadão planta a semente do bem entre os jovens jogadores das escolinhas de futebol dos bairros, com palestras e treinos especializados. E os atletas de karatê não ficam sem espaço com apoio às competições promovidas pela academia Shidokan e CAIC Montreal.O clima de amizade promovido pelo esporte promete aumentar cada vez mais. Duas novas quadras estão licitadas para os bairros Itapoã e Araras. Outras serão erguidas no Nossa Senhora das Graças, Cidade de Deus e Barreiro. E a tão esperada pista de skate, sonho antigo dos praticantes do esporte, vai sair do papel em 2011Em 2010, a integração entre os funcionários públicos municipais foi promovida pela primeira vez com a Copa dos Servidores, um torneio de futsal que reuniu 117 jogadores de secretarias, autarquias e legislativo.


CULTURA É COMPROMISSO SOCIAL
Sete Lagoas vive novos tempos com o resgate e a valorização da cultura. Com ação integral de apoio a Associação Regional de Congadeiros e Associação de Folia de Reis e Pastorinhas, a Secretaria de Cultura fomenta a participação em festas e cortejos pela cidade e também em viagens por municípios dentro e fora do estado, levando a cultura regional pelo país.Os festejos tradicionais do Folclore e Carnaval foram descentralizados para levar as atrações para os mais variados cantos da cidade, abrindo espaço para as referências locais, como os blocos carnavalescos e os grupos de congado.Três projetos socioculturais movimentam a cidade em seis bairros e no Centro Cultural Casarão, que se torna, cada vez mais, referência para preservação da história e cultura locais, em um espaço de convivência das formas culturais. “Aqui é o ponto de apoio para os grupos da cidade, localizado no centro, e onde eles fazem reuniões. Assim, podem sentir-se unidos e ajudados pela Prefeitura”, afirma o coordenador de Cultura Popular e relações públicas da Associação de Congadeiros, José Roberto de Souza.

Com a Escola Municipal de Artes Musicais, 30 jovens estudantes conhecem, há quatro meses, a teoria e prática de flauta doce, soprano, contralto e tenor. Em breve, a primeira orquestra da cidade será formada, espera o maestro e professor, Ivison Barbosa. Os ensaios semanais acontecem no Casarão.
As raízes afro-descentes são fortalecidas em grupos de dança, canto, congado e aulas de capoeira no Casarão e nos bairros Barreiro Cima e Jardim Universitário, por meio do projeto Africanidades, o qual estimula a formação de cidadãos mais conscientes de sua história em oficinas às terças, quintas e sextas-feiras. “Temos o objetivo de montar um grupo de dança mesmo, não só oficinas, mas aulas para preparar e aperfeiçoar as alunas”, conta o professor Marcos Miranda, que tem planos para levar o nome do projeto e de Sete Lagoas para outras cidades do país. Nos últimos dois anos, o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, virou marcha cultural em Sete Lagoas, em um manifesto pelo reconhecimento da influência negra na formação da sociedade local.
Através do Arte Comunidade, 60 moradoras dos bairros Cidade de Deus e Jardim Universitário aprendem, em aulas duas vezes por semana, artesanato e produzem peças de tapetes de retalhos, fuxicos, colares e crochês. A coleção é vendida e o dinheiro ajuda a complementar a renda das famílias. “Espero ver muita gente tendo independência financeira através da oficina”, afirma a coordenadora do projeto, Fátima Barrado. Segundo ela, o próximo passo é criar cooperativas nos bairros para fortalecer o artesanato e ampliar os pontos de comercialização pela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário