terça-feira, 9 de novembro de 2010

CANCÊR DE PRÓSTATA - A NECESSIDADE DA PREVENÇÃO.A PREFEITURA LANÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CANCÊR DE PRÓSTATA

Dia 17 de Novembro é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde lança a Campanha de Prevenção do Câncer de Próstata. Nos dias 26 e 27 de novembro (sexta e sábado), o Centro Viva Vida (CVV) ficará aberto, de 7 as 17h, para realização de exames de Próstata. A estimativa da Secretaria de Saúde é de que 300 homens façam o exame durante a campanha. No Centro Viva Vida, cinco urologistas estarão de plantão para a realização dos exames.



CAUSAS

Assim como o câncer de mama entre as mulheres, a doença masculina pode ter conseqüências traumáticas se não for diagnosticada a tempo. Suas causas são desconhecidas, bem como os fatores ambientais que favorecem seu surgimento. O exame de prevenção é a única forma de descobrir a doença. Por isso, todo homem com idade entre 45 e 79 anos deve comparecer a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e agendar o seu exame de prevenção.



O QUE É

A próstata é uma glândula próxima da bexiga responsável pela produção de esperma. Como as causas do câncer são desconhecidas, o melhor remédio é a prevenção. O tumor pode ser detectado através de um exame do nível de antígeno prostático específico no sangue e/ou pelo exame de toque retal.



Constatada qualquer alteração, é feita uma biópsia do tecido da bexiga. A cirurgia cura 85% em que não há metástase (expansão para outros órgãos). A próstata e adjacências são extirpadas. Em 50% dos casos, é necessária a retirada de um nervo ligado ao pênis, o que causa a impotência sexual.



ATENÇÃO

O câncer da próstata também pode ser adquirido por fatores genéticos. Homens com parentes de 1° grau que tiveram a doença têm duas ou três vezes mais chances de desenvolvê-la. A incidência aumenta proporcionalmente ao avanço da idade e muitos casos só são detectados na autópsia. Daí a importância de se agendar consultas periódicas com o especialista, no caso, o urologista. A principal recomendação contra a doença continua sendo a prevenção e a promoção de ações educativas voltadas para a população, principalmente masculina.



DADOS NACIONAIS

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata ocorre de forma predominante na terceira idade, sendo 75% dos casos em homens com mais de 65 anos. No Brasil, mais de 50 mil novos casos de câncer de próstata são registrados por ano. Esses valores correspondem a um risco estimado de 52 novos casos a cada 100 mil homens. A doença é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o segundo mais prevalente em homens. Do total de 231.860 casos novos de câncer estimados para o sexo masculino, os tumores mais incidentes são o câncer de pele (56 mil casos novos), de próstata (49 mil) e de pulmão (18 mil).



DADOS MUNICIPAIS

Em Sete Lagoas, 16 biópsias e 600 atendimentos à saúde do homem são realizados por mês no Centro Viva Vida (CVV). Dentre os procedimentos realizados na unidade de saúde, estão: ultrassom com biópsia de próstata, vasectomia, fimose e pequenas cirurgias, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário