terça-feira, 9 de novembro de 2010

SETE LAGOAS AGORA CONTA COM COMISSÃO DE MONITORAMENTO DA VIOLÊNCIA

Mais uma reunião da Comoveec acontece em busca de monitorar a violência na cidade, especialmente nos jogos de futebol na Arena e em eventos culturais.
A Comissão de Monitoramento de Violência em Eventos Esportivos e Culturais – Comoveec está ligada à secretaria estadual de Defesa Social e à Superintendência de Integração do Sistema de Defesa Social, em Belo Horizonte. De acordo com a gerente da Comissão Estadual, Sheila Venâncio Branco, é uma prerrogativa da secretaria o movimento de expansão desse tipo de metodologia de monitoramento de atos de vandalismo e violência, por isso a iniciativa de também criar uma comissão em Sete Lagoas, após a reforma na Arena do Jacaré. “No início daremos o suporte metodológico que a Prefeitura precisar para que as reuniões fluam adequadamente”, afirma ela.

O papel da comissão é se antecipar aos eventos esportivos e culturais e agir preventivamente. Além disso, em reunião, os membros da Comoveec também avaliam os eventos ocorridos, apontam soluções e agem, em constante diálogo com o Ministério Público e as frentes legais do município. “Detectamos a relação de problemas de um evento e buscamos soluções que garantam a segurança e o bem-estar da população, dentro da esfera de competência de cada membro”, explica a gerente.

Durante a reunião, que aconteceu nesta segunda-feira (08) no gabinete do prefeito, os membros presentes falaram sobre as deficiências encontradas na legislação municipal e as formas para suprir essas necessidades. Conversaram ainda sobre a importância de um suporte especial para os jogos deste final de semana, entre os clubes Atlético (MG) e Flamengo, na Arena do Jacaré. Estiveram presentes representantes da Procuradoria Municipal, Coordenação de Eventos da Prefeitura, Secretaria de Governo, Controladoria, Guarda Municipal e Codesel. No entanto, a Comissão é composta ainda por representantes das Polícias Civil e Militar, Secretaria de Trânsito e muitas vezes conta com a participação de civis. “Em Belo Horizonte, muitas vezes ouvimos a comunidade e assim fica mais fácil chegarmos em um entendimento”, defende Sheila Venâncio Branco.
Função da Comoveec



A Comissão também existe em mais 12 cidades mineiras e sua função consiste em coibir depredações ao poder público, uso de drogas ilícitas e brigas entre torcidas; regular a venda e consumo de bebidas alcoólicas no entorno dos eventos; propor ações preventivas; monitorar a evolução da violência nos eventos, dentre outras atribuições. Segundo o prefeito Mário Márcio Maroca, esta iniciativa é um legado que ele quer deixar para a cidade. “Que bom que Sete Lagoas vai receber essa comissão, é fundamental não apenas para os jogos de futebol, mas pra eventos grandes na cidade. Isso vai nos forçar a criar uma cultura da política de monitoramento em favor da paz”, afirma o prefeito.

A próxima reunião da Comoveec Sete Lagoas deverá acontecer no dia 17 de novembro, quarta-feira, no gabinete do prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário