quinta-feira, 25 de novembro de 2010

1º de Dezembro Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Prefeitura de Sete Lagoas na luta contra o preconceito



Primeiro de Dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde irá realizar uma mobilização com distribuição de materiais educativos, informativos e preservativos nas unidades de saúde, além de uma apresentação da Companhia de Teatro Condelon, com a peça “Balada”. O tema da campanha desse ano é o preconceito, com o slogan “Somos Iguais. Preconceito não“. A ação vai de encontro ao senso comum que predomina na população brasileira e desfaz mitos.



PRECONCEITO

Muitas pessoas que vivem com HIV/AIDS sentem-se agredidas por mensagens na televisão, revistas e campanhas. É importante lembrar que o papel da sociedade em geral é estar atenta aos riscos e, principalmente, bem informada sobre os meios de prevenção da doença e nunca rejeitar o convívio (íntimo e social) com os portadores do vírus da AIDS.



Por ano, são registrados cerca de oito mil casos de Aids em jovens de 13 a 29 anos. “Embora sejam portadores do vírus HIV, têm também vida e muitos desafios pela frente. Conseguir um trabalho, manter os laços de amizade com os familiares e amigos e serem enxergados como qualquer jovem e não como diferentes, são alguns desafios”, destacou a enfermeira, coordenadora do Centro Viva Vida (CVV) e do Programa Municipal DST/AIDS, Júnia França.



CASOS REGISTRADOS

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde o surgimento da epidemia, na década de 1980, cerca de 25 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença. Atualmente, um grande número de pessoas vive por mais tempo com a doença em razão da disponibilização de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo dados recentes do Ministério da Saúde (MS), cerca de 180 mil pessoas recebem o tratamento de AIDS fornecido pela entidade e distribuído na rede pública. Estima-se que 600 mil pessoas no Brasil vivem com o HIV ou já tenham desenvolvido a doença.



Em Sete Lagoas, esse número também é alto. No Serviço de Atendimento Especializado (SAE) localizado no CVV, 777 pessoas são cadastradas com HIV positivo. O acompanhamento de todos os pacientes soropositivos é feito por três infectologistas do SAE e pela equipe multidisciplinar da unidade. “Temos assistente social, enfermeira, psicóloga, farmacêutica, técnicos de enfermagem e auxiliares de farmácia que foram treinados para realizarem esse atendimento”, contou a coordenadora.



TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO

De acordo com Júnia, a melhor forma na luta contra a AIDS é a prevenção. “ É muito importante o fortalecimento das ações de prevenção contra a AIDS”. A enfermeira ressaltou também a importância do teste para as pessoas que passaram por uma situação de risco. “A AIDS é transmitida através do contato sexual, da transfusão de sangue contaminado, da mãe para o bebê durante a gravidez ou na amamentação e ainda pela reutilização de seringas e agulhas entre os usuários de drogas injetáveis”, disse Júnia.



Como não há cura para a AIDS, seu combate deve ser feito através de medidas preventivas. “O uso de preservativos (camisinhas), controle de qualidade do sangue usado em transfusões e o emprego de seringas e agulhas descartáveis são algumas formas de prevenção contra a doença”, finalizou.



TRATAMENTO

A assistente social do CVV, Karla Guimarães, ressaltou a importância da continuidade e seriedade no tratamento das pessoas portadoras do vírus da AIDS. “O comparecimento periódico de uma pessoa portadora do HIV na unidade de saúde para realização dos exames de rotina, possibilita a precisão sobre o início do tratamento com os antirretrovirais ou sua eventual modificação”, disse.



CIA CONDELON

A peça “Balada” que será apresentada em Sete Lagoas discute o comportamento conflitante do jovem de hoje com a ética e a saúde, em seus momentos de lazer durante “baladas” em boates e festas raves. O objetivo da peça é fazer um alerta quanto à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, sobretudo a aids, e aos riscos ocasionados pelo uso de drogas e alucinógenos.



A Companhia de Teatro Condelon centra sua dramaturgia na provocação de situações do homem no cotidiano social, familiar e humano. É composta atualmente por 29 atores e 5 técnicos. A Cia apresenta-se em teatros, praças, parques e também dentro das escolas em espaços alternativos como quadras, galpões, pátios e auditórios. A jovialidade e a originalidade são fortes características do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário