Secretário de Saúde reúne com imprensa para desmentir boatos sobre o Hospital Regional
O Secretário Municipal de Saúde e Gestor do SUS/SL, Jorge Corrêa Neto, se reuniu com a imprensa setelagoana na manhã dessa segunda-feira (08/11) para desmentir os boatos sobre a transferência do Hospital Regional (HR) de Sete Lagoas para a cidade de Curvelo.
Durante a reunião, o gestor destacou que a notícia divulgada na imprensa não tem fundamento. “Não sei como surgiu esse boato, mas ele não tem procedência. Não há nenhuma chance de Sete Lagoas perder o HR”, disse. Ainda de acordo com o secretário, as ações para a vinda do hospital já estão adiantadas em Sete Lagoas. “No mês passado (outubro) estive em Uberlândia para participar do I Seminário de Políticas e Gestão Hospitalar, onde discutimos o modelo de gestão do HR”, ressaltou.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Com a construção do HR, a rede de urgência e emergência de Sete Lagoas será estruturada com boas condições de funcionamento. “Iremos fortalecer a região de Sete Lagoas, além de aliviarmos a demanda de Belo Horizonte”, enfatizou Jorge. O secretário informou também que a mão de obra do HR será diferenciada. “Os profissionais que irão atuar no HR serão qualificados, de preferência com especialização, que será um grande diferencial para contratação”, destacou.
LICITAÇÃO
O Processo Licitatório para as obras do HR está sendo dirigido pelo Departamento de Licitação da Prefeitura Municipal, sob a supervisão da Secretaria de Obras. “Dia 22 de novembro será a abertura da licitação. Mais de 30 empresas já pegaram o edital para participar da licitação”, contou Jorge.
LEITOS
O HR terá 230 leitos, sendo 40 leitos de UTI e 10 leitos infantis. “O HR foi planejado para resolver os problemas da região, que hoje é referência para 650 mil pessoas”, falou.
PREVISÃO
A previsão de construção da unidade de saúde é de 30 meses. “Até dezembro de 2012, parte do HR já estará em funcionamento”, destacou o secretário na coletiva.
VALOR
O valor estimado da obra de construção do HR, é de 46 milhões e 700 mil reais, com acréscimo de 8 milhões e 700 mil reais.
HM
Até que o HR fique pronto, o Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’amato (HM) passará por mudanças. “Algumas intervenções serão feitas no HM até a conclusão do HR. serão abertos mais 20 leitos de observação. Com investimentos de 10 milhões, pretendemos, junto ao Governo do Estado, construir um 2º andar no HM para a abertura de mais 70 leitos de urgência”, descreveu Jorge.
Atualmente o HM possui 67 leitos, mas na prática mais de 100 leitos são utilizados na unidade. “Com a vinda do HR pretendemos acabar com as macas no corredor, esse cenário não pode continuar. O HM já ultrapassou sua capacidade de atendimento, por isso vamos readequá-lo ate que o HR seja construído”, completou.
TOMÓGRAFO HM
O HM está passando por modificações estruturais para receber também o tomógrafo. “No dia 24 de novembro começa as obras no HM para instalação do tomógrafo. É importante ressaltar também que iremos expandir os leitos de UTI do HM que hoje são cinco para dez”, acrescentou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário