terça-feira, 5 de outubro de 2010

Rei do Mato: rumo ao cenário nacional

Obras de reforma do atrativo turístico são acompanhadas de trabalho da Prefeitura e Governo do Estado para fortalecer imagem de Sete Lagoas



Os visitantes do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato já podem aproveitar parte das melhorias feitas no atrativo turístico de Sete Lagoas. Novas luzes são testadas há um mês e direcionam os olhares das expedições pelos 220 metros de extensão dos quatro salões da gruta, passando pelas formações de estalagmites e pelas duas raras colunas de espeleotemas com 12 metros de altura e 25 centímetros de diâmetro. O sistema de iluminação é coordenado por programa de computador e contém microlâmpadas de LED, as quais geram maior luminosidade sem aquecimento do ambiente e economia de energia elétrica. No lado externo da gruta, um complexo receptivo está em fase final de obras e abrigará mini-auditório, sala para exposição de artes, lanchonete e loja de artesanato. A reforma é realizada pelo governo estadual, em um investimento de R$ 1,57 milhão.



Enquanto o atrativo passa por reformas, a Prefeitura de Sete Lagoas e o governo de Minas Gerais trabalham para estruturar a cidade como polo regional de turismo. “Investir nesse setor é diversificar a economia, gerar emprego e proporcionar mais qualidade de vida aos setelagoanos”, acredita o prefeito Mário Márcio Maroca.



Em setembro, quatro consultores internacionais do programa de voluntariado da Organização Mundial de Turismo visitaram a cidade e entrevistaram representantes do poder público, sociedade civil e comunidade do entorno da gruta. Com os dados em mãos, dentro de quatro meses, o município terá um plano estratégico de desenvolvimento do turismo, integrando a Rei do Mato ao projeto Rota Lund do governo estadual, o qual cria um roteiro que une os atrativos do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ainda no mês passado, a Fundação Getúlio Vargas realizou um estudo de competitividade turística de Sete Lagoas. Outras 16 cidades mineiras classificadas pelo governo do Estado como Destino Indutor de Turismo também receberam o diagnóstico.



FORMAÇÃO DA CADEIA TURÍSTICA

Os taxistas de duas cooperativas foram os primeiros profissionais da cadeia turística local a participarem de um curso de capacitação, visando mostrar as histórias dos pontos e atrativos setelagoanos. A intenção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo é levar a formação para atendentes de hotéis, garçons e outros profissionais do setor.



A partir deste semestre, começou a formação para a Copa do Mundo de 2014. Cursos gratuitos de inglês e espanhol já fazem parte dos aprendizados de 150 agentes turísticos da região de Sete Lagoas. Através da plataforma de ensino a distância desenvolvida pelo programa nacional “Olá, Turista”, do Ministério do Turismo e Fundação Roberto Marinho, a intenção é oferecer os três níveis (básico, intermediário e avançado) dos idiomas em um ano, com provas on-line em cada etapa.



Neste final de ano, governo municipal pretende iniciar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de Sete Lagoas para direcionar as ações e investimentos de acordo com o que a sociedade e a cadeia turística anseiam.



VISITAS NA GRUTA REI DO MATO

Desde 2009, o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato é Unidade de Conservação de Proteção Integral, em uma gestão partilhada da Prefeitura, por meio da Seltur, e Instituto Estadual de Florestas.



A gruta funciona todos os dias, de 8 às 16h30. Adultos pagam R$ 10 e a meia-entrada é válida para crianças e adolescentes de seis a 17 anos; estudantes acima de 17 anos com carteira estudantil e idosos acima de 60 anos. Menores de cinco anos, acompanhados dos pais, não pagam. O endereço é rodovia BR 040, quilômetro 472 – trevo de acesso a Sete Lagoas. Informações e agenda de grupos pelos telefones 3771-5258, 3773-0888 ou 3773-6465.

Nenhum comentário:

Postar um comentário