terça-feira, 26 de outubro de 2010

Conselho de Defesa Social realiza VII Seminário


Criado em 2001, o Comdessel atua de forma enfática e realiza seminário que discute o sistema prisional, o problema do crack e o contexto da segurança em Sete Lagoas
Dada a importância do VII Seminário de Segurança Pública, realizado pelo Conselho Municipal de Defesa Social de Sete Lagoas (Comdessel), muitas autoridades estiveram presentes na Casa da Cultura, na última sexta-feira (22) para discutir um assunto de interesse, a segurança pública na cidade. Os palestrantes convidados que iniciaram o debate foram o desembargador do Tribunal de Justiça de MG e vice-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, Dr. Herbert de Almeida Carneiro, e o professor e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública da PUC Minas, Sr. Luiz Flávio Sapori.



O primeiro deles, Dr. Herbert Carneiro, deu ênfase na necessidade de se aplicar a pena alternativa no sistema prisional no Brasil, o que concede mais dignidade e desperta nos detentos o desejo de reinserir na sociedade. “O Centro Administrativo foi construído, grande parte, com a mão de obra de presos do estado. Além do aspecto humano, penas alternativas geram menos gastos para o governo”, exemplifica o desembargador, em palestra. O professor Sapori, como é conhecido, abordou um polêmico tema do crack e expôs resultados de seu trabalho de pesquisa com essa droga, que tem sido determinante para o crescimento da violência no país. “O usuário do crack vive em ‘crackolândias’ e é capaz de ficar de quatro a cinco dias só fumando a pedra. Ele rouba qualquer coisa para fazer uso dessa droga”, afirma Sapori.



Além das duas principais palestras, que contribuíram para fomentar o debate e gerar reflexão nos presentes sobre as causas e perspectivas para a segurança em Sete Lagoas, o seminário deu a oportunidade para que os chefes dos órgãos de Defesa Social se pronunciassem em painéis. “Acho fundamental que o Conselho esteja cada vez mais fortalecido e articulado, conseguindo reunir tantos nomes importantes na busca por soluções e alternativas à violência na nossa cidade”, parabeniza o prefeito Maroca, à presidente do Conselho, Maria das Graças Mendes de Almeida. Segundo Maroca, Sete Lagoas deu um importante passo com a contratação de presos para auxiliar na limpeza urbana da cidade. “O Presídio e a Codesel estão juntos articulando com o empresariado local para a contratação de mais detentos para trabalhar nas grandes empresas”, afirma o prefeito.



Para a presidente do Comdessel as conquistas têm sido reflexo do trabalho de parceria com todos os órgãos de defesa social, mas ainda tem muito trabalho pela frente. “Conseguimos trazer o Olho Vivo para a cidade, a nova sede da Polícia Rodoviária e melhorias no Presídio. Mas é preciso atuar mais na prevenção, com iniciativas em Educação, Esportes e Lazer e Cultura, para que possamos ver mais mudanças”, afirma Maria das Graças.



Homenagens

O Comdessel rendeu homenagens ao deputado federal Márcio Reinaldo, ao Major Giovane Idalmo de Faria e a Eudécia Ferreira Machado Menezes, já falecida, mas que em vida contribuiu de forma efetiva para a segurança pública na cidade.



Estiveram presentes o prefeito Mário Márcio Maroca, que fez a abertura oficial do evento, o deputado federal Márcio Reinaldo, os vereadores Renato Gomes, Gilberto Doceiro, o líder do prefeito na Câmara, Marcelo da Cooperselta, além dos representantes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícias Civil, Militar e Rodoviária, agentes penitenciários e membros comdessel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário