quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Prefeitura na Luta contra o abuso sexual Infanto-Juvenil



Junto de diversas frentes da sociedade, a Secretaria de Assistência Social se empenha para os avanços na discussão. O Seminário do PAIR foi um dos importantes passos




O Seminário do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR) foi um importante passo que diversos segmentos da sociedade deram juntos, na última segunda-feira (18), no auditório do SENAI. O evento foi uma oportunidade de apresentar para o público presente o resultado de um árduo trabalho, o Plano Operativo Local (POL), que visa nortear os serviços da assistência social na cidade, relacionados ao combate do abuso sexual infanto-juvenil.Também no evento 32 Agentes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente receberam os certificados de formação por terem participado, durante seis meses, de um curso oferecido pela UFMG para capacitar os cidadãos e os profissionais da rede de assistência. O trabalho de conclusão deste curso foi a elaboração do POL pelos 32 agentes. “Este curso tem como finalidade possibilitar a disseminação da metodologia da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente”, explica a coordenadora do CREAS, Jocélia Rosa Silva, que participou da capacitação em 2009 e foi uma das responsáveis por multiplicar os conhecimentos dos cursos para os 32 agentes.


INTERAÇÃO



Uma característica peculiar e fundamental deste processo de aprendizagem foi a integração de setores diferentes do município. Participaram representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Polícias Civil e Militar, além de três jovens do Serpaf. “Tivemos a oportunidade de ajudar no processo de construção do POL, mostrando a nossa realidade e fortalecendo o documento”, afirma com convicção Talisson Leite, ainda jovem e já tão enturmado com o assunto e com as políticas públicas que ajudam a sociedade a vencer a violência em todas as suas formas. “Continuamos nossos encontros a cada 15 dias, mesmo depois do curso, agora para criarmos o Conselho da Juventude”, complementa ele.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cidinha Canabrava, o seminário e a criação do Plano marcam um compromisso da cidade em fazer cumprir o que determina o documento. “Hoje conseguimos perceber os avanços, o trabalho em rede ajuda no combate a esse crime pervers o e complexo da nossa sociedade. Essa metodologia de trabalho deveria ser aplicada a todos os segmentos”, defende a secretária sobre a forma interativa na qual o POL foi construído.
Estiveram presentes no evento muitos profissionais da área da assistência não só da cidade, mas também do estado, o juiz Dr. Edilson Rumbelsperger e o vereador Renato Gomes, dentre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário