quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Festa Literária em Sete Lagoas vai homenagear Guimarães Rosa


O encontro de especialistas da literatura nacional em prol da cultura promete movimentar a cena com programação intensa, gratuita e de qualidade.Sete Lagoas vai receber a Literata, primeira festa literária, entre os dias 17 e 20 de novembro, no Centro Cultural Casarão e Praça Tiradentes, com total apoio da Prefeitura e realização da Iveco por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet). Na última terça-feira (05) a coordenação do evento se encontrou com o secretário de Cultura e Comunicação Social, Fredy Antoniazzi para acertar detalhes da parceria. Segundo o idealizador e coordenador da Literata, Lúcio Carvalho, este é um presente da Iveco à cidade em comemoração aos 10 anos da empresa em Sete Lagoas. “Será um grande evento, com muitas parcerias, uma programação intensa, tudo gratuito, uma oportunidade para a população”, explica Carvalho.



A festa tem como meta proporcionar momentos para se discutir a literatura brasileira e o seu papel na construção de uma sociedade, além de analisar o contexto social a partir da perspectiva Roseana, ou seja, a partir das obras de Guimarães Rosa, escritor homenageado no primeiro encontro com esse formato em Sete Lagoas. A programação conta com oficinas, espaço para crianças, plenárias e debates, feira de livros, gastronomia, exposição fotográfica, dentre tantas outras atividades. “A ideia é trazer especialistas da área da literatura, mas também valorizar muita gente daqui de Sete Lagoas, estamos trabalhando com muitos nomes da cidade e em parceria com empresas locais”, afirma Lúcio Carvalho. Um exemplo disso é que a curadoria local é de responsabilidade de Sérgio Silva, professor de literatura contemporânea da Unifemm.



Programação

As três oficinas da Literata serão voltadas para os professores da rede pública municipal, para os alunos também da rede municipal e para os detentos da Apac de Sete Lagoas. A expectativa é ministrar oficinas para 360 crianças, 35 professores e 20 presos. Além disso, o projeto Sempre Um Papo terá um espaço na programação, que é toda gratuita e para todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário