sábado, 25 de dezembro de 2010

CAIXA APOIARÁ CAPACITAÇÃO DE MULHERES EM SETE LAGOAS/MG


Firmado na manhã de hoje (24), na sede da Superintendência Regional Norte de Minas, em Belo Horizonte/MG, o Acordo de Subvenção do Programa Caixa ODM, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), junto ao SERPAF – Serviços de Promoção ao Menor e à Família, para repasse de recursos, na ordem de R$24.900,00, ao projeto MARIA DAS CORES: Um jeito de ser feliz.

Realizado na cidade de Sete Lagoas, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte/MG, o projeto “Maria das Cores”, visará a capacitação e geração de emprego e renda a sessenta mulheres moradoras dos bairros Iraque, Kwait e adjacências, área periférica que apresenta situações de vulnerabilidade social.

Caracterizados pela ocupação irregular de áreas de preservação ambiental, com graves problemas de saneamento e infraestrutura, agravados pelas baixas condições socioeconômicas da população, os bairros Iraque e Kwait atualmente são alvos de intervenção do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC – dentro da linha de Projetos Prioritários de Investimentos – PPI. Como o foco do projeto é a remoção de famílias, este recebeu o nome de “De Mudança Pro Futuro”, como forma de estabelecer uma relação de identidade com a comunidade, como também, de trabalhar o sentido de um futuro prospero e melhor que a situação atual. Esse projeto tem o objetivo de promover o reassentamento de 240 famílias, das quais, 75 residem no bairro Iraque e 142 no Kwait (as demais de outras regiões).

Como 60% dos chefes dessas famílias são mulheres, e visando a implementação de ações que visem à elevação dos indicadores de qualidade de vida da população, foi constituído um grupo produtivo para capacitação das mulheres para participação no mercado, visando a geração de renda e oportunidades produtivas, enquanto mecanismos de inclusão e participação no ciclo produtivo.

Dentro desse contexto, o projeto “Maria das Cores”, durante o período de nove meses, realizará cursos de capacitação em Patchwork e Quilt para mulheres dessas comunidades, para obtenção de renda com produtos utilitários têxteis como colchas, almofadas, jogos americanos, panôs de parede, além das bolsas, na técnica do patchwork, como também a formação de grupos produtivos dentro dos preceitos da economia solidária.

Segundo a coordenadora do projeto, Adriane Branco Penna, as ações visam atingir três Objetivos de Desenvolvimento: Erradicação da pobreza através da capacitação profissional, com geração de trabalho e renda; Igualdade de Gênero e Inclusão Social, através da integração social, poder de decisão para as mulheres e acesso aos recursos; e Sustentabilidade ambiental, promovendo o aproveitamento integral e total da matéria prima utilizada na produção.

Já o superintendente regional Ronaldo Roggini (SR Norte de Minas), destacou a integração de atuações da CAIXA na promoção do desenvolvimento de comunidades historicamente excluídas. “Este projeto que assinamos hoje acaba, de certa forma, sendo fruto de uma atuação da CAIXA como agente repassador de recursos do PAC, dentro de sua dimensão social. Ficamos felizes de ver essa integração de ações na consecução de políticas públicas”, disse.

Objetivos do Milênio
A Caixa, o PNUD e a Agência Brasileira de Cooperação, ligada ao Ministério das Relações Exteriores, assinaram em novembro de 2009 um acordo de cooperação técnica. O contrato visa a fortalecer e a aprimorar as práticas do Programa Caixa ODM, por meio da sistematização de metodologias de intervenção social, aprimorando as capacidades internas do banco na elaboração, análise, gerenciamento e avaliação de projetos de desenvolvimento humano, em especial aqueles voltados às comunidades vulneráveis no Brasil.
Criado em 2006, o Programa Caixa ODM faz parte da estratégia de relacionamento da instituição com as comunidades e pretende consolidar a atuação da Caixa como agente financeiro promotor de desenvolvimento local de forma integrada com os objetivos negociais, pautado nos princípios que norteiam a responsabilidade social empresarial.

O SERPAF
O Serviços de Proteção ao Menor e à Família, fundado em 1968, tem o objetivo de atender famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoal da região de Sete Lagoas. Hoje, a entidade funciona em cinco

Nenhum comentário:

Postar um comentário