quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SAÚDE AUDITIVA GANHA NOVO ENDEREÇO



Prefeitura investe na Saúde Auditiva e abre um novo espaço para consultas e exames

Sete Lagoas foi contemplada com nova sede da Saúde Auditiva. A unidade de saúde, que antes funcionava em três locais diferentes, ganhou da Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde um novo espaço para realização de consultas e exames.

ONDE PROCURAR
Os usuários que necessitam dos serviços oferecidos pela Saúde Auditiva devem procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou Centro de Saúde de sua referência para agendar uma consulta. “As pessoas procuram as unidades de saúde e, dependendo do diagnóstico do médico, são encaminhadas para a Saúde Auditiva. É importante lembrar que a marcação da consulta é realizada pela Central de Marcação”, explicou a coordenadora e fonoaudióloga da Saúde Auditiva, Andreá Ferreira Lima.

COMO É
Ainda segundo Andréa, os pacientes que são encaminhados para Saúde Auditiva são avaliados e, quando necessário, são encaminhadas para consulta com otorrinolaringologista. “A junta de Saúde Auditiva de Sete Lagoas é composta por dois fonoaudiólogos, um atendente de portaria, um técnico de enfermagem e um otorrinolaringologista”, contou a fonoaudióloga.

Andréa ressaltou que quando a perda auditiva é diagnosticada, o paciente é encaminhado para Diamantina, quando é Média Complexidade (ambulatorial) ou para Belo Horizonte, quando é Alta Complexidade (hospitalar). “Quando o paciente não precisa de usar o aparelho de amplificação sonora individual (AASI), ele é monitorado e, quando necessário, realiza sessões de Fonoterapia e exames semestralmente”, finalizou Andréa.

DADOS
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que cerca de 2,5% da população brasileira, isto é, cerca de 4,5 milhões de pessoas, apresentam algum grau de deficiência auditiva.

Em Sete Lagoas, mensalmente 80 usuários são encaminhados para Diamantina ou Belo Horizonte para adaptação do AASI, 100 exames de audiometria e imitanciometria e 70 consultas de fonoaudiologia são realizadas na unidade de saúde. A Saúde Auditiva de Sete Lagoas é referência para 34 municípios que fazem parte da Microrregião de Sete Lagoas.

CUIDADOS
Dentre os diversos agravos à saúde coletiva da vida moderna, o ruído, também conhecido como poluição sonora, tem impacto cada vez maior na qualidade de vida das pessoas. Esta forma de poluição pode, muitas vezes, ser silenciosa, isto é, passar despercebida durante alguns anos, até que os efeitos da exposição frequente aos ruídos possam repercutir em nossa vida social.

Os cuidados com a saúde auditiva se iniciam na gestação. Uma boa assistência pré-natal reduz as chances de pré-maturidade e complicações durante o parto, fatores que levam à surdez neonatal. Este diagnóstico, por sua vez, deve ser feito nas primeiras semanas de vida do bebê, o que aumenta as chances de sucesso com o tratamento precoce.

Na terceira idade, o processo de envelhecimento das células auditivas é responsável pela forma mais comum de surdez: a presbiacusia. A deficiência auditiva do idoso, incompreendida e confundida com demência por amigos e familiares, leva estes pacientes à chacota, agravando o quadro com depressão e afastamento do convívio social.

Em caso de algum sintoma diferente, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência e agende sua consulta.

NOVO ENDEREÇO
O novo endereço da Saúde Auditiva é R.: Jovelino Lanza, 681, Jardim Arizona (antiga Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia. Telefone de contato: (31) 3773-4112.

Nenhum comentário:

Postar um comentário