quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Defesa Civil planeja campanha de ajuda às vítimas das chuvas
Setelagoanos poderão doar para atingidos por alagamentos e desabamentos na cidade, sul de Minas e da região Serrana do RJ
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) prepara o lançamento de uma campanha para ajudar as vítimas das chuvas em Sete Lagoas, sul de Minas Gerais e região Serrana do Rio de Janeiro. O anúncio foi realizado hoje (18) na reunião mensal dos representantes da Comdec na sede da garagem da Prefeitura.
“A opção por levar auxílio a outras cidades é decorrente da comoção social gerada pelas tragédias”, explica o coordenador da Comdec, Sérgio Luiz Marques. O formato da mobilização será definido após o contato com as defesas civis de MG e RJ, além da Cruz Vermelha, a fim de conhecer as necessidades dos municípios atingidos por desabamentos e alagamentos. Marques observa que não houve calamidade em Sete Lagoas, “porém, muitas famílias estão em vulnerabilidade social”.
Além da campanha, a Comdec define um plano de atendimento a possíveis desabrigados na cidade. O coordenador antecipa que oito escolas dos bairros em maior risco estão em estado de alerta caso seja necessário alojar famílias. Com o início das aulas, ginásios e outros locais em vistoria estarão preparados para emergências.
O capitão do Corpo de Bombeiros, Marco Aurélio dos Santos, afirma que as casas em perigo de desabar são, na maioria, construções irregulares ou estão em áreas invadidas como nos bairros Kuait e Iraque. Santos adverte os moradores para a prevenção, recomendando observar diariamente o surgimento repentino de uma trinca e acompanhar a evolução da rachadura na residência. “Caso perceba esses sinais, a pessoa deve pedir uma avaliação de um engenheiro. Somente o laudo técnico garantirá a segurança da moradia”, atenta o capitão.
Em situações de alagamento ou desabamento, o cidadão deve entrar em contato com os Bombeiros pelo telefone 193. A corporação está integrada à Defesa Civil Municipal e acionará o plantão da Comdec para vistorias e providências.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário