quarta-feira, 6 de abril de 2011

EXPRESSAR REPRESENTA O BRASIL EM
ENCONTRO INTERNACIONAL DE DANÇA

• Alan Keller, professor do grupo sete-lagoano, teve seu trabalho selecionado e se apresentará nas cidades de Poitiers e Paris;

• Também participarão do evento Jane Paulino, diretora do Expressar, e outro grupo de Florianópolis (SC), que levará cinco profissionais ao encontro.

O principal estúdio de dança de Sete Lagoas, o Expressar Dança e Pilates, foi um dos dois grupos do país selecionados para participar, de 10 a 21 de abril, do Encontro Internacional de Dança Contemporânea, na cidade de Poitiers, na França. Organizado pela Université de Poitiers, o encontro é um dos mais importantes do mundo por reunir o que há de mais novo nessa área. Direcionado para professores, pesquisadores e profissionais da dança, o evento também contará com programação em Paris.

O trabalho escrito para participar do encontro acadêmico é de Alan Keller, professor de dança do Expressar e Secretário Adjunto de Cultura de Sete Lagoas. De acordo com o coreógrafo, tal trabalho é o resultado do seu curso de pós-graduação. O objetivo do encontro é justamente descobrir o que existe de pesquisa do movimento da dança no mundo. “O foco do meu trabalho é o preconceito ao homem que dança. Minha apresentação, tanto acadêmica quanto a da dança nos palcos do encontro, será toda voltada para esse sentido”, explica Alan.

Com essa seleção, o Expressar representa o país juntamente com outro grupo de Florianópolis (SC). “Ficamos sabendo do evento por meio de Nicolle Vieira, ex-aluna do Expressar e que hoje mora na França. Com isso, inscrevemos o trabalho do Alan e temos a grande satisfação de representar Sete Lagoas, Minas e todo o país nesse importante encontro de dança. Vamos ter a oportunidade de mostrar a nossa arte na vitrine do mundo”, afirma Jane Paulino, coreógrafa e diretora do Expressar, que também participará do evento.

Além das apresentações de dança de profissionais e grupos de todo o mundo, o Encontro Internacional de Dança de Poitiers contará com uma extensa programação de debates e workshops. “Não só vamos levar nossa arte para o exterior, como vamos trazer para Sete Lagoas muita novidade”, garante Jane. A apresentação de Alan Keller contará com o design de figurino e do objeto cênico do artista plástico sete-lagoano Demetrius Cotta.

SOBRE O TRABALHO

Com base em extensa pesquisa acadêmica, Alan Keller fará, em sua apresentação na Université de Poitiers, uma alusão à mariposa para tratar do preconceito ao homem que dança. “Através da performance, a experiência de uma mariposa, quero expressar de forma cênica o preconceito principalmente em cidades do interior do país. A alusão refere-se ao fato de que a mariposa sofre uma mutação para sair do seu casulo e se libertar daquele estado. Da mesma forma, os homens que optam pela dança como profissão, precisam se libertar do preconceito para conseguirem trilhar esse caminho. A mariposa possui hábitos noturnos, mas sempre busca a luz. Como o homem, que precisa lutar contra os esteriótipos estabelecidos por uma sociedade muitas vezes preconceituosa e até mesmo contra seu próprio preconceito para se iluminar nos palcos de dança”, explica o professor.

SOBRE ALAN

Alan Keller é formado em Educação Física e pós-graduado nas áreas de Gestão Pública, Marketing e Gestão cultural e Dança e Consciência Corporal. Começou a carreira como dançarino de banda. Com 21 anos, foi para o Expressar estudar dança. Em pouco tempo já era professor. O dançarino, professor e coreógrafo foi secretário de cultura de Paraopeba e hoje ocupa as cadeiras de professor do Expressar Dança e Pilates e a de Secretário Adjunto de Cultura da Prefeitura de Sete Lagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário