terça-feira, 14 de setembro de 2010

OMT faz diagnóstico do Circuito da Grutas

  






 
Pela primeira vez no país, missão internacional elabora planejamento estratégico para o turismo


Sete Lagoas recepciona, de 10 a 17 de setembro, quatro técnicos voluntários da Organização Mundial de Turismo (OMT). O grupo realizará o planejamento estratégico para a Rota das Grutas de Lund do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que inclui a Rei do Mato. O lançamento do programa na cidade ocorreu sexta-feira (10) no auditório do Senac.

O coordenador do programa de voluntariado da OMT, Luca Manocchi, e a equipe destinada para o município analisam pontos turísticos e conversam com a comunidade, empresários e representantes do poder público. Em janeiro, os resultados da expedição serão apresentados em um diagnóstico com as diretrizes a serem realizadas para tratar o setor de turismo regional com padrões internacionais.

Essa é a primeira vez que o Brasil recebe a missão internacional da OMT. O programa iniciou em 2006 na América Latina e os trabalhos realizados em Letícia, na Colômbia, e Chiapas, no México, foram bem sucedidos na estruturação turística, diz Manocchi. Na região de Sete Lagoas, o coordenador considera que não se pode pensar os atrativos de forma isolada. “Trabalharemos a experiência das grutas criando um sistema integrado que valorize o melhor de cada uma, seja na cultura, história ou características geológicas”, afirma.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eder Bolson, vê o momento como decisivo para o rumo de Sete Lagoas. “Os técnicos trarão uma visão do exterior sobre os nossos atrativos e a cidade terá todo o potencial para se tornar um polo de turismo de fato”. Ainda este ano, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Turismo pretendem desenvolver o Plano de Desenvolvimento Turístico, com ações e projetos de longo prazo para o setor..

Os especialistas visitam, até 28 de setembro, os demais atrativos do Vetor Norte da RMBH: Museu de Ciências Naturais da PUC, o Parque Estadual do Sumidouro e as grutas Maquiné e Lapinha. Para a superintendente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Jussara Rocha, o esforço para incrementar o turismo leva o desenvolvimento para outras áreas como meio ambiente e cultura. “O governo estadual quer promover a estruturação da governança, deixando um plano consistente para dar continuidade ao processo”, explica. Além do planejamento estratégico, as grutas recebem investimentos na estrutura física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário