terça-feira, 8 de fevereiro de 2011


Vereador Claudinei Dias acompanha apresentação da lei que substitui sacolas plásticas por ecológicas



O vereador Claudinei Dias (PT) participou, dia 03 de fevereiro, às 16 horas, na Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI), da reunião promovida pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) que apresentou a Lei 9.529 (regulamentada pelo Decreto 13.446), que dispõe sobre a substituição do uso de saco plástico de lixo e de sacola plástica por saco de lixo ecológico e sacola ecológica – com vigor em Belo Horizonte a partir do dia 28 de fevereiro. Representantes de entidades e diversos cidadãos sete-lagoanos estiveram presentes à reunião.

A gerente de projetos da AMIS Luana Rangel lembrou que a utilização de sacolas plásticas causa enorme impacto ambiental, devido a sua demora em dissolver, considerando que no Brasil até então, são descartadas 12 bilhões de sacolas plásticas ao ano. “Portanto, avaliamos que nosso desafio é transformar esse cenário, a partir do uso de alternativas menos impactantes para o meio ambiente: então, foi encontrada a possibilidade de uma sacola para substituir a de plástico, biodegradável feita de amido de milho, que se consome em 180 dias sem deixar nenhum resíduo sólido”, explica.

De acordo com Claudinei Dias o que chama a atenção é que alguns supermercados e padarias de Sete Lagoas já estão utilizando o método de sacolas ecológicas há dois anos ou mais. Ele parabeniza a iniciativa e afirma que tais experiências colaboram para um processo de reeducação. “Isso implica em uma mudança de cultura e hábito que traz um grande ganho para Sete Lagoas. É uma iniciativa muito importante que poderá suscitar outras experiências”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário