quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE PREPARA CAMPANHA PARA O CARNAVAL 2011
Para curtir o carnaval com saúde, se ligue nas dicas da Prefeitura de Sete Lagoas

“Prevenção e incentivo ao uso do preservativo em mulheres”, esse é o tema da campanha de prevenção DST/Aids para o Carnaval 2011. A Prefeitura de Sete Lagoas por meio da Secretaria de Saúde (SMS)/Programa Municipal DST/Aids em parceria com o Sindicato dos Bancários de BH e região e com o SESC/MG irá realizar, na próxima quarta-feira (02), de 11 às 15h, no Centro de Apoio ao Turista (CAT), um evento contra a Aids e a favor da vida.

EVENTO
Durante o evento, acontecerá o desfile do Bloco do Pirulito, distribuição de preservativos com a participação de Drag Queens, aferição de pressão arterial, cálculo de IMC, teste de glicemia e vacinação contra a febre amarela e hepatite. O público alvo definido pelo Governo do Estado para 2011 são as mulheres jovens, na faixa etária entre 15 e 24 anos.

Para o Secretário de Saúde e Gestor do SUS/SL, Jorge Corrêa Neto, a informação é uma valiosa arma no combate à doença e também ao preconceito. “Durante as datas comemorativas, aumentam os riscos à saúde em decorrência do abuso no consumo de álcool e o Carnaval não fica fora dessa. É importante orientarmos e conscientizarmos a população para a prevenção. Não existe sociedade feliz com exclusão, com preconceito”, completou Jorge.

PRESERVATIVOS
A enfermeira, coordenadora do Centro Viva Vida (CVV) e do Programa Municipal DST/AIDS, Júnia França, informou que o objetivo do evento é orientar a população quanto ao risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (DST), praticando sexo sem uso do preservativo. “A Prefeitura oferece gratuitamente em todas as unidades de saúde o preservativo masculino. Eles são encontrados mensalmente no CVV/SAE (Serviço de Atendimento Especializado), ESF’s (Estratégia de Saúde da Família), Centros de Saúde e Programa Roda Viva”, contou.

De acordo com dados do Programa Municipal DST/AIDS, em média são distribuídos 23 mil preservativos por mês para a população em geral e públicos específicos. “A maior parte da população e os adolescentes recebem em média 12 preservativos por atendimento. Já as pessoas de públicos específicos, como os profissionais do sexo, portadores de HIV/AIDS, caminhoneiros recebem de 15 a 40 preservativos por atendimento”, informou.

DADOS
No SAE, localizado no CVV, 777 pessoas são cadastradas com HIV positivo. O acompanhamento de todos os pacientes soropositivos é feito por três infectologistas e pela equipe multidisciplinar da unidade. “Temos assistente social, enfermeira, psicóloga, farmacêutica, técnicos de enfermagem e auxiliares de farmácia que foram treinados para realizarem esse atendimento”, destacou Júnia.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS
Pela segunda vez consecutiva, o “Bloco do Pirulito” estará em Sete Lagoas. Em sua 18ª edição, tem como slogan “Camisinha e Saúde, atitude para melhor viver”. O diretor de Cultura do Sindicato dos Bancários de BH e região, Jerry Adriane, destacou que o carnaval é um ótimo momento de conscientização. “Vamos aproveitar o momento de descontração que é o carnaval para tratarmos um assunto sério. É importante lembrarmos também que menos de 5% dos municípios mineiros oferecem assistência aos soropositivos e Sete Lagoas é um desses municípios”, lembrou Jerry.

SESC/MG
O SESC/MG também é um dos parceiros da Prefeitura na luta contra a AIDS. O monitor de recreação e esportes do SESC/MG, Dênis Roger de Castro, destacou que esse é o momento de junção das instituições públicas e privadas na luta contra a AIDS. “É um momento único de aliar todas as instituições em um único foco que é a conscientização da comunidade em prol de uma vida mais saudável e com menos preconceito”, contou o monitor.

DICAS PARA O CARNAVAL
O infectologista da SMS, Homero Campos Reis, deu dicas para os foliões que se preocupam com a saúde. “É importante beber com moderação, alternar álcool e água, procurar se alimentar com regularidade e qualidade, ingerir frutas, verduras, legumes e, de preferência, carnes brancas”, informou. Para o médico, a prevenção quanto a doenças também merece atenção. “Com uso da camisinha é possível evitar que o excesso de alegria leve os foliões a relações sexuais que causem gravidez indesejada ou à contaminação pelo vírus da AIDS e outras doenças”, reforçou Dr. Homero.

Júnia França, enfermeira, finaliza ressaltando a importância da testagem anônima anti- HIV, sífilis e hepatites para diagnóstico precoce, o que já é oferecido em todas as unidades básicas de saúde. Esse serviço não é oferecido apenas no carnaval, mas também frente a uma situação de risco como sexo sem proteção”, finalizou.

Preocupado com você e com o próximo, aproveite seu carnaval!

Natália Andrade – ASCOM Saúde - 21/02/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário