segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

NOVO LIRAa DIRECIONA AÇÕES CONTRA O MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE
Prefeitura de Sete Lagoas pede apoio da população

Com o objetivo de evitar uma epidemia de dengue em Sete Lagoas, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, intensificará as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e pede apoio de toda a população. O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) de 2011, atingiu 4,9%, acima do preconizado pelo Ministério da Saúde que é menor que 1%. Em janeiro de 2010, o índice foi de 5,7%.

Para o Secretário de Saúde, Jorge Corrêa Neto, esse novo resultado servirá para orientar o trabalho de combate ao mosquito. Uma das preocupações é com as condições climáticas, que contribui para o surgimento de focos do mosquito. “A Secretaria reforçou as ações de combate à dengue no período de férias. Os agentes de endemia visitaram as residências em busca de focos da dengue e orientando a população. Um dos problemas encontrados foi o número de residências fechadas que não puderam ser visitadas”, destacou.

Dados
Até 22 de janeiro de 2011, foram notificados 12 casos contra 71 no mesmo período em 2010. Os maiores criadouros foram encontrados em vasos e pratos de plantas, recipientes de degelo, bebedouros de animais, com 27,9%. Em seguida, o lixo e sucatas com 25,7%; tambores 18,2%; piscinas, calhas, lajes e ralos 11,9%, pneus 8,9%; buracos em árvore e bromélias 4,5% e caixas d'água que antes era um dos maiores criatórios, caiu para 3%. “Infelizmente cerca de 90% dos focos de larvas do mosquito estão dentro das residências. Ainda temos tempo hábil de reverter este processo para evitarmos uma epidemia, para isso fazemos um apelo à população para que nos ajude a combater a doença. Se a comunidade não se mobilizar, a dengue continuará presente em nossa cidade. É a união de esforços entre a Prefeitura e população”, ressaltou o secretário.

Ações
Já no inicio de 2011, a Prefeitura realizará por meio de seleção pública a contratação de novos agentes, passando de 150 para 180, como forma de intensificar os trabalhos e atender a todos as regiões de nossa cidade: “Além dessas contratações, faremos capacitação para os profissionais de saúde, de acordo com o Protocolo Municipal e para os farmacêuticos para que eles possam informar adequadamente às pessoas, as medidas de prevenção e como devem proceder no caso de suspeita de dengue, dentre várias outras ações que estão sendo planejadas para esse ano”, destacou a coordenadora, Lízia Dias.

Exames
O índice de casos com suspeita de dengue em janeiro gerou iniciativa emergencial por parte da secretaria municipal de Saúde, ou seja, um posto de coleta de sangue para os exames necessários do paciente com suspeita de dengue está sendo montado na região do bairro Nova Cidade. O posto funcionará no Pronto Atendimento Caio Lucius de Oliveira Silva Filho, no bairro Belo Vale. “Em caso de suspeita de dengue quanto mais rápido o atendimento ao paciente menor é a chance de complicação da doença, por isso já estamos providenciando um posto de coleta de sangue no PA Belo Vale, para melhor atender a população. Com isso teremos uma definição mais rápida e eficiente. A demora nos resultados não será mais um problema para nós da saúde,” afirma o secretário Jorge Corrêa.

Pacientes
Um dado levantado pela Secretaria de Saúde, é que muitos casos suspeitos de dengue diagnosticados em Sete Lagoas, são de pacientes de outros municípios. Para garantir números reais, a partir de agora, as unidades de saúde, deverão a partir da consulta feita, identificar a origem de cada paciente: “Já orientamos aos profissionais de saúde, que a partir de agora, todo atendimento relacionado à dengue, seja informado se o mesmo é de Sete Lagoas ou da região. Isso irá fazer com que tenhamos números reais da situação de casos suspeitos e confirmados de dengue em Sete Lagoas”, afirma o secretário.

Mutirão de Combate a Dengue
A exemplo do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando este ano o mutirão de limpeza que tem como objetivo diminuir o índice de focos do mosquito aedys aepypti em nossa cidade: “Realizaremos na praça do Cat JK um mutirão contra a dengue. Este ano iremos inovar, faremos mutirão também nos bairros onde foram registrados alto índice de focos do mosquito. Estamos nos preparando e em breve precisaremos do apoio de toda população para juntos combatermos a dengue em nosso município,” comenta Jorge Corrêa.

Bairros
No início de 2011, foram notificados casos suspeitos de dengue nos bairros: Alvorada, Santa Catarina, Esperança, Iporanga, Progresso, Santa Luzia, Santa Rosa, São João, com 1 caso. Cidade de Deus e Padre Teodoro com 2 casos. “Nesses bairros tem sido registrado alto índice do foco do mosquito da dengue e e breve estaremos nestes locais orientando aos moradores a necessidade de entrar nessa campanha e acabar de vez com o mosquito transmissor da dengue,” encerra Jorge Corrêa.

QG da Dengue
A coordenação municipal do controle da dengue foi reestruturada e está funcionando em novo endereço: Rua Plácido de Castro, 131 – Fundos – Centro - Disque Dengue 160. A Coordenadora é Lízia Dias Gonçalves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário