sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PREFEITURA DISCUTE ENSINO NAS ESCOLAS DO CAMPO

As escolas municipais do campo começam a definir os rumos do ensino para 2011. Em visitas a cada comunidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e o Conselho Municipal de Ensino (CME) apresentam propostas para criar um ambiente favorável ao aprendizado e valorização das diferenças. Educação em tempo integral, ampliação da oferta do sexto ao nono ano, mudança no horário de início das aulas e formato das futuras oficinas são os temas debatidos com pais de alunos e professores nas localidades. As reuniões, iniciadas em agosto, já aconteceram na Estiva e Silva Xavier. Na semana passada, foi a vez da Lontra.O secretário de Educação, Fernando Campos, analisa que, “nas escolas do campo, cada comunidade tem suas particularidades e elas precisam ser valorizadas. Em educação, não podemos tratar todos da mesma forma”. De acordo com a presidente do CME, Elisiane Batista, os encontros levam a noção de que os currículos das instituições municipais de ensino da zona rural devem ser diferentes, visando atender as demandas localizadas. “Não tem como tratar a escola rural como a urbana. A realidade é outra”, ressalta Elisiane.


MUDANÇAS PROPOSTAS
Para trazer mais segurança e rendimento durante as aulas, as comunidades escolares da zona rural decidem se abrem as escolas uma hora mais tarde, às 8h. “Existem alunos que acordam de madrugada para chegarem a tempo”, conta Elisiane.
Com o objetivo de evitar que crianças de 11 anos façam longos percursos para estudarem nas áreas centrais de Sete Lagoas, outra proposta planeja a implantação do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, além da Educação Infantil. “A intenção é que o menino não saia tão novo de perto da guarda dos pais”, diz a presidente do CME. Os conhecimentos e valores característicos das localidades também poderão fazer parte da grade curricular por meio das oficinas após as aulas, oferecendo a troca de vivências e experiências entre professores e alunos, em uma educação em tempo integral.


EDUCAÇÃO NO CAMPO
Essa nova forma de pensar a educação atenta à diversidade nas escolas municipais do campo é trabalhada pela Secretaria de Educação desde 2009, quando educadores de Sete Lagoas ingressaram na formação oferecida pelo Ministério da Educação para que conheçam e compartilhem a realidade da comunidade, permitindo a elaboração de aulas criativas e interativas apoiadas por materiais didáticos e pedagógicos diferenciados dos currículos das escolas dos centros urbanos. “O MEC quer mudar o paradigma de que a criança do campo não sabe nada”, explicou a técnica pedagógica da Secretaria Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/MEC, Sirlei Rocha, durante avaliação do desempenho do programa na cidade em março.

As próximas reuniões estão planejadas para a Lontrinha e Barreiro.

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