terça-feira, 15 de março de 2011
PREFEITURA PRORROGA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA NO CAT/JK
Moradores devem se imunizar contra a doença no posto volante que será novamente montado no CAT/JK e nas unidades de saúde
Você não tomou a vacina contra a Febre Amarela nos últimos dez anos? Então está na hora de se imunizar contra essa doença. A campanha de vacinação contra a Febre Amarela, lançada em fevereiro desse ano, continua até o dia 25 de fevereiro no Centro de Apoio ao Turista (CAT) e também nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Centros de Saúde. A mobilização comandada pela Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde (SMS) pretende conscientizar a população sobre a prevenção e evitar mortes causadas pela doença.
Para facilitar a vacinação, o CAT, no Centro, será novamente transformado em posto volante e continuará funcionando de 17 às 21 horas. “Queremos vacinar as pessoas que trabalham durante o dia e não conseguem ir até a unidade de saúde de referência”, explica a superintendente de Assistência à Saúde, Natália França. A vacinação no CAT terá início nesta terça-feira (15) e contará com uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e duas agentes de saúde.
ONDE ENCONTRAR A VACINA
Além do CAT/JK, a vacinação está acontecendo em todas as unidades de saúde da atenção primária. As unidades que possuem sala de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, de 8 às 16h. As unidades que não possuem estão realizando a vacinação com datas programadas, de 9 às 15h. A população pode procurar a unidade de saúde e se informar sobre a vacinação.
DADOS
Segundo Juliana Tiemi, coordenadora de imunização da SMS, desde o início de 2011 mais de três mil pessoas foram imunizadas contra a Febre Amarela. “O objetivo da Prefeitura/SMS é vacinar 100% da população que ainda não foi imunizada. Para isso, é necessário que as pessoas que ainda não tomaram a vacina procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou o CAT”, destacou Juliana. “É importante lembrar que a vacina contra febre amarela é gratuita e a primeira dose pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade e é necessário uma dose de reforço a cada 10 anos”, acrescentou.
A coordenadora lembrou que a última campanha contra febre amarela foi realizada em 1998 e que a maior parte da população que deveria ter tomado um reforço da vacina em 2008 está com essa vacinação atrasada. “Um fator grave e importante é que mais de 50% da população não está protegida contra essa doença que tem 50% de letalidade nos casos graves” finalizou Juliana.
PREVENÇÃO
A Secretaria de Saúde indica duas formas de evitar a Febre Amarela: vacinação e o combate às larvas e ao mosquito adulto, já que o transmissor da Febre Amarela é o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da Dengue. A recomendação é que todas as pessoas que não estão com o cartão de vacinação em dia procurem a unidade de saúde para se imunizar, além de não deixar água parada em recipientes como latas, embalagens, copos, tampas de refrigerante, pneus, vasos de plantas, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário