terça-feira, 1 de março de 2011

PAC Água conclui 50% de obra

Prefeitura e União trabalham para não faltar água. Em março, mais 14 ruas da cidade receberão tubos



As obras para modernizar o sistema de abastecimento de água de Sete Lagoas alcançam 50% de conclusão. Após instalar adutoras em quatro ruas e uma rodovia em fevereiro, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Água fará intervenções em mais 14 vias da cidade em março. A melhoria é a primeira etapa das ações da Prefeitura e União para que as torneiras das casas e empresas não fiquem secas.



O cronograma da construtora responsável pela execução do PAC Água, a Prefisan, aponta obras nas vias: Carmem Kilesse (bairro Iporanga); Catalão (na altura da Fazenda Grande e Vale das Palmeiras); prefeito Alberto Moura (Várzea e Mangabeiras); Geraldo Chamom (São Cristóvão); José Henriques, Olegário Caetano e rua 3 (Cristóvão II); Major Castanheira (Mucury); Piauí (Santa Marcelina); Randolfo Silva (Mangabeiras); Rui Barbosa e Jaraguá (Vila Ipê).



As adutoras são grandes tubos que levarão água de um poço artesiano ao outro. Para que sejam colocadas debaixo da terra, valas são abertas nas ruas e asfaltadas em seguida. Ao todo, serão 23,5 quilômetros de tubos colocados em Sete Lagoas que, juntamente, com os 13 novos reservatórios e 13 Estações de Tratamento de Água, formarão uma inédita rede interligada. A partir de 2012, esse sistema estará em funcionamento, normalizando o abastecimento nas regiões. O investimento do governo federal é de R$33,8 milhões com contrapartida da administração municipal.



Em fevereiro, foram instaladas adutoras nas ruas Juca Cândido (Jardim Santa Helena e Cambuí); Maria Luzia de Miranda (Morro São João); Equador (Santa Maria); professor Alberto Moura (São Sebastião); além da rodovia MG-424 (Esmeraldas II).



AVISO DE OBRA

Os moradores serão informados com uma semana de antecedência sobre as intervenções na porta de casa por meio de panfleto elaborado pela Secretaria de Cultura e Comunicação Social e distribuído pela Prefisan. O material explica que as operações nas ruas são do PAC Água, os motivos para a abertura das valas e a importância da modernização do novo sistema de abastecimento para a cidade.



Para orientação dos motoristas, 30 faixas estão afixadas nos locais das obras e placas sinalizadoras apontam os desvios no trânsito. Em caso de dúvidas, informações e reclamações, o cidadão deve ligar para a Central de Relacionamento da construtora responsável pela obra pelo telefone 3771-7147.



TRABALHO PARA NÃO FALTAR ÁGUA

O PAC Água é a primeira fase da modernização do sistema de abastecimento de Sete Lagoas. A segunda etapa é a captação do Rio das Velhas, a qual traz água para encher os reservatórios e poços locais através de 28 quilômetros de adutoras e da Estação de Tratamento de Água em Funilândia. O investimento estimado da Prefeitura, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, é de R$77 milhões.



Quando o PAC Água e a captação do Rio das Velhas forem finalizados, os sete-lagoanos não dependerão somente da água retirada do solo, tendo quase 60% da água captada no rio e 40% por via subterrânea.





Nenhum comentário:

Postar um comentário