terça-feira, 28 de junho de 2011

VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE É PRORROGADA EM SETE LAGOAS
Responsáveis pelas crianças têm até o dia 1º de julho para levarem os pequenos para se imunizarem contra a Poliomielite. Vacinação contra o Sarampo segue até o dia 22 de julho.

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite – também conhecida como Paralisia Infantil - foi prorrogada até o dia 1º de Julho em Sete Lagoas. O objetivo da Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde é imunizar 95% das crianças entre 0 meses à 4 anos 11 meses e 29 dias. A segunda etapa da campanha será realizada no dia 13 de agosto. O Dia Nacional de Vacinação contra a doença ocorreu no último sábado (18/06). Até o dia D, o índice atingido foi de 51,83%, ou seja, 7.117 crianças foram imunizadas.

ONDE VACINAR
Os pais devem levar as crianças que ainda não foram imunizadas às unidades de saúde. A vacina está disponível em todos os Centros de Saúde e Estratégia de Saúde da Família (ESF), que estarão abertos de 8 às 16h. As ESF que não possuem sala de vacina irão imunizar as crianças uma vez por semana, com data programada. A orientação aos pais é para que as crianças sejam vacinadas o mais rápido possível, para que fiquem protegidas contra a paralisia infantil.

O QUE É
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. As crianças devem continuar a receber a vacina porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

SARAMPO
A vacinação contra o Sarampo continua nas unidades com sala de vacina até o dia 22 de julho. A meta também é imunizar 95% das crianças de 1 ano à 6 anos 11 meses e 29 dias. Até o dia D da Campanha, que também aconteceu no último sábado (18/06), 7.245 pequenos haviam sido imunizados, ou seja, 43,15% das crianças já foram vacinadas contra o Sarampo.


Natália Andrade – ASCOM Saúde – 21/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário