quinta-feira, 30 de junho de 2011

Deputado Estadual Doutor Viana assume

Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da ALMG




Por unanimidade, o Deputado Estadual Doutor Viana foi eleito presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). Como o próprio nome diz, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, de acordo com a Resolução nº 5207/2002, auxilia o Presidente da ALMG ao zelar pela observância dos preceitos do decoro, da ordem e da disciplina no âmbito do Legislativo Estadual.

Doutor Viana foi empossado para o seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, resultado de um dedicado trabalho, fruto da dignidade e respeito aos seus 80.419 eleitores.

Até o momento, o deputado apresentou ou participou de mais de 500 proposições, entre projetos de lei, emendas à Constituição e requerimentos.

Doutor Viana também preside duas frentes parlamentares: a de Apoio à Indústria Mineral; Apoio à Silvicultura, é vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e vice-presidente da Frente Parlamentar do Comércio Varejista.

“Agradeço a Deus e a todos pela conquista, à qual procurarei fazer jus com dedicação e tenacidade, pois ela se justifica por meu amor ao povo não só de minha cidade como ao de todo este Estado, com sua tradição e seu histórico apego à república e à liberdade.” declarou Doutor Viana.



DÉCIMA QUARTA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR
VIGÉSIMO QUINTO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Sete Lagoas, 29 de Junho de 2.011.


Ocorrências de destaque registradas em Sete Lagoas e região


“SOU LEGAL, NÃO USO PIPA COM CEROL”

Policiais Militares do 25º BPM através do projeto social “Patrulha Escolar” estão realizando no mês de junho, previsto até 15 de julho de 2011, diversas palestras para as crianças e adolescentes das escolas públicas e particulares da cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais, alertando sobre o perigo do uso de cerol. No período das férias escolares uma das diversões que mais atraem o público infantil e juvenil é soltar Pipa. Infelizmente, ainda muitas pessoas acreditam que essa brincadeira só será completa com o uso de cerol. Por isso, a Polícia Militar desenvolveu essa proposta com o objetivo de alertar e responsabilizar a todos, especialmente o público mirim, para que o brincar seja exercido com alegria e segurança.
A Polícia Militar deseja às crianças e adolescentes, “Boas Férias!”, e alerta: solte pipa em local seguro, longe da rede elétrica, ou de qualquer outro lugar que ofereça risco a sua saúde ou a sua vida. E, principalmente, nunca passe cerol nas linhas. Linha boa é linha segura.



DOIS HOMENS QUE TRANSPORTAVAM DROGAS SÃO PRESOS EM SETE LAGOAS PELA PMMG

Na noite de terça-feira (28), por volta das 20h45min, uma guarnição do 25º Batalhão da Polícia Militar recebeu a informação de que um veículo Fiat/Uno, cor vermelha, estaria se deslocando em sentido à cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais, para cidade de Abaeté, Minas Gerais, com uma grande quantidade de drogas. Prontamente, a guarnição iniciou a operação de cerco/bloqueio conseguindo localizar o veículo na BR040 e interceptá-lo na Avenida Otávio Campelo Ribeiro, Eldorado. Durante a abordagem foi encontrado no veículo 01 saco plástico contendo 09 (nove) tabletes de maconha, pesando um total aproximado de 10 kg, 01 invólucro contendo material semelhante a resina de base para fabricação de crack e 02 (dois) aparelhos celulares. E.G.O., 35 anos, e M.J.P., 49 anos, foram presos em flagrante delito e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde também foram entregues todos os materiais apreendidos.


Assessoria de Comunicação Organizacional do 25º BPM
e-mail: 25bpm-p5@pmmg.mg.gov.br - Telefone: (31) 3027-3813

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Câmara Municipal aprova Anteprojeto que concede licença-maternidade para servidoras que adotam crianças


A Câmara Municipal de Sete Lagoas aprovou na vigésima Reunião Ordinária de 2011, realizada dia 21 de junho, o Anteprojeto de Lei Complementar 008/2011 (de autoria do vereador Claudinei Dias - PT), que modifica o art. 40 da Lei Complementar 079, de 09 de julho de 2003, que institui o Estatuto dos Servidores da Administração Pública, das Autarquias e das Fundações Públicas do Município de Sete Lagoas. De acordo com o vereador Claudinei Dias, o Anteprojeto de Lei Complementar 008/2011, faz um acréscimo à Lei Complementar 134, de 02 de junho de 2010, baseado no Anteprojeto de Lei Complementar 009/2009 (também de autoria de Claudinei Dias) – que amplia a licença-maternidade das servidoras públicas do município de Sete Lagoas: de 120 para 180 dias. O Art. 1º acrescenta ao artigo 40, no inciso VIII, a licença além da servidora gestante por ocasião do parto, à servidora por ocasião da adoção ou da guarda judicial para fins de adoção.


· As licenças concedidas aos servidores municipais somente serão consideradas como de efetivo exercício se previstas em Lei específica. O inciso VIII contempla a servidora gestante parturiente e não faz referência à servidora adotante e à guardiã. Pelo princípio da isonomia, os direitos concedidos à gestante por força de leis recentes devem ser estendidos também àquela que adota e/ou obtém a guarda. Desta forma, a proposição visa corrigir a lacuna do art. 40 adequando-a a Legislação Federal vigente.



· Para Claudinei Dias, o ganho desse Anteprojeto de Lei está no fato de também contemplar as mães que tornam-se mães a partir da adoção. “A Lei Complementar 134 não havia contemplado as servidoras que adotam, que a partir de Anteprojeto, também poderão serem beneficiadas”, finaliza.





José Geraldo Soares Barbosa - Comunicação/vereador Claudinei Dias

terça-feira, 28 de junho de 2011

DÉCIMA QUARTA REGIÃO DA POLICIA MILITAR DO 25º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Sete Lagoas, 28 de junho de 2.011.


Ocorrências de destaque registradas em Sete Lagoas e região

POLÍCIA MILITAR DE SETE LAGOAS PRENDE MOTOQUEIRO QUE REALIZAVA TRÁFICO DE DROGAS

Na noite de segunda-feira (27), por volta das 23h17min, uma guarnição do 25º Batalhão da Polícia Militar de Sete Lagoas deparou-se com D.S.C., 23 anos, conduzindo uma motocicleta Honda/XRE 300 de cor preta. Foi solicitado ao condutor que descesse do veículo, mas ele desobedeceu e tentou evadir do local em alta velocidade. Os policiais iniciaram o acompanhamento visual à motocicleta até a Praça 25 de Dezembro aonde o autor veio a perder a direção e se chocar contra um outro veículo Ford Fiesta que estava estacionado. O autor sofreu lesões leves e foi medicado no Hospital Municipal de Sete Lagoas. Durante a abordagem foi constatado que o autor era inabilitado, e com ele ainda foram encontrados: 01 (um) papelote de cocaína, uma pequena quantidade em dinheiro proveniente da venda da substância e 02 (dois) aparelhos celulares, sendo um destes utilizados para contato e comercialização de drogas. A motocicleta foi removida. O autor foi preso em delito flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado, junto com os materiais apreendidos.


Assessoria de Comunicação Organizacional do 25º BPM
e-mail: 25bpm-p5@pmmg.mg.gov.br - Telefone: (31) 3027-3813
VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE É PRORROGADA EM SETE LAGOAS
Responsáveis pelas crianças têm até o dia 1º de julho para levarem os pequenos para se imunizarem contra a Poliomielite. Vacinação contra o Sarampo segue até o dia 22 de julho.

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite – também conhecida como Paralisia Infantil - foi prorrogada até o dia 1º de Julho em Sete Lagoas. O objetivo da Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde é imunizar 95% das crianças entre 0 meses à 4 anos 11 meses e 29 dias. A segunda etapa da campanha será realizada no dia 13 de agosto. O Dia Nacional de Vacinação contra a doença ocorreu no último sábado (18/06). Até o dia D, o índice atingido foi de 51,83%, ou seja, 7.117 crianças foram imunizadas.

ONDE VACINAR
Os pais devem levar as crianças que ainda não foram imunizadas às unidades de saúde. A vacina está disponível em todos os Centros de Saúde e Estratégia de Saúde da Família (ESF), que estarão abertos de 8 às 16h. As ESF que não possuem sala de vacina irão imunizar as crianças uma vez por semana, com data programada. A orientação aos pais é para que as crianças sejam vacinadas o mais rápido possível, para que fiquem protegidas contra a paralisia infantil.

O QUE É
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. As crianças devem continuar a receber a vacina porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

SARAMPO
A vacinação contra o Sarampo continua nas unidades com sala de vacina até o dia 22 de julho. A meta também é imunizar 95% das crianças de 1 ano à 6 anos 11 meses e 29 dias. Até o dia D da Campanha, que também aconteceu no último sábado (18/06), 7.245 pequenos haviam sido imunizados, ou seja, 43,15% das crianças já foram vacinadas contra o Sarampo.


Natália Andrade – ASCOM Saúde – 21/06/2011

segunda-feira, 27 de junho de 2011

3º BBM / 3ª CIA BM
Release: Uso de Cerol

21/06 – O Cia de Bombeiros Militar de Sete Lagoas informa que, com as proximidades do período de férias colegial, percebe-se que algumas crianças já anteciparam a recreação, soltando pipas e papagaios; e que, de acordo com o Decreto 43582/2003 que regulamenta a Lei 14.349/2002 fica proibido o uso de cerol ou de qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas, de papagaios, de pandorgas e de semelhantes artefatos lúdicos, para recreação ou com finalidade publicitária, em todo o território do Estado de Minas Gerais. Cabe aos integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, com o apoio concorrente dos agentes de fiscalização municipal ou de guardas municipais, quando houver, zelar pelo fiel cumprimento do disposto neste artigo, mediante ações fiscalizadoras, administrativas e policiais. A infração é de natureza gravíssima, quando o uso do artefato com linha de cerol ocorrer, concorrentemente ou não, em áreas com trânsito intenso de pedestres e veículos, na vizinhança de escolas, hospitais, instalações públicas, redes expostas de eletricidade e de telecomunicações - multa de R$100,00 por cada conjunto de material apreendido que deverá ser incinerado, acrescentada de 100% a título de agravante; em caso de lesão, o infrator deverá ser preso, caso seja menor, identificar e qualificar seu responsável legal.

Dicas que podem evitar acidente com pipas e papagaios:
- Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos;
- Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos. Procure locais abertos como praças e parques;
- Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola;
- Não empine pipa em cima de lajes e telhados;
- Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas ou cerol (mistura de cola com caco de vidro);
- Também não faça pipas com papel laminado, o risco de choque elétrico é grande;
- Tome cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para trás, pode ter algum buraco ou pista;
- Atenção especial com as motociclistas e ciclistas, a linha pode ser perigosa para eles. Fique atento para que a linha não entre na frente deles;
- Se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus;
- Ao correr atrás das pipas, muito cuidado com o trânsito.
- Qualquer acidente chame o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

Quartel em Sete Lagoas, 21 de junho de 2011.


Josemar da C. Cardoso; 2º Sgt BM
“Aux. Comunicações 3ª Cia BM”

quarta-feira, 22 de junho de 2011

DÉCIMA QUARTA REGIÃO DA POLICIA MILITAR DO 25º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Sete Lagoas, 22 de junho de 2.011.


Ocorrências de destaque registradas em Sete Lagoas e região


POLÍCIA MILITAR RETIRA DE CIRCULAÇÃO SETE ARMAS DE FOGO EM JEQUITIBÁ

Na terça-feira (21), por volta das 08h20min, uma guarnição da Polícia Militar foi informada de que um morador da Zona Rural, em Jequitibá, teria em sua residência armas de fogo e munições. Deslocando-se para o referido

local o autor recebeu a guarnição e entregou espontaneamente 03 espingardas e materiais para carregar as armas (espoletas, pólvoras e chumbo). Durante a busca domiciliar os policiais perceberam que um dos cômodos da residência estava trancado, solicitando ao morador que abrisse o quarto. Este informou que não tinha as chaves, porém autorizou que a porta fosse forçada. No interior desse cômodo foram encontradas mais 02 espingardas polveiras; 01 garrucha Cal .380; 01 revólver Cal .32; que o autor alegou pertencer ao filho que reside na cidade de Sete Lagoas. As armas e as munições foram apreendidas e entregues na Delegacia de Polícia Civil. O filho do morador não foi localizado.











POLÍCIA MILITAR APREENDE MENOR QUE HAVIA ASSALTADO UM CAMINHÃO E RECUPERA OBJETOS ROUBADOS E ARMAS DE FOGO

Na terça-feira (21), por volta das 16hs16min, na Rua Rio Pombas, Quintas da Varginha, dois indivíduos armados assaltaram um caminhão Mercedes Benz da empresa Minas Gás que trabalhava no local e renderam o motorista e seus ajudantes, levando das vítimas aparelho celular, dinheiro e objetos pessoais, em seguida evadiram do local. Após acionado a central de atendimentos da Polícia Militar (190), guarnições do 25º BPM realizaram a operação de cerco/bloqueio conseguindo localizar um dos autores com base nas características informadas. Ao perceber a aproximação da viatura, o menor de 17 anos, jogou ao solo uma pequena bolsa que continha uma aliança, aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro. Foi realizada uma busca no domicílio do autor onde foi encontrado mais dinheiro, o aparelho celular que pertencia a uma das vítimas, um revólver calibre .38, uma pistola calibre .22. e diversas munições. O menor foi apreendido e conduzido juntamente aos materiais encontrados à Delegacia de Polícia Civil.



Assessoria de Comunicação Organizacional do 25º BPM
e-mail: 25bpm-p5@pmmg.mg.gov.br - Telefone: (31) 3027-3813

terça-feira, 21 de junho de 2011

ENCONTRO MEMORÁVEL


O Encontro das mulheres do PT foi um grande sucesso. Quase 100 participantes lotaram o plenário da Câmara Municipal num encontro organizado pela direção executiva do partido e militantes. Participaram da reunião duas parlamentares, Adriana Lara, vereadora de Vespasiano e Maria Tereza Lara, deputada estadual. Saudadas pelo presidente do PT, as mulheres e homens presentes puderam rever grande parte da história do partido na cidade que foi construída por mulheres. Maria Camilot fez um breve e emocionante relato de sua campanha como candidata a prefeita no ano de 1988. Maristela Assunção relatou com riqueza de detalhes sua luta pessoal e a luta do PT em sua candidatura a prefeita em 1996. Detalhe: as duas chapas, de 1988 e 1996 foram compostas só por mulheres, Maria Camilot e Elvandes (1988) e Maristela e Edna Dornelas (1996). Foram dois momentos de muita sabedoria e aprendizado. Finalizando o encontro, a deputada estadual Maria Tereza Lara falou sobre a participação da mulher na política e a reforma administrativa que está em discussão no Congresso. Ao final do encontro uma das organizadoras do evento, Glória Rodrigues, convocou as mulheres presentes para um próximo encontro ainda sem data marcada. Um outro convite foi feito a todos e todas presentes, a comemoração dos 30 anos do PT em Sete Lagoas, que irá acontecer no dia 11 de julho no mesmo local.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

DÉCIMA QUARTA REGIÃO DA POLICIA MILITAR DO 25º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Sete Lagoas, 17 de junho de 2.011.


Ocorrências de destaque registradas em Sete Lagoas e região


AUTORES DE ASSALTO A CASA LOTÉRICA NA CIDADE DE INHAÚMA SÃO PRESOS PELA POLÍCIA MILITAR

Na manhã de quinta-feira (16), por volta das 15h00min, policiais militares da cidade de Inhaúma receberam a informação que a casa lotérica situada à Rua Emílio de Vasconcelos, Centro estava sendo assaltada por dois indi


víduos armados de revólver. A guarnição da cidade repassou a informação a todas as unidades policiais militares do 25º Batalhão de Polícia Militar que implementou cerco policial nas saídas da cidade de Inhaúma, e em ato contínuo deslocou-se para a casa lotérica, porém ao chegarem ao local, os autores já haviam evadido em uma motocicleta de cor vermelha. No cerco policial montado na entrada da cidade de Cachoeira da Prata, os autores foram interceptados e reagiram atirando contra os policiais que revidaram à agressão. Os meliantes continuaram a fuga retornando na rodovia, porém perderam o controle da motocicleta e caíram ao solo, vindo o condutor, W.F.G., 21 anos, a sofre uma fratura na perna direita. Este foi preso, mas primeiramente encaminhado por uma unidade do Corpo de Bombeiros para o HPS de Sete Lagoas, onde ficou internado sob escolta policial. O outro autor, G.L.F., 21 anos, se escondeu em um matagal próximo, onde foi localizado e preso. Foi constado que havia um mandado de prisão da cidade de Itabira para G.L.F. pelo crime de homicídio. Com os autores foi localizados dois revolveres calibre .38 carregados com seis cartuchos, sendo que em ambas as armas havia dois cartuchos deflagrados; uma das armas estava com a numeração raspada e a outra trata-se de uma arma furtada. A motocicleta Honda CBX 300, vermelha, que foi apreendida, foi roubada no dia 15/06/2011 na cidade de Pedro Leopoldo. Foi recuperado aproximadamente R$1.990,00 do dinheiro roubado. Todos os materiais foram apreendidos e o autor encaminhado à Delegacia de Civil.



Assessoria de Comunicação Organizacional do 25º BPM
e-mail: 25bpm-p5@pmmg.mg.gov.br - Telefone: (31) 3027-3813

quinta-feira, 16 de junho de 2011

DÉCIMA QUARTA REGIÃO DA POLICIA MILITAR DO 25º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Sete Lagoas, 15 de junho de 2.011.


Ocorrências de destaque registradas em Sete Lagoas e região


AUTORES DE ASSALTO A JOALHERIA SÃO PRESOS PELA POLÍCIA MILITAR DE SETE LAGOAS

Na manha de quarta-feira (15), por volta das 09h25min, na Rua Teófilo Otoni, Centro, Sete Lagoas, três homens armados realizaram um assalto à joalheria. Os autores chegaram ao estabelecimento num veícu



lo Siena de cor azul escura; um ficou no veículo e os outros dois, de arma em punho, entraram na joalheria, renderam os funcionários e clientes e roubaram jóias, celulares, dinheiro, evadindo em seguida. A Polícia Militar foi acionada e imediatamente iniciou o rastreamento, instalou uma operação de cerco/bloqueio/interceptação nas vias de acesso a Sete Lagoas e também nas cidades vizinhas. Na barreira policial instalada na MG 238 na cidade de Cachoeira da Prata deparou com o veículo dos autores, que ao perceberem o bloqueio policial retornaram com sentido a Sete Lagoas, sendo acompanhados pelas guarnições. Novamente, foram interceptados por viaturas que deslocavam de Sete Lagoas para Cachoeira da Prata, eles perderam o controle da direção do veículo que se chocou contra uma cerca de arme às margens da rodovia. Os autores já desceram do veículo atirando contra os policiais que revidaram à agressão, vindo o autor F.S.C.A., 23 anos, a ser atingido e capturado; em seguida um segundo autor, H.A., 30 anos, foi capturado e com ele foi localizado uma pistola Calibre 9mm carregada com 15 (quinze) cartuchos; o terceiro evadiu e não mais foi localizado. F.S.C.A. foi atingido por três disparos, socorrido por uma guarnição do Corpo de Bombeiros e deu entrada no HPS Municipal de Sete Lagoas, contudo veio a falecer. Próximo ao corpo foi localizado um revólver calibre .38 carregado com seis cartucho, sendo dois deflagrados e quatro intactos. A perícia técnico – cientifica foi acionada e compareceu no local. Os materiais roubados foram recuperados, o veículo utilizado pelos autores foi apreendido. As armas, munições, objetos recuperados e o conduzido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, sendo ele autuado em flagrante delito.



Assessoria de Comunicação Organizacional do 25º BPM
e-mail: 25bpm-p5@pmmg.mg.gov.br - Telefone: (31) 3027-3813

quarta-feira, 15 de junho de 2011

DÉCIMA QUARTA REGIÃO DA POLICIA MILITAR DO 25º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Sete Lagoas, 14 de junho de 2.011.


Ocorrências de destaque registradas em Sete Lagoas e região


OPERAÇÃO DE CERCO/BLOQUEIO DA POLÍCIA MILITAR DE PARAOPEBA PRENDE ASSALTANTES E RECUPERA VEÍCULOS ROUBADOS

Na madrugada de hoje (14), por volta das 01h10min, a Central de Tele-Atendimento (190) da 168ª Cia de Polícia Militar em Paraopeba, Minas Gerais, recebeu uma ligação informando que 07 indivíduos estariam roubando os produtos de um veículo Mercedes Axor 1933 de cor amarela que presta serviço para os Correios e transferindo este material para um outro veículo Fiat Iveco Daily de cor branca. Próximo ao local um veículo VW Crossfox de cor preta, dava cobertura à ação criminosa. Guarnições da Polícia Militar se deslocaram para a ocorrência, onde foi localizado o caminhão do Sedex com as portas traseiras arrombadas, contudo os autores haviam evadido. A Polícia Militar imediatamente realizou a operação de cerco/bloqueio conseguindo rastrear o caminhão baú que empreendia fuga pela BR 040, sentido Belo Horizonte. Na altura da Gruta Rei do Mato o veículo Fiat Iveco Daily foi abordado por viaturas da Polícia Militar que faziam parte da operação, sendo realizada a prisão de R.F.A.S. de 20 anos e F.A.S.S. de 21 anos em flagrante delito, a recuperação do material roubado e a apreensão do veículo que, após consulta ao Sistema da Polícia Militar foi constatado que havia sido furtado/roubado anteriormente. Uma denúncia anônima à Central de Tele-Atendimento (190) auxiliou na localização do veículo VW Crossfox de cor Preta, abondonado próximo a Rua Cachoeira da Prata, em Sete Lagoas. Após consulta verificou-se que o mesmo também havia sido furtado/roubado. Os produtos roubados e os veículos envolvidos na ocorrência foram apreendidos e encaminhados juntamente com os autores presos à delegacia de Polícia Civil.


Assessoria de Comunicação Organizacional do 25º BPM
e-mail: 25bpm-p5@pmmg.mg.gov.br - Telefone: (31) 3027-3813

sexta-feira, 10 de junho de 2011

DÉCIMA QUARTA REGIÃO DA POLICIA MILITAR DO 25º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Sete Lagoas, 10 de junho de 2.011.


Ocorrências de destaque registradas em Sete Lagoas e região


POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, 236 ANOS,
“AO SEU LADO FORTALECENDO A CIDADANIA”

Nesta semana a Polícia Militar de Minas Gerais comemorou 236 de sua criação, cujas origens históricas remontam ao ano de 1775, da primeira fração de tropa paga destinada à atividade de segurança pública.

O 25º Batalhão





de Polícia Militar desenvolveu durante a semana atividades para comemorar esta importante data para a corporação e para a sociedade mineira.

Durante toda a semana, nas chamadas pré-turnos de serviço, foi servido aos policiais militares um coffe break e exibido vídeos motivacionais, uma maneira simples e singela de dizer aos bravos homens e mulheres que compõem a corporação o quanto são importantes para a Polícia Militar e, principalmente, para a construção de uma sociedade mais justa. Na quarta-feira (08) foi realizada uma blitz educativa no centro da cidade composta por policiais militares, guardas municipais e alunos da Escola Estadual Doutor Avelar, na qual foram distribuídos folhetos com dicas de segurança para o trânsito, residências e de como se proceder ao utilizar serviço bancários, principalmente quanto aos golpes de “saidinha de banco”. No dia 09, aniversário da corporação, foi realizada uma solenidade cívico militar no auditório do Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), que contou com a presença do Prefeito Municipal de Sete Lagoas, do Presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas dentre outras autoridades civis e militares representando diversos seguimentos da sociedade setelagoana. No dia 10, na sede do 25º BPM, foi realizada a entrega de uma viatura policial militar pela Associação Comunitária Jardim Arizona potencializando assim o rádio patrulhamento na cidade.

Neste momento histórico em que a sociedade brasileira busca consolidar e ampliar a garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos a Polícia Militar reafirma seu compromisso de estar “ao seu lado fortalecendo a cidadania”.


Assessoria de Comunicação Organizacional do 25º BPM
e-mail: 25bpm-p5@pmmg.mg.gov.br - Telefone: (31) 3027-3813

quarta-feira, 8 de junho de 2011

CENTRO VIVA VIDA IRÁ ATENDER GRAVIDEZ DE ALTO RISCO
A partir do próximo mês, gestantes com gravidez de alto risco irão realizar o tratamento na cidade, não precisando se deslocar para Belo Horizonte

Pela primeira vez na história da cidade está sendo implantado o tratamento para gravidez de alto risco em Sete Lagoas. Esse momento histórico que o município vive foi definido em uma reunião que aconteceu na última terça-feira (31/05) na Secretaria de Saúde. Até então, gestantes com esse quadro clínico eram encaminhadas para a capital mineira para realizarem o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir do próximo mês, a realidade será outra em Sete Lagoas. A Prefeitura via Secretaria de Saúde equipou e preparou o Centro Viva Vida (CVV) para receber e realizar o tratamento qualificado para as gestantes que apresentam gravidez de alto risco.

O Secretário de Saúde e Gestor do SUS/SL, Jorge Corrêa Neto, informou que no próximo mês as gestantes com gravidez de alto risco irão realizar o tratamento na cidade, não precisando mais se deslocar até Belo Horizonte. “Vamos assegurar, em Sete Lagoas, uma assistência médica mais eficaz para a saúde da mulher e do bebê. A atenção precoce reduz a probabilidade de que a gestante e o bebê adoeça ou morra”, garantiu Jorge ao afirmar que CVV está equipado e preparado para oferecer um atendimento qualificado às gestantes. “A infra-estrutura do CVV já está toda preparada. Estamos definindo o corpo clínico para começarmos o atendimento na cidade”, finalizou.

PROCEDIMENTO
Segundo a enfermeira Jéssica Amaral, quando a mulher descobrir que está grávida, primeiramente ela deve procurar sua unidade de saúde de referência para realizar o pré-natal. “O clínico generalista irá realizar o pré-natal de risco habitual. Caso constatado algum anormalidade, a paciente é encaminhada ao Centro de Saúde para o tratamento com ginecologista obstetra. Comprovada a gravidez de alto risco, o médico irá encaminhá-la para o CVV que será a referência da cidade para o tratamento de gravidez de alto risco”, esclareceu.

O QUE É
Jéssica explica que uma gravidez de alto risco é aquela em que o risco de doença ou de morte é maior do que o habitual, tanto para a mãe quanto para o bebê. “Para identificar uma gravidez de alto risco, examina-se a mulher grávida para determinar se apresenta condições ou características que a exponham, a ela ou ao feto, à possibilidade de adoecer ou morrer durante a gravidez, denominando assim os fatores de risco”, esclareceu a enfermeira.

Ainda segundo a enfermeira, alguns fatores de risco estão presentes antes de a mulher engravidar, enquanto outros se desenvolvem durante a gravidez. “A causa mais freqüente de ingresso das gestantes para o CVV poderá ser a aparição de alguma patologia grave durante a gravidez, como diabetes gestacional, hipertensão, cardiopatia; idade materna inferior a 14 ou superior a 35 anos; dependência de drogas lícitas ou ilícitas dentre vários outros fatores”, contou Jéssica.

Em Sete Lagoas, a maternidade Odete Valadares atende pelo SUS e conta com serviço obstétrico e uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal para o recém-nascido e UTI para a mãe.

Natália Andrade – ASCOM Saúde – 06/06/2011