terça-feira, 30 de novembro de 2010

DUAS CHAPAS CONCORREM Á ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA





A Câmara Municipal de Sete Lagoas vai realizar na noite desta terça-feira, 30, a partir das 18h, Reunião Extraordinária no Plenário Deputado Wilson Tanure para eleição da Mesa Diretora que vai administrar a Casa Legislativa durante o Biênio 2011-2012. Duas chapas concorrem ao pleito, são elas:



Chapa (sem denominação):



Presidente: Toninho Rogério (PMDB)

1º Vice-presidente: Claudinei Dias (PT)

2º Vice-presidente: Dalton Andrade (PT)

1º Secretário: Renato Gomes (PV)

2º Secretário: João Pena (PMDB)



Chapa Força:



Presidente: Dr. Caio Dutra (PMDB)

1º Vice-presidente: Dr. Euro Andrade (PP)

2º Vice-presidente: Milton Saraiva (PP)

1º Secretário: Marcelo Cooperseltta (PMN)

2º Secretário: Duílio de Castro (PMN)



O prazo para protocolo de chapas se encerrou ontem, às 18h. Importante ressaltar que para ser eleita, uma chapa necessita de no mínimo sete votos, sendo assim, matematicamente falando, a decisão está nas mãos dos três vereadores que não concorrem a nenhum cargo em ambas as chapas, são eles: Gilberto Doceiro (PMDB), Reginado Tristeza (PSOL) e Dr. Celso Paiva (PT).



Fonte: Secretaria Especial de Comunicação da Câmara

ACI sedia reunião sobre Agenda ESportiva





A Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI) será palco, na quinta-feira (02/12), às 9h, de mais uma reunião para formatação da Agenda Esportiva ACI 2011.



A empresa MACIEL Consultoria, parceira da ACI na formatação da agenda, está finalizando os contatos com as empresas que destinarão os recursos que viabilizarão os campeonatos esportivos do próximo ano.



Já foram aprovadas pela FAPED (Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento), outra parceira da ACI, as seguintes propostas para a Agenda Esportiva ACI 2011:



* 1ª Copa Circuito das Grutas do Cavalo Quarto de Milha

* 1º Engenho Cup Brasil

* 1º Festival de Balonismo de Sete Lagoas

* 1º Sete Lagoas Júnior Cup de Tênis

* 2º Encontro OFFROAD de Sete Lagoas

* Sete Lagoas Open de Parapente



Na reunião do dia 2, esportistas e organizadores discutirão o nivelamento do processo de captação de recursos; a formalização contratual dos proponentes com a FAPED e a MACIEL Consultoria; e será apresentada a estratégia de marketing institucional da AGENDA ESPORTIVA ACI 2011.

DÉCIMA QUARTA REGIÃO DA POLICIA MILITAR DO 25º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

PM prende traficantes no Bairro São Jorge



Na madrugada de sábado (27), policiais do 25° Batalhão de Polícia Militar realizavam patrulhamento pelas ruas do Bairro São Jorge, e por volta das 03h00min deparam com um homem saindo de uma residência, local este já conhecido como ponto de tráfico de drogas (inclusive em data pretérita, a Polícia Militar recebeu denúncia anônima, via 181, do cometimento do delito no local). O homem ao perceber a presença da viatura tentou fugir para o interior da residência, contudo foi abordado pelos militares, que ao efetuar busca pessoal encontraram com o homem de 32 anos de idade, uma pedra de crack. Diante dos fatos, os policiais entraram na residência e abordaram G.H.M.S. de 24 anos e sua amasia J.T.A. de 25 anos, residentes do imóvel. Foi procedida busca domiciliar sendo localizado pelos militares 1 (uma) balança de precisão, 39 (trinta e nove) pedras de crack, um embrulho contento aproximadamente 100 gramas de cocaína, materiais utilizados para embalar drogas, 12 (doze) aparelhos celulares, R$1208,54 em dinheiro e ainda um revólver calibre .38. Diante do exposto os autores foram presos e conduzidos para Delegacia de Polícia Civil juntamente com os produtos apreendidos. Os autores foram autuados em flagrante.












Horários de funcionamento



De segunda a quinta de 8h às 19h; sexta de 12h às 22h; sábado de 8h às 13h e de 17h às 22h. Nas duas semanas que antecedem o natal a loja irá funcionar em horário especial, de 12h às 22h todos os dias.

Olha o Cantinho do Artesanato da Prefeitiura

Que tal presentear a família e os amigos ou mesmo enfeitar a casa com os artesanatos produzidos no Centro Regional de Artes Maria dos Anjos Macedo - Cramam? A nova loja Cantinho do Artesanato, situada à Praça Dom Carlos Carmelo Motta (Pça. da Feirinha), é uma parceria do Cramam com a Seltur e oferece produtos da cidade, feitos por pessoas que tiveram a oportunidade de encontrar uma nova renda por meio dos cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura. “Além de adquirir um artesanato da mais alta qualidade em acabamento e bom gosto, as pessoas irão contribuir para que o Cramam continue crescendo”, sugere a diretora do centro, Carla Dufles.

O Cantinho do Artesanato conta com trabalhos de patchwork, cerâmica, madeira, MDF e biscuit. Para a inauguração, os alunos prepararam materiais com o tema natalino, mas há artesanatos com diversos temas.

Horários de funcionamento



De segunda a quinta de 8h às 19h; sexta de 12h às 22h; sábado de 8h às 13h e de 17h às 22h. Nas duas semanas que antecedem o natal a loja irá funcionar em horário especial, de 12h às 22h todos os dias.




Comissão de Sindicância detectou legalidade no contrato entre a Prefeitura e a Viasolo





Em virtude da aprovação do Requerimento nº 277/2010, apresentado pelo vereador Claudinei Dias (PT), a Câmara Municipal instaurou no dia 02/06, Comissão de Sindicância para apurar os motivos que levaram a Prefeitura Municipal a renovar contrato com a Empresa Viasolo Engenharia Ambiental S/A – limpeza urbana – após o período estabelecido como limite legal. Composta pelos vereadores Dr. Euro Andrade (PP) – presidente –, Renato Gomes (PV) – relator – e Dr. Caio Dutra (PMDB) – membro –, a Comissão apresentou relatório conclusivo dos trabalhos durante Sessão Plenária realizada em 23 de novembro.

De acordo com o documento, que foi aprovado pelos edis em Plenário, para iniciar os trabalhos a Comissão requereu, juntos aos setores competentes do Poder Executivo, cópia dos seguintes documentos: processos licitatórios realizados nos anos de 2009 e 2010 referentes aos últimos contratos assinados entre o Município e a Viasolo; Decretos de Emergência que serviram como justificativa para a realização dos processos licitatórios mediante dispensa de licitação; pareceres jurídicos opinando favoravelmente para publicação dos Decretos de Emergência; Certidão Negativa do INSS da empresa contratada; lista dos funcionários da Viasolo com suas respectivas funções; e cópia das decisões proferidas pelo Tribunal de Contas do Estado suspendendo a licitação para contratação de empresa responsável pela coleta do lixo no Município.

Após detida análise dos documentos acima elencados, a Comissão de Sindicância fez alguns apontamentos. Segundo o Relatório Conclusivo, em maio de 2007 o Consultor de Licitações e Compras da Prefeitura determinou abertura do Processo Licitatório nº 118, modalidade Concorrência Pública, para a contratação de empresa especializada em execução de serviços de limpeza pública. Entretanto, através do Ofício nº 12.260/2007, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG) determinou que a Administração Municipal se abstivesse da abertura dos envelopes, o que fez com que a Comissão Especial de Licitação (CEL) da Prefeitura suspendesse o Processo Licitatório até que se obtivesse decisão pelo TCE/MG.

Somente em 18 de maio de 2010 o TCE se pronunciou a respeito, publicando no Diário Minas Gerais decisão determinando que a Prefeitura de Sete Lagoas se abstivesse definitivamente de concretizar a contratação pretendida, na forma do edital impugnado. Estabelecendo ainda que, por ocasião da repetição do procedimento licitatório fossem afastadas as exigências indevidas e fundamentadas tecnicamente, de forma clara e consistente, aquelas restritivas que devem ser somente as indispensáveis à comprovação da capacidade de execução do objeto contratual.

Em virtude da suspensão da licitação pelo TCE, não havendo previsão de julgamento e a impossibilidade de aditar o contrato vigente com a empresa prestadora dos serviços, a Comissão fundamentou que o Chefe do Poder Executivo agiu corretamente ao editar Decreto dispondo sobre a Declaração de Emergência, dando ao caso em comento a urgência que a contratação dos serviços requer. “Os serviços de limpeza pública e coleta de lixo são, inquestionavelmente, considerados essenciais ao Município. A paralisação desses serviços colocaria o Município em um verdadeiro caos, causando, assim, enorme prejuízo à saúde da população”, sustentou. Para a Comissão ficou comprovada a emergência e caracterizada a urgência na contratação de empresa para execução dos serviços, “até que se conclua o devido procedimento licitatório”, destacou.

Da mesma forma que o Procurador do Município mencionou em seu parecer, a Comissão afirmou acreditar que a escolha da Viasolo se deu em razão da empresa já estar prestando os serviços de limpeza urbana no Município, antes mesmo da suspensão do Processo Licitatório em 2007. “A empresa tem toda a estrutura mobilizada neste Município. Talvez sua substituição traria transtornos na prestação dos serviços, haja vista que estamos diante de uma contratação provisória”, disse. Diante de todos os argumentos expostos, a Comissão concluiu que não há ilegalidades nas contratações da mencionada empresa para prestar os serviços de limpeza urbana no Município, uma vez que elas foram realizadas em conformidade com a Lei Federal nº 8.666/93.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

chega nas escolas brinquedos pedagógicos





Crianças recebem material escolar com festa na Teixeira da Costa e Stella de Figueiredo



O aprendizado passa a ser mais divertido nas escolas municipais de Sete Lagoas. Na sexta-feira (26), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a entrega de kits com brinquedos pedagógicos nas unidades públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para os alunos das escolas professor Teixeira da Costa, no bairro Tamanduá, e Stella de Figueiredo, Várzea, a manhã foi festa com a visita especial do secretário de Educação, Fernando Campos, e do recreador infantil Bruno Policarpo.



Entre as boas risadas, a estudante Laila Fonseca, 10 anos, já tem a lição predileta: “gostei da história da bruxa na hora que ela tirou as cores das pessoas”. O conto narrado pelo recreador apresenta um mundo encantado onde cada ser tem uma cor e um dom até que uma bruxa aparece. “As coisas ruins no mundo real fazem a criança perder o brilho. O que a faz voltar a sonhar é a escola, o estudo e o convívio com os amigos”, ilustra Policarpo, ao estimular a percepção dos talentos entre a garotada. “A arte de contar histórias leva a criança a imaginar”, explica o recreador.



Divididos para as diferentes faixas etárias, os jogos de matemática, letras e coordenação motora fizeram sucesso. “Muitas crianças que irão estudar nessa escola aprenderão mais”, diz a aluna Laila. Na opinião da diretora da E.M. Stella de Figueiredo, os brinquedos serão úteis no dia a dia da instituição de ensino. “As crianças aprendem brincando”, considera. A visão é compartilhada pela diretora da escola municipal professor Teixeira da Costa, Adriana Medeiros, que analisa os jogos como essenciais para um ensino melhor.



O secretário Campos lembra que a última aquisição de kits lúdicos para as escolas foi há cinco anos e esse tempo criou uma defasagem no ensino, a qual foi corrigida. “O brinquedo pedagógico auxilia no aprendizado da criança de uma forma que encanta”, afirma.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CIDADE É PRESENTEADA COM 45 VEÍCULOS NOVOS.

Cidade é presenteada com 45 veículos novos




Frota 0 km da Prefeitura é apresentada na festa de 143 anos da cidade. “Em 2011, vamos buscar um novo tempo, onde também resgataremos o espírito de amor e carinho”, discursou Maroca na Lagoa Paulino



Sete Lagoas comemora 143 anos e a Prefeitura presenteia a cidade com 45 novos veículos, que desfilaram na orla da Lagoa Paulino na tarde do dia 24. Ao todo são 62 automóveis adquiridos em toda a administração pública voltada para atender a população. A frota foi apresentada pelo prefeito Mário Márcio Maroca, seguindo em carreata pelos bairros no dia do aniversário da cidade. O clima era de comemoração entre os secretários municipais, vereadores, servidores públicos, crianças e cidadãos presentes.
Em discurso, o prefeito lembrou que o município cresce economicamente e o trabalho da administração é garantir a distribuição de renda para todos. “Nosso compromisso é transformar esse crescimento em qualidade de vida”, acrescentou. Maroca valorizou o trabalho dos líderes do passado que contribuíram para tornar Sete Lagoas na cidade que é hoje e antecipou que o próximo ano será de conquistas e mais fraternidade. “Em 2011, vamos buscar um novo tempo, onde também resgataremos o espírito de amor e carinho em nossa cidade”.


Na próxima semana, o chefe do executivo deve ir ao governo estadual para assinar convênio que autoriza a construção do novo distrito industrial de fornecedores do setor automotivo. “A instalação de nove empresas já está confirmada”, assegurou.



NOVA FROTA



A administração municipal adquiriu dez motos; três ambulâncias para atendimento municipal e outras duas para o SAMU; sete vans para transporte escolar (mais duas estão em processo de licitação); três picapes para o combate à dengue; uma picape e uma van para o Centro de Zoonoses; um carro popular para a Guarda Municipal, um para a Secretaria de Educação, um para Secretaria de Esportes, um para o setor de fiscalização da Secretaria de Planejamento; três para trabalho interno; um automóvel sedã; um caminhão para a Saúde; um caminhão, trator e mini-trator para a agricultura familiar; seis caminhões, sendo um deles equipado com retroescavadeira; um carro popular, três triciclos e sete motos para serviços do Saae; uma van para a Saúde Mental; 2 vans para o projeto Governo Itinerante.




DÉCIMA QUARTA REGIÃO DA POLICIA MILITAR DO 25º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Sete Lagoas, 25 de novembro de 2010.
Ocorrências de destaque registradas em Sete Lagoas.
Polícia Militar prende traficante com arma e drogas

Na noite ontem (24), guarnições do 25° Batalhão de Polícia Militar realizavam patrulhamento pelo Bairro São José e por volta das 23h50min, abordaram o transeunte Thiago César de Abreu – 22 anos de idade, individuo que apresentava características semelhantes a do autor do roubo a mão armada ocorrido em uma casa lotérica, localizada na Avenida Raquel Teixeira Viana, no dia 19 deste mês. Durante a abordagem foi encontrado com o rapaz, as chaves e o CRLV de uma motocicleta Yamaha YBR, de cor preta, características semelhantes a da motocicleta utilizada no roubo. Em continuidade as diligências, foram efetuadas busca na residência de Thiago, onde foram localizados pelos policiais militares, um revólver calibre .32 carregado com quatro cartuchos intactos e um deflagrado, um tablete prensado de maconha, 133 pedras de crack embaladas e prontas para serem comercializadas, uma porção de pequenas pedras de crack para serem embaladas, duas pedras de crack grande. Conforme declarações de um adolescente de 16 anos, apreendido no dia 24/11, também por trafico de drogas, ele confirmou que juntamente com o autor Thiago realizaram o assalto na casa lotérica e a ação foi realizada com uma motocicleta YBR de cor preta. A motocicleta não foi localizada. O autor e todo material apreendido foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil, sendo ele autuado em flagrante delito.

SERPAF APRESENTA IV MOSTRA DE ARTES CÊNICAS

O Serviço de Promoção ao Menor e à Família – SERPAF convida para sua IV Mostra de Artes Cênicas que acontecerá entre os dias 01 e 05 de dezembro, no Clube SESI (Rua Maringá, n° 210 - Bairro Aeroporto). Os espetáculos que serão apresentados abordam temas sociais como violência sexual, política e cultura e são o resultado das aulas de teatro oferecidas às crianças e aos adolescentes do Serpaf.
As apresentações, de acordo com a diretora do Serpaf, Adriane Penna, têm como objetivo promover a integração comunitária através das artes e do fomento à cultura. “É uma oportunidade que os nossos jovens têm de conviver e apresentar o que aprenderam ao longo do ano”, afirma ela. Os ingressos podem ser adquiridos no SERPAF com os educadores Paulinho, Vanuza e Silvana e na entrada serão cobrados alimentos não perecíveis específicos para cada dia - como segue na lista abaixo. A direção das peças é de Paulinho do Boi com co-direção de Silvana Bueri e coordenação geral de Vanuza Fonseca. Os figurinos são de Silvia de Paula e o cenário ficou por conta dos educandos da oficina de teatro avançada. A iniciativa tem o apoio da SELTUR.

AGENDA DA IV MOSTRA DE ARTES CÊNICAS DO SERPAF



· Dia 01/12 Quarta-feira às 20h - “Maria na terra da hipocrisia”. A peça remonta o cenário de violência, por abuso sexual, cometida por autoridades a uma inocente e pobre menina. Cenas fortes que nos deixam um questionamento. Onde Maria vai procurar ajuda?

*Indicada para maiores de 11 anos.

Entrada: um leite de caixinha
· DIA 02/12 Quinta-feira às 20h - Você tem consciência política? Você sabe quanto um político custa para o seu bolso? Então assista à peça “Zé Brasil, Zé Den D’Água e o Político Ladrão”.

Entrada: um pacote de chocolate em pó



· Dia 03/12 Sexta-feira às 20h - A peça “O Fim de Todos e a Barca dos aflitos” Retrata o conflito entre as virtudes e a fraqueza do homem diante da morte.

Entrada: uma lata de óleo de cozinha



· Dia 04/12 Sábado às 16h - “Auto do Boi da Manta”, cujo enredo faz uma reflexão sobre o milagre da ressurreição de maneira lúdica e alegre.

*Categoria infantil

Entrada: 1 kg de arroz



· Dia 05/12 Domingo às 16h - “O Natal Existe?” Um conto natalino que traz a aparição de um anjo no pensamento natalino de um pobre.

Entrada: 1Kg de acucar

1º de Dezembro Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Prefeitura de Sete Lagoas na luta contra o preconceito



Primeiro de Dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde irá realizar uma mobilização com distribuição de materiais educativos, informativos e preservativos nas unidades de saúde, além de uma apresentação da Companhia de Teatro Condelon, com a peça “Balada”. O tema da campanha desse ano é o preconceito, com o slogan “Somos Iguais. Preconceito não“. A ação vai de encontro ao senso comum que predomina na população brasileira e desfaz mitos.



PRECONCEITO

Muitas pessoas que vivem com HIV/AIDS sentem-se agredidas por mensagens na televisão, revistas e campanhas. É importante lembrar que o papel da sociedade em geral é estar atenta aos riscos e, principalmente, bem informada sobre os meios de prevenção da doença e nunca rejeitar o convívio (íntimo e social) com os portadores do vírus da AIDS.



Por ano, são registrados cerca de oito mil casos de Aids em jovens de 13 a 29 anos. “Embora sejam portadores do vírus HIV, têm também vida e muitos desafios pela frente. Conseguir um trabalho, manter os laços de amizade com os familiares e amigos e serem enxergados como qualquer jovem e não como diferentes, são alguns desafios”, destacou a enfermeira, coordenadora do Centro Viva Vida (CVV) e do Programa Municipal DST/AIDS, Júnia França.



CASOS REGISTRADOS

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde o surgimento da epidemia, na década de 1980, cerca de 25 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença. Atualmente, um grande número de pessoas vive por mais tempo com a doença em razão da disponibilização de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo dados recentes do Ministério da Saúde (MS), cerca de 180 mil pessoas recebem o tratamento de AIDS fornecido pela entidade e distribuído na rede pública. Estima-se que 600 mil pessoas no Brasil vivem com o HIV ou já tenham desenvolvido a doença.



Em Sete Lagoas, esse número também é alto. No Serviço de Atendimento Especializado (SAE) localizado no CVV, 777 pessoas são cadastradas com HIV positivo. O acompanhamento de todos os pacientes soropositivos é feito por três infectologistas do SAE e pela equipe multidisciplinar da unidade. “Temos assistente social, enfermeira, psicóloga, farmacêutica, técnicos de enfermagem e auxiliares de farmácia que foram treinados para realizarem esse atendimento”, contou a coordenadora.



TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO

De acordo com Júnia, a melhor forma na luta contra a AIDS é a prevenção. “ É muito importante o fortalecimento das ações de prevenção contra a AIDS”. A enfermeira ressaltou também a importância do teste para as pessoas que passaram por uma situação de risco. “A AIDS é transmitida através do contato sexual, da transfusão de sangue contaminado, da mãe para o bebê durante a gravidez ou na amamentação e ainda pela reutilização de seringas e agulhas entre os usuários de drogas injetáveis”, disse Júnia.



Como não há cura para a AIDS, seu combate deve ser feito através de medidas preventivas. “O uso de preservativos (camisinhas), controle de qualidade do sangue usado em transfusões e o emprego de seringas e agulhas descartáveis são algumas formas de prevenção contra a doença”, finalizou.



TRATAMENTO

A assistente social do CVV, Karla Guimarães, ressaltou a importância da continuidade e seriedade no tratamento das pessoas portadoras do vírus da AIDS. “O comparecimento periódico de uma pessoa portadora do HIV na unidade de saúde para realização dos exames de rotina, possibilita a precisão sobre o início do tratamento com os antirretrovirais ou sua eventual modificação”, disse.



CIA CONDELON

A peça “Balada” que será apresentada em Sete Lagoas discute o comportamento conflitante do jovem de hoje com a ética e a saúde, em seus momentos de lazer durante “baladas” em boates e festas raves. O objetivo da peça é fazer um alerta quanto à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, sobretudo a aids, e aos riscos ocasionados pelo uso de drogas e alucinógenos.



A Companhia de Teatro Condelon centra sua dramaturgia na provocação de situações do homem no cotidiano social, familiar e humano. É composta atualmente por 29 atores e 5 técnicos. A Cia apresenta-se em teatros, praças, parques e também dentro das escolas em espaços alternativos como quadras, galpões, pátios e auditórios. A jovialidade e a originalidade são fortes características do grupo.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Entrevista exvlusiva com a Empresária do Ano.




A empresária Rosani Lopes (da empresa Búfalo Ferramentas) recebeu no dia 19 de novembro o prêmio Mérito Empresarial 2010, oferecido pela Federaminas.



Rosani Lopes foi indicada pela ACI (Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas) como Empresária do Ano para receber o prêmio na capital mineira.



Em entrevista exclusiva para a agência de publicidade e propaganda ANC Comunicação, Eventos & Negócios, que presta assessoria de comunicação à ACI, Rosani Lopes relembra a emoção em ser premiada com o Mérito Empresarial.







Como você recebeu a indicação da ACI ao prêmio MÉRITO EMPRESARIAL 2010?



Foi uma surpresa agradável e que recebi com muita honra, porque integro a diretoria da ACI há muitos anos e sei que a missão de escolher o Empresário do Ano é sempre feita com grande responsabilidade e imparcialidade.



O perfil do empresário escolhido, bem como sua atuação ativa na sociedade, são fatores preponderantes. Divido esta alegria com meus pais, pelos quais tenho imensa admiração, com meu marido, meus filhos, meus irmãos e toda a equipe da Búfalo Ferramentas, pois sem eles nada disso estaria acontecendo.







Esta premiação é um reconhecimento ao seu trabalho frente à empresa?



Acredito que sim. Quando fazemos com amor e paixão nossas tarefas empresariais, contaminamos tudo e todos que estão a nossa volta, as pessoas compram nossas idéias e tudo fica mais fácil.



Afinal, para ser empresário neste país altamente tributarista precisamos mesmo ser corajosos, criativos, motivados e capazes de enfrentar todos os desafios inerentes à administração de uma empresa. Isso acaba trazendo visibilidade porque envolve muitas pessoas, interna e externamente. Participo de conselhos municipais, como voluntária, nos assuntos de segurança pública, emprego e renda; além de outros trabalhos que visam ao bem da coletividade, porque acho que, assim, estou cumprindo meu papel de cidadã.







Quanto tempo de atuação no mercado tem a Búfalo Ferramentas?



Nossa empresa está no mercado há 32 anos. Estamos sempre nos adaptando e acompanhando as novas tecnologias para atender cada vez melhor nossos clientes em todo o Brasil.







De que forma esse prêmio pode catalisar ainda mais o desenvolvimento da empresa?



Com esta premiação percebi o quanto todos na empresa e na família se sentiram também premiados e motivados. Conto com apoio incondicional deles para colocar a Búfalo Ferramentas no caminho do crescimento contínuo e sustentado, agindo com responsabilidade social e ambiental. Fim de ano é sempre tempo para refletir e projetar o futuro. Esta premiação é um sinal de que estamos fazendo a coisa certa e me dará mais fôlego e motivação para continuar progredindo.





Legenda da foto: Eduardo Rocholi, presidente da ACI Sete Lagoas, e Rosani Lopes, empresária do ano e premiada com o Mérito Empresarial da Federaminas.





--

sete lagoas completa 143 anos com qualidade de vida

Investimentos em educação, esporte, cultura e saúde mudam os rumos da cidade e melhoram o dia a dia das pessoas
No aniversário de 143 anos de Sete Lagoas, moradores comemoram o aumento da qualidade de vida, em especial, nas áreas de educação, cultura, saúde e esportes. As melhorias, iniciadas há dois anos, tendem a crescer cada vez mais, reflexo de investimentos do governo municipal.
Maria de Freitas levantou a auto-estima desde que entrou para as atividades de fisioterapia do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do bairro Várzea. “Depois que comecei a participar do grupo, minha vida mudou para melhor. Antes, estava com sobrepeso e depressão. Agora controlei a saúde, fiz amizades e rejuvenesci”, conta Maria. Assim como ela, outras 225 pessoas participam dos 15 grupos do NASF, seja na caminhada, artesanato, hipertensão e diabetes, coluna, alongamento, criança ou no projeto “Cuidando da Gente”, realizado para os Agentes Comunitários de Saúde.
O incentivo ao cuidado com o corpo e a mente é apenas uma das mudanças na saúde local. A atenção primária cuida de quase 100 mil pessoas nos bairros através de 32 equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) e oito Centros de Saúde. A meta para os próximos anos é acompanhar 75% da população com o aumento no número de ESF para 42.
Além desse olhar cuidadoso da saúde em cada região, o ponto de referência para situações de emergência, o Hospital Municipal (HM), também passa por uma verdadeira transformação para atender bem os setelagoanos e moradores de cidades vizinhas nos 30 mil procedimentos realizados a cada mês. A unidade de saúde aumentou de cinco para dez os leitos de UTI, comprou novo tomógrafo e aparelho de Raios-X, além de construir local adequado para armazenar os resíduos sólidos e trocar os antigos aparelhos portáteis de secreção por uma Central de Vácuo que leva os materiais por tubos até um local adequado, evitando infecções e contaminações.

Enquanto a obra do Hospital Regional estiver acontecendo, a Prefeitura vai instalar mais 20 leitos de observação e erguer o segundo andar do HM para oferecer outros 70 leitos de internação, em um investimento de R$ 10 milhões em parceria com o governo de Minas.


EDUCAÇÃO É META
Em Sete Lagoas, o futuro das crianças e jovens é uma das prioridades. Nesse ano, a administração municipal presenteou a cidade com a reforma da escola municipal Jovelino Lanza, o início da construção da E.M. Helena Branco e garantiu novas cinco creches já em 2011 para mil crianças de zero a seis anos, além de capacitar funcionários e adquirir veículos e equipamentos.


A mãe de aluna, Maria de Moura, já sente a diferença na educação. “Antes de participar do Tempo Integral, minha filha era bastante dispersa e agitada, acredito que por passar muito tempo ociosa quando fora do ambiente escolar. Hoje a sinto mais calma e percebo que, com as atividades do programa, ela trabalha não só o intelecto, como o corpo e, principalmente, o emocional”, mostra Maria. Em parceria com o governo estadual, a Prefeitura beneficia 1,9 mil alunos do Ensino Fundamental com atividades extracurriculares de cultura, esporte e lazer após as aulas.
Na cidade, não é só o Tempo Integral garante ensino de qualidade fora da sala de aula. Outro programa, o Segundo Tempo, muda a vida de 400 crianças de 7 a 12 anos que aprendem esportes nas horas vagas. “O comportamento das crianças tem melhorado de modo significativo dentro de sala de aula”, analisa a coordenadora do projeto na escola municipal Nádia Lúcia, Rachel Vargas. “Com o Segundo Tempo, os benefícios dos esportes têm atingido as crianças não só em termos de atividades físicas, mas também na construção de cidadãos de bem”, ressalta Rachel.



ESPORTE POR TODA CIDADE



Fora do ambiente escolar, o trabalho da Prefeitura é para resgatar o esporte e a qualidade de vida proporcionada pela atividade física. Desde julho, 70 jovens atletas participam do projeto estadual “Minas Olímpica” em escolinhas de vôlei, basquete e handebol. Times de peso foram montados representar a cidade em competições estaduais e nacionais e revelar atletas. E esses frutos começam a serem colhidos, como Alisson Felipe de Abreu, convocado para seleção mineira sub-17 de basquete.Através de apoio, o governo municipal garante torneios por toda a cidade. Entre os estudantes, a Copa Sesc Estudantil promove a interação nas mais diversas modalidades e os vencedores têm passaporte carimbado, com transporte garantido pela Secretaria de Esportes, para os Jogos Estudantis de Minas Gerais e os Jogos do Interior de Minas Gerais.
Os amantes do futebol amador também ganham reforço da Secretaria de Educação para organizar as Copas Sete Lagoas e Futuro. Aos sábados, o projeto Formação do Cidadão planta a semente do bem entre os jovens jogadores das escolinhas de futebol dos bairros, com palestras e treinos especializados. E os atletas de karatê não ficam sem espaço com apoio às competições promovidas pela academia Shidokan e CAIC Montreal.O clima de amizade promovido pelo esporte promete aumentar cada vez mais. Duas novas quadras estão licitadas para os bairros Itapoã e Araras. Outras serão erguidas no Nossa Senhora das Graças, Cidade de Deus e Barreiro. E a tão esperada pista de skate, sonho antigo dos praticantes do esporte, vai sair do papel em 2011Em 2010, a integração entre os funcionários públicos municipais foi promovida pela primeira vez com a Copa dos Servidores, um torneio de futsal que reuniu 117 jogadores de secretarias, autarquias e legislativo.


CULTURA É COMPROMISSO SOCIAL
Sete Lagoas vive novos tempos com o resgate e a valorização da cultura. Com ação integral de apoio a Associação Regional de Congadeiros e Associação de Folia de Reis e Pastorinhas, a Secretaria de Cultura fomenta a participação em festas e cortejos pela cidade e também em viagens por municípios dentro e fora do estado, levando a cultura regional pelo país.Os festejos tradicionais do Folclore e Carnaval foram descentralizados para levar as atrações para os mais variados cantos da cidade, abrindo espaço para as referências locais, como os blocos carnavalescos e os grupos de congado.Três projetos socioculturais movimentam a cidade em seis bairros e no Centro Cultural Casarão, que se torna, cada vez mais, referência para preservação da história e cultura locais, em um espaço de convivência das formas culturais. “Aqui é o ponto de apoio para os grupos da cidade, localizado no centro, e onde eles fazem reuniões. Assim, podem sentir-se unidos e ajudados pela Prefeitura”, afirma o coordenador de Cultura Popular e relações públicas da Associação de Congadeiros, José Roberto de Souza.

Com a Escola Municipal de Artes Musicais, 30 jovens estudantes conhecem, há quatro meses, a teoria e prática de flauta doce, soprano, contralto e tenor. Em breve, a primeira orquestra da cidade será formada, espera o maestro e professor, Ivison Barbosa. Os ensaios semanais acontecem no Casarão.
As raízes afro-descentes são fortalecidas em grupos de dança, canto, congado e aulas de capoeira no Casarão e nos bairros Barreiro Cima e Jardim Universitário, por meio do projeto Africanidades, o qual estimula a formação de cidadãos mais conscientes de sua história em oficinas às terças, quintas e sextas-feiras. “Temos o objetivo de montar um grupo de dança mesmo, não só oficinas, mas aulas para preparar e aperfeiçoar as alunas”, conta o professor Marcos Miranda, que tem planos para levar o nome do projeto e de Sete Lagoas para outras cidades do país. Nos últimos dois anos, o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, virou marcha cultural em Sete Lagoas, em um manifesto pelo reconhecimento da influência negra na formação da sociedade local.
Através do Arte Comunidade, 60 moradoras dos bairros Cidade de Deus e Jardim Universitário aprendem, em aulas duas vezes por semana, artesanato e produzem peças de tapetes de retalhos, fuxicos, colares e crochês. A coleção é vendida e o dinheiro ajuda a complementar a renda das famílias. “Espero ver muita gente tendo independência financeira através da oficina”, afirma a coordenadora do projeto, Fátima Barrado. Segundo ela, o próximo passo é criar cooperativas nos bairros para fortalecer o artesanato e ampliar os pontos de comercialização pela cidade.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

carteira de crédito da CAIXA cresce 9,1% e lucro líquido chega a R$748,7 MILHÕES NO 3º trismetre




Volume de negócios supera R$ 51 bilhões; habitação tem recorde de R$ 54 bilhões



A Caixa Econômica Federal continua com o forte ritmo de crescimento nas suas operações de crédito, tendo atingido saldo de R$ 162,8 bilhões em setembro, com evolução de 9,1% no trimestre e de 45,4% em doze meses. O volume de negócios realizados nessas operações atingiu R$ 51,8 bilhões somente no terceiro trimestre, crescimento de 37,5% em relação a setembro de 2009. O banco novamente bateu recorde em contratações na área de habitação, que acumulou, nos nove primeiros meses deste ano, R$ 54 bilhões em contratações, superando os R$ 49 bilhões contratados durante todo o ano de 2009.

No terceiro trimestre, a CAIXA alcançou um lucro líquido de R$ 748,7 milhões, ante R$ 877 milhões no mesmo período do ano passado. No ano, o resultado acumulado atinge R$ 2,4 bilhões, crescimento de 18,7%. Ao final de setembro, a instituição possuía patrimônio líquido consolidado de R$ 16,3 bilhões, expansão de 32,4% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. O índice de Basiléia no trimestre foi 17,04%, superior ao mínimo de 11% exigido pelo Banco Central do Brasil e que permite à CAIXA manter sua ação de expansão da oferta de crédito.

Para a presidenta do banco, Maria Fernanda Ramos Coelho, "a expansão da carteira de crédito expressa o compromisso do banco público em democratizar o acesso ao crédito às famílias e empresas, dando assim continuidade à decisão estratégica de ampliar a participação da CAIXA no mercado com responsabilidade e segurança".

A captação líquida da poupança foi de R$ 5,0 bilhões no trimestre e R$ 9,2 bilhões no ano. A CAIXA permanece líder em caderneta de poupança com 34,25% de participação de mercado.

Ao final do terceiro trimestre, o banco possuía R$ 400,2 bilhões em ativos consolidados. Os demais ativos administrados pela CAIXA totalizaram R$ 426,6 bilhões, destacando-se R$ 251,9 bilhões em FGTS e R$ 123,9 bilhões em fundos de investimento.

No trimestre, os valores dos repasses com tributos e encargos sociais à União, estados e municípios, juntamente com juros sobre capital próprio, somaram R$ 894,2 milhões. Até setembro de 2010, esses repasses totalizaram R$ 2,6 bilhões.

Captações e Crédito

Os depósitos apresentaram saldo de R$ 203,4 bilhões, com a evolução de 18,5% na poupança que fechou setembro com R$ 123,3 bilhões em carteira. Os depósitos à vista cresceram 31,9% com saldo de R$ 18,5 bilhões.

O patrimônio líquido total dos fundos de investimentos, incluindo os fundos de rede exclusivos administrados pela instituição, FI FGTS, FI FAR, FI FDS e FI de FIC, apresentou aumento de 15,5%, passando de R$ 252,4 bilhões em setembro de 2009 para R$ 291,4 bilhões em setembro de 2010.

O saldo total das operações de crédito atingiu R$ 162,8 bilhões, 45,4% a mais que em setembro de 2009. Desse valor R$ 53,9 bilhões referem-se às operações de crédito comercial, sendo que o segmento pessoa física registrou saldo de R$ 26,4 bilhões, resultado 30,4% maior que setembro de 2009, enquanto o de pessoa jurídica chegou a R$ 27,5 bilhões, evolução de 31,7%.

As contratações no crédito comercial somaram R$ 22,8 bilhões no terceiro trimestre de 2010, com R$ 12,1 bilhões em pessoa física e R$ 10,7 bilhões em pessoa jurídica.

A CAIXA já emprestou R$ 2,2 bilhões em crédito para empresas da cadeia produtiva do turismo até o terceiro trimestre de 2010. A instituição está em primeiro lugar no ranking do Ministério do Turismo e se destaca entre os bancos oficiais com quase 63% dos recursos aplicados no ano.

No crédito imobiliário as contratações somaram R$ 54 bilhões no ano, acumulando saldo de R$ 97,9 bilhões em setembro, crescimento de 55,8% em doze meses. O crédito destinado a saneamento e infraestrutura atingiu saldo de R$ 11,0 bilhões, uma expansão de 37,5%.

No trimestre foram R$ 20,7 bilhões para crédito habitacional, valor 54,1% maior do que no mesmo período de 2009. Os financiamentos para moradia com recursos CAIXA e FGTS somaram R$ 16,1 bilhões, acréscimo de 43,5% em relação ao mesmo período de 2009.

Por intermédio do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), neste trimestre, a CAIXA contratou mais de 122 mil unidades habitacionais, com investimentos de R$ 7,3 bilhões no período. Até setembro deste ano, as contratações dentro do Programa já superavam 665 mil unidades.

A inadimplência total (atrasos superiores a 90 dias) do crédito na CAIXA, durante o terceiro trimestre de 2010, manteve-se estável em 2,0%, abaixo do percentual de setembro de 2009, que foi de 2,5%. A exemplo do que vem ocorrendo no mercado, a inadimplência da CAIXA continua regredindo em todos os segmentos de crédito.

Nos créditos comerciais, o percentual de atraso fechou o mês de setembro em 2,9%, ante 3,6% apurados no mesmo período de 2009 e o crédito imobiliário apresentou inadimplência de 1,7%, inferior à registrada em setembro de 2009, que foi de 2,0%.

Cartões

A empresa encerrou o trimestre com 62,3 milhões de cartões, evolução de 6,1% se comparado ao mesmo período de 2009. Desse total, 57,0 milhões são de débito e 5,3 milhões, de crédito.

No terceiro trimestre de 2010, a CAIXA assinou Memorando de Entendimentos com o Banco do Brasil e Bradesco, para fins de atuação conjunta na bandeira brasileira de cartões Elo, bem como de desenvolvimento de novos negócios relacionados a cartões pré-pagos sob a nova marca, mediante criação de empresa de meios de pagamento ou utilização de empresas já existentes e alinhadas ao negócio bancário.

Compromisso social

Como banco social, a CAIXA atua fortemente junto a população brasileira, possibilitando ao público de baixa renda o acesso a produtos e serviços bancários, além de executar com responsabilidade e competência as políticas assistenciais do governo federal.

A Conta CAIXA Fácil foi responsável pela inclusão de mais de 122 mil brasileiros no sistema bancário no terceiro trimestre, beneficiando em média 649 pessoas por dia. No total, já são cerca de 7,4 milhões de contas registradas nessa modalidade.

No terceiro trimestre, a CAIXA realizou mais de 37,5 milhões de pagamentos de benefícios dos programas sociais do governo federal, totalizando R$ 3,8 bilhões. Foram pagos 35,4 milhões de benefícios referentes ao Programa Bolsa Família, no valor de R$ 3,4 bilhões.

Neste período, foram efetuados 47,8 milhões de pagamentos referentes ao FGTS, previdência social, seguro-desemprego, abono salarial, quotas e rendimentos do PIS, representando cerca de R$ 35,3 bilhões.

Em 30 de setembro de 2010, a CAIXA contava com 81,8 mil empregados concursados e 16 mil estagiários e aprendizes e com mais de 38 mil pontos de atendimento entre agências, postos, salas de autoatendimento e correspondentes lotéricos para atender os 51,9 milhões de clientes, que realizaram cerca de 1,9 bilhão de transações somente no terceiro trimestre.

Premiações e Reconhecimentos

Pela sétima vez consecutiva a CAIXA está entre as melhores gestoras de recursos do país. O banco foi apontado como o Melhor Gestor de Fundos de Renda Fixa no ranking da Revista Exame. O prêmio foi concedido nas categorias de melhor gestor de Fundos de Renda Fixa no segmento gestão ativa e varejo.

A CAIXA foi a vencedora do prêmio As 100 Mais Inovadoras no Uso de TI na categoria Finanças: Bancos e Seguradoras, idealizado pela revista InformationWeek Brasil. A premiação se destaca como o mais importante estudo de aplicação de inovação tecnológica do país.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DÉCIMA QUARTA REGIÃO DA POLICIA MILITAR DO 25º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR







Apreendido carga de cigarros em Sete Lagoas

Chegou ao conhecimento de militares do 25º BPM, através do disque denúncia, que dois caminhões estariam descarregando carga suspeita em um galpão, na Rua PIAUI, bairro Boa Vista em Sete Lagoas. Os policiais fizeram um trabalho de observação e constatou que tais veículos realmente saíram do referido endereço. Em ato continuo fizeram acompanhamento visual dos veículos e os abordaram. Ao conversar com os condutores dos veículos, José Carlos de Mendonça, 36 anos e Paulo Sérgio Sosnoski, 32 anos, eles entraram em contradição, tendo os policiais retornado ao galpão onde puderam visualizar que a carga deixada naquele local era de cigarro. Solicitado a documentação, não foi apresentado, sendo apreendido 1175 caixas,contendo 10 pacotes de cigarro cada, que por sua vez continha 10 maços de cigarrros.

Localizado o dono do galpão, ele alegou que havia alugado o local para a pessoa Oton Guilherme Rocha e que havia alugado um outro galpão na Rua Afonso Viana de Paula, no bairro Eldorado, também em Sete Lagoas para a mesma pessoa e que os pagamentos era realizado por Rômulo Mendes Saldanha. Os policiais compareceram no local, onde foram encontradas mais 534 caixas, contendo 10 pacotes de cigarro cada, 648 pacotes de cigarros e três maços. Foi observado que os cigarros são das marcas: San Marino, Blitz Mild, Bill Box, Broodway, Derby e TC. Foram realizadas diligências para localizar o Oton e o Rômulo, contudo não residiam nos endereços informados.

Todo material foi apreendido, os condutores dos veículos foram presos por descaminho e autuados em flagrante delito pela Policia Federal.

ENCONTRO DE VENDEDORES EM DIAS DIAS DE APRENDIZADO



O 18º Encontro de Vendedores, organizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Sete Lagoas (Sindcomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio, será realizado nos próximos dias 24 e 27 de novembro.




Evento tradicional do calendário empresarial da cidade, o Encontro de Vendedoresacontecerá no auditório do SENAI (24/11), com realização de palestra de Bill Morelix, médico ortopedista, mágico e palestrante com larga experiência em atividades motivacionais; além do sorteio de brindes. No dia 27, o Clube Náutico será palco do aguardado jantar dançante, com animação garantida pela Banda Skarpas.


As inscrições para o 18º Encontro de Vendedores estão abertas na sede do Sindcomércio (rua Senhor dos Passos, 273, salas 201/202, centro) e, ainda, pelo telefone 31 3774-4186 ou email sindcomerciosl@yahoo.com.br. O investimento deR$ 60,00 dá acesso ao participante nos dois dias do Encontro de Vendedores

REUNIÃO ORDINÁRIA NA CÂMARA MUNICIPAL SETE LAGOAS........

À REALIZAR-SE NO DIA 23 DE NOVEMBRO DE 2010 ÀS 15h





VOTAÇÃO ÚNICA:





RAZÕES DE VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 122/2010 - Dispõe sobre a transferência da responsabilidade de contas de consumo de água para o locatário de imóvel no Município de Sete Lagoas.

Autoria: Chefe do Poder Executivo.

Com parecer pela rejeição do veto da Comissão Especial nomeada pela Portaria 027/2010.





1º TURNO DE VOTAÇÃO:





PROJETO DE LEI Nº 168/2010 – Altera dispositivo da Lei nº 6.595 de 28 de dezembro de 2001 que “institui o serviço de transporte público alternativo no Município de Sete Lagoas e dá outras providências”.

Autoria: Chefe do Poder Executivo Municipal.

Com parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça.





VOTAÇÃO ÚNICA:





PROJETO DE LEI Nº 164/2010 – Autoriza abertura de crédito adicional especial no valor de R$100.000,00 no orçamento fiscal do Município de Sete Lagoas, em favor do Fundo Municipal de Assistência Social, para os fins que especifica.

Autoria: Chefe do Poder Executivo.

Com parecer favorável conjunto da Comissão de Legislação e Justiça e Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e de Tomada de Contas.



ANTEPROJETO DE LEI Nº 106/2010 – Dispõe sobre a rede de alimentos orgânicos e dá outras providências.

Autoria: Vereador Dalton Antonio de Avelar Andrade.

Com parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça.



ANTEPROJETO DE LEI Nº 108/2010 – Estabelece critérios para embarque e desembarque de idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais nos veículos de transporte coletivo urbano do Município de Sete Lagoas.

Autoria: Vereador Caio Márcio Dutra Teixeira.

Com parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça.





VOTAÇÃO ÚNICA:





PROJETO DE DECRETO Nº 042/2010 – Concede Diploma de Mérito de Sete Lagoas ao Dr. Wanderley Rodrigues Moreira.

Autoria: Vereador Caio Márcio Dutra Teixeira.

Com parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça.



PROJETO DE DECRETO Nº 044/2010 – Concede Título de Cidadania Honorária de Sete Lagoas ao Sr. Francisco de Assis da Costa.

Autoria: Vereador Antonio Rogério Teixeira.

Com parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça.



PROJETO DE DECRETO Nº 045/2010 – Concede Diploma de Mérito de Sete Lagoas ao Sr. Antonio Micias da Silva.

Autoria: Vereador Antonio Rogério Teixeira.

Com parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça.



PROJETO DE DECRETO Nº 046/2010 – Concede Diploma de Mérito de Sete Lagoas a Sra. Flávia Hatue Hori.

Autoria: Vereador Antonio Rogério Teixeira.

Com parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça.



PROJETO DE DECRETO Nº 047/2010 – Concede Título de Cidadania Honorária de Sete Lagoas ao Sr. Santos Batista Amorim.

Autoria: Vereador Antonio Rogério Teixeira.

Com parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça.



PROJETO DE DECRETO Nº 048/2010 – Concede Título de Cidadania Honorária de Sete Lagoas ao Dr. Lairson Couto.

Autoria: Vereador Gilberto Pereira da Silva.

Com parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça.





VOTAÇÃO ÚNICA:





REDAÇÃO FINAL DO PROJETO DE LEI Nº 157/2010 – Institui o dia municipal do cavaleiro e o dia municipal da cavalgada de Nossa Senhora Aparecida e dá outras providências.



REDAÇÃO FINAL DO PROJETO DE LEI Nº 163/2010 – Dispõe sobre a Política Municipal de Turismo, cria o Fundo Municipal de Turismo – FMTUR e dá outras providências.



REDAÇÃO FINAL DO ANTEPROJETO DE LEI Nº 053/2010 que institui medida de prevenção à violência contra educadores das Redes de Ensino Fundamental do Município de Sete Lagoas, e dá outras providências.



REDAÇÃO FINAL DO ANTEPROJETO DE LEI Nº 100/2010 – Modifica a Lei nº 7.539 de 28 de dezembro de 2009 e dá outras providências.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA SERÁ COMEMORADO NA CIDADE

A Prefeitura vai realizar comemorações importantes para valorizar a herança afro-descendente na história de Sete Lagoas



O projeto Africanidades surgiu na cidade este ano com a intenção de valorizar a influência da cultura afro na história não só de Sete Lagoas, como de todo o país. Esse propósito tem inspirado a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Social, a se movimentar ainda mais. No Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro (próximo sábado), a partir das 9h, a Praça Tiradentes vai ser palco de apresentações da Guarda de Congado do Casarão, do Grupo de Capoeira do contra-mestre Paulinho Godoy e dos alunos do 5° ano da escola municipal Jovelino Lanza, que farão apresentações de hip hop com o professor Caverna, do Hip Hop em Movimento.



Os grupos se apresentarão em manifesto ao valor inestimado deixado pela cultura negra, ainda no século XIX, quando do início dessa cidade. No Centro Cultural Casarão é possível encontrar documentos do inicio do século XX que contam a história do início das guardas de congado em Sete Lagoas, o que representa o quanto essa cultura é um verdadeiro patrimônio para os sete-lagoanos. “As comemorações estão dentro do projeto Africanidades, que vem reafirmar a importância da cultura afro, essa que ajuda a construir a cultura brasileira. Não queremos segregar, mas complementar a cultura nacional”, afirma o secretário de Cultura e Comunicação Social, Fredy Antoniazzi.



Aniversário da Cidade

Em comemoração ao aniversário de 143 da cidade, a Prefeitura preparou um show do grupo Encanto Negro, com apresentações de danças e cantos da música brasileira, de domínio público, e clássicos da MPB. Carlos Saúva e Mercês Bertoldo prepararam um show com a direção e participação do músico Ailton de Castro e o bailarino e coreógrafo Marcos Miranda. O evento será no dia 25 de novembro, no projeto 5ª na Praça, a partir das 20h – Praça Tiradentes, em frente ao Casarão. A entrada para os eventos é gratuita.

Eventos

Dia da Consciência Negra

Dia 20/11 – sábado

Praça Tiradentes, a partir de 9h
Projeto 5ª na Praça especial Aniversário da Cidade e Semana da Consciência Negra

Dia 25/11 – quinta-feira

Praça Tiradentes, a partir de 20h

DÉCIMA QUARTA REGIÃO DA POLICIA MILITAR DO 25º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR






Sete Lagoas, 17 de novembro de 2010.
Ocorrências de destaque registradas

Assaltantes de Postos de Combustíveis são presos pela PMMG
Na manhã de terça-feira (15), por volta das 11h20, a Polícia Militar foi acionada via 190, por um funcionário de um posto de combustível da cidade de Funilândia, este alegou que dois rapazes teriam assalto ao posto armado de um revólver e que fugiram em uma motocicleta de cor preta. Diante dos fatos a PMMG divulgou as informações através da rede rádio, e realizou a operação Cerco Bloqueio, com o intuito de localizar os autores do assalto, vindo a lograr êxito na operação, uma vez que os autores foram interceptados e abordados por uma guarnição da Polícia Militar na estrada entre a cidade de Funilândia e a cidade de Sete Lagoas. Ao ser efetuado a busca pessoal nos autores, R.M.C.de 22 anos de idade e um adolescente de 17 anos, foi localizado os materiais roubados no Posto de combustível: R$544,00 e um aparelho celular além da arma utilizada no assalto com 06 cartuchos intactos. Ao ser averiguado a motocicleta no sistema da Polícia Militar, constatou-se que esta teria sido furtada em data pretérita, sendo removida para o Pátio Socorro da cidade de Sete Lagoas. Diante do exposto, o R.M.C foi preso e o menor apreendido, sendo conduzidos à Delegacia de Polícia Civil juntamente com os produtos roubados e a arma, onde foram autuados em flagrante delito.



Polícia Militar prende traficantes em Paraopeba

Na noite de ontem (16), por volta das 18h, durante patrulhamento pelas ruas do Bairro Dom Cirilo em Paraopeba uma guarnição da Polícia Militar deparou com um indivíduo já conhecido pela prática de tráfico, em atitudes suspeitas pilotando uma motocicleta. Este ao avistar a viatura empreendeu fuga, contudo a guarnição conseguiu aborda-lo, vindo a certificar que o suspeito se tratava de N.L.L. – 30 anos de idade, e que era inabilitado e não possuía os documentos de porte obrigatório da motocicleta, o que levou na apreensão e remoção da motocicleta para o pátio socorro da cidade. Em continuidade as diligências os policiais militares deslocaram até a residência do autor, sendo recebidos pela uma jovem que franqueou a entrada dos militares. Ao ser realizado busca domiciliar foram encontrados no quarto de um terceiro envolvido F.M.S. – vulgo preto chapão – de 35 anos de idade, 164 pedras de crack prontas para venda e 02 pedras maiores pesando aproximadamente 85 gramas no total. No quarto de N.L.L. encontraram 01 bucha de maconha, aparelhos eletrônicos e automotivos, e ainda R$391,25 em dinheiro. A residência já vinha sendo monitorada pela Polícia Militar, tendo inclusive dois mandados de busca e apreensão que seriam realizados oportunamente. Diante do exposto os autores foram presos e conduzidos a Delegacia de Polícia, onde foram autuados em flagrante pelo delito de tráfico de drogas.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ALINE CALIXTO E OUTRAS BANDAS SE APRESENTAM NO BAR DA LITERATURA

A cantora é uma das atrações no Templo 8 e convida Pedro Morais para participar

de seu show, dia 19 de Novembro. Nos dias 18 e 20 a casa vai receber outras bandas da região.
A Literata deu um pontapé importante na produção cultural em Sete Lagoas. O evento vai reunir escritores, professores e artistas de renome nacional, tudo em homenagem ao mestre da literatura, Guimarães Rosa. A partir desta quinta, o Templo 8 passa a funcionar como Bar da Literata e será o espaço para a confraternização e comemoração do evento, sob o comando da Fulôres Produções e da artista plástica Adriana Drummond.Na quinta, 18, o Bar vai receber o quarteto Jeito Mineiro, de Cordisburgo, cidade natal de Guimarães Rosa. O grupo é formado basicamente por violeiros, que nos intervalos contam causos sobre o escritor, Rosa. Na sexta, 19, Aline Calixto convida Pedro Morais para dividir o palco e a alegria de cantar e sambar em Sete Lagoas. Pedro lotou o Templo 8 em julho deste ano e pretende sentir de novo a energia do lugar no show da Aline. Já no sábado, 20, quem anima a noite e fecha a Literata com chave de ouro é a dupla Karina Masssau e Léo Assunção, com muito MPB, samba, pandeiro e bom gosto.

Infos Bar da Literata (Templo 8 - Pça. Tiradente, 240, Centro)

18 de novembro – Jeito Mineiro (quarteto de violas da cidade de Cordisburgo, cidade natal de Guimarães Rosa)

Horário: 20h

Será cobrado couvert artístico de R$8.
19 de novembro – Aline Calixto convida Pedro Morais

Horário: 20h30

terça-feira, 16 de novembro de 2010

PREFEITURA ORIENTA HOMENS A REALIZAREM EXAME DE PRÓSTATA

Preocupada com a Saúde do Homem, Prefeitura destaca 10 motivos para realização do exame



Nos moldes da campanha Outubro Rosa, que divulga a importância das ações de prevenção ao câncer de mama, novembro foi escolhido como o mês dos homens se prevenirem do câncer de próstata. Assim como a mamografia, os exames periódicos com um urologista podem detectar precocemente o câncer de próstata. Dia 17 de novembro (próxima quarta-feira) é considerado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Preocupada com a Saúde do Homem, a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde lançou a Campanha de Prevenção do Câncer de Próstata.



O médico urologista do Centro Viva Vida (CVV), Gelbert Luiz Chamon do Carmo Amorim, ressaltou 10 dicas para que os homens realizem o exame preventivo. São elas:



1- Os homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer os exames preventivos aos 45 anos;



2- Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença; portanto, devem começar a fazer os exames aos 40 anos;



3- Somente o urologista pode avaliar corretamente as alterações que porventura existam, portanto o controle deve ser feito com este profissional;



4- Todo homem deve fazer o PSA (exame laboratorial) e o toque anualmente e, se necessário, exames complementares;



5- Resultados de PSA e toque retal alterados são relativamente comuns, mas podem gerar muita angústia, apesar de não serem suficientes para estabelecer o diagnóstico de câncer de próstata. Para confirmá-lo é indispensável dar prosseguimento a uma avaliação médica detalhada e criteriosa;



6- Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença;



7- É importante que os homens agendem consultas periódicas com o especialista, no caso, o urologista para prevenir também contra outras doenças do homem;



8- A principal recomendação contra a doença continua sendo a prevenção e a promoção de ações educativas voltadas para a população, principalmente masculina;



9- Os tabus sobre o toque retal são irreais. É um exame rápido, que se realizado anualmente salva vidas;



10- Nos dias 26 e 27 de Novembro, o CVV ficará aberto para realização de exames de Próstata, com cinco urologistas de plantão. Para isso, é necessário o agendamento do exame nas Estratégias de Saúde da Família (ESF).





Câncer de próstata

Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.



Sintomas

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina). Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.



Diagnóstico

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.



Tratamento

O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.



Dados Municipais

Em Sete Lagoas, 500 atendimentos à saúde do homem são realizados por mês no Centro Viva Vida (CVV). Dentre os procedimentos realizados na unidade de saúde, estão: ultrassom com biópsia de próstata, vasectomia, fimose, urodinâmica e pequenas cirurgias.

DÉCIMA QUARTA REGIÃO DA POLICIA MILITAR DO 25º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Ocorrências de destaque registradas em Sete Lagoas.
Rapaz é preso com drogas após cumprimento de mandado



No final da tarde de sexta-feira (12), por volta das 17h50min, policiais militares do 25° Batalhão de Polícia Militar realizaram o cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência de Edmilson da Silva Ribeiro – de 19 anos de idade, no Bairro Vila Brasil. Ao ser procedido busca domiciliar foram localizadas 66 pedras de crack, 01 faca e ainda R$ 307,00 em dinheiro. O autor foi preso e conduzido a Delegacia de Polícia Civil juntamente com todo o material apreendido, onde foi autuado em flagrante delito por tráfico de entorpecentes.

PMMG apreende adolescente com drogas



Na noite de segunda-feira (15), por volta das 19h03min, guarnições do 25° BPM realizavam patrulhamento pelas ruas do Bairro Nossa Senhora do Carmo, momento em que depararam com um adolescente em atitude suspeita. Ao ser efetuada a busca pessoal foi localizado com o menor de 16 anos de idade: 11 (onze) buchas de maconha e a quantia de R$40,00 em dinheiro. Em continuidade a guarnição deslocou até a residência do menor e após o consentimento da avó, foi realizada busca domiciliar sendo localizado mais três pedras de crack e cinco papelotes de cocaína. O menor foi apreendido juntamente com a droga sendo conduzido a Delegacia de Polícia Civil.


Homicídio no Bairro Interlagos



Na madrugada de hoje (16), por volta das 01h45min, uma pessoa acionou a Polícia Militar via 190, alegando que um rapaz havia sido alvejado no Bairro Interlagos por vários disparos de arma de fogo, e que estaria caído ao solo. Policiais do 25° BPM compareceram ao local e constataram que a vítima era Ericton Clepton Fernandes – 18 anos de idade, que este teria sido alvejado por seis disparos de arma de fogo, sendo quatro na cabeça, um no tórax e um de raspão no pescoço, tendo assim morte instantânea. Em conversa com os presentes receberam informações de que os disparos foram efetuados por um individuo que estava como passageiro duma motocicleta, e que após dispararem contra a vítima evadiram. A perícia compareceu ao local, realizou seus trabalhos de praxe, vindo liberar o corpo para o IML da cidade.







Polícia prende rapaz por tráfico no Bairro Santa Rosa



Na madrugada de terça-feira (16), por volta das 02h, a Polícia Militar receberam informações de que haveria um jovem comercializando drogas em uma Rua do Bairro Santa Rosa. Militares do 25° BPM realizaram patrulhamento pelas ruas do citado bairro quando deparam com um rapaz em atitudes suspeitas. O rapaz ao perceber a presença da guarnição tentou fugir, contudo foi abordado pelos policiais que ao proceder a busca pessoal localizaram com Jéferson da Costa Silva - de 21 anos de idade, vinte e uma pedras de crack e R$20,00 em dinheiro. Diante do exposto o autor foi preso e conduzido a Delegacia de Polícia Civil juntamente com a droga e o dinheiro apreendido, onde este foi autuado em flagrante

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Funcionários do Samu são Capacitados

Em parceria com o Ministério da Saúde, Prefeitura investe na capacitação dos servidores do SAMU
Considerando a carência de uniformidade no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192, a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, está realizando o projeto de capacitação e treinamento dos profissionais do atendimento Móvel de Urgência. Este projeto tem como objetivo capacitar todos os profissionais da rede SAMU de Sete Lagoas.



COMPUTADORES

O curso é realizado em duas modalidades: encontro presencial e ensino a distância (EAD). Para isso, o SAMU disponibilizou seis computadores com internet para os servidores que estão participando do treinamento. O ensino a distância utiliza uma plataforma interativa estruturada com diferentes ferramentas para a proposta de capacitação dos funcionários.



ENCONTROS PRESENCIAIS

Os encontros presenciais são mediados pelos tutores Danilo Ribeiro de Miranda, médico plantonista do SAMU e pela enfermeira Roseli Simeão Redoan, escolhidos pelo Coordenador Geral do SAMU de Sete Lagoas, Dr. Ivan Leão França, para participarem deste processo de aprendizagem.



CAPACITAÇÃO

Os dois profissionais do SAMU participaram da VI Oficina de Formação de Tutores em Suporte Básico de Vida, parte integrante do “Projeto de Capacitação dos Profissionais de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Móvel (rede SAMU 192) e APH fixo”. O curso foi realizado no mês de agosto no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.



CURSO INICIAL

O curso inicial é de Suporte Básico de Vida (SBV) e é destinado aos Condutores de veículos de emergência e aos técnicos de enfermagem. Ele é dividido em 16 módulos, com carga horária total prevista de 166h/aula. A proposta é de 4h/aula semanais para a turma inicial, com duração de um ano até a conclusão.



DADOS

Atualmente 22 serviços da rede de urgência e emergência do Brasil estão participando da Capacitação, totalizando mais de 2772 profissionais envolvidos em todo o Brasil. A meta do Ministério da Saúde é alcançar 100% da Rede, inserindo gradualmente todos os serviços do país no processo.

GAROTO E GAROTA SORRISO DO BARREIRO

Prefeitura realiza, pela segunda vez, concurso de odontologia



A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas/ Secretaria de Saúde, por meio da dentista da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Barreiro, Fátima Isabel Santos e Almeida realizou na última sexta-feira (05/11), o 2º Concurso Garoto e Garota Sorriso do Barreiro. O principal objetivo do evento foi conscientizar as pessoas sobre a promoção e prevenção da saúde bucal e da valorização do sorriso saudável. Esse concurso faz parte da programação da Semana da Saúde Bucal, que esse ano teve como tema “CÁRIE ZERO VALE DEZ”.



CONCURSO

Durante o evento, diversas palestras sobre Saúde Bucal e Câncer Bucal e as premiações tomaram conta da Associação Comunitária do Barreiro. “Buscamos também atividades lúdicas, como apresentação de uma peça teatral sobre nutrição, como forma de estimular os cuidados com a Saúde Bucal, através de orientações e premiações para o público presente”, contou a dentista coordenadora do evento, Fátima Isabel.



Mais de 20 pessoas, em diferentes faixas etárias, receberam premiações. “Premiamos as pessoas que pararam de fumar, os garotos e garotas da comunidade do Barreiro que se inscreveram no concurso, sendo 3 casais de cada categoria, além das crianças maiores de 6 anos que ainda não tiveram cárie”, explicou a coordenadora do evento.



DICAS

A dentista deixou algumas recomendações necessárias para o cuidado com a saúde bucal. “É importante que as pessoas escovem os dentes após se alimentarem, no mínimo três vezes ao dia, utilizem diariamente o fio dental e também realizem o auto-exame em frente ao espelho. É importante analisar se os dentes estão saudáveis, sem manchas, ou fraturas; se a gengiva sangra facilmente ou se a mucosa da boca apresenta feridas, caroços, manchas brancas ou escurecidas; alimentação saudável e fiquem longe do cigarro”, pediu Fátima.

SETE LAGOAS NA LUTA PELA SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM

Iniciativas da Prefeitura e da sociedade civil contra o câncer de mama e de próstata são louváveis e merecem elogios por toda parte

Nas últimas semanas a Prefeitura, em parceria com a sociedade civil, realizou iniciativas nobres de combate ao câncer de mama e agora lança campanha contra o câncer de próstata, em atenção também à saúde do homem. No dia 29 de outubro a Secretaria de Saúde promoveu o Abraço Rosa na lagoa Mucuri na Praça da Feirinha e o encontro contou com a presença de mais de mil pessoas. Em um gesto de solidariedade, os presentes abraçaram a lagoa e o prefeito Mário Márcio Maroca, a primeira-dama Márcia Filizzola e o secretário de Saúde, Jorge Corrêa Neto, foram prestigiar a iniciativa.
Na abertura do evento, ao lado do prefeito, Márcia Filizzola contou que também foi vítima da doença e deu seu depoimento sobre a importância da realização dos exames regularmente. “A mulher tem que cuidar do seu corpo, principalmente quem já teve a doença, é necessário ter atenção redobrada quanto aos sinais diferentes”, destacou.

Sociedade Civil



Depois foi a vez da sociedade se organizar e entrar também nessa luta. Na última sexta-feira (05) as Amigas da Cultura e seus parceiros tomaram a iniciativa de realizar um baile de máscaras beneficente em favor das mulheres vítimas do câncer. De acordo com a presidente das Amigas da Cultura, Thaís Botelho, a renda arrecadada vai ser direcionada a mulheres que retiraram o seio e precisam de cirurgias reparadoras. “Foi um sucesso, só recebemos elogios pela festa, que estava linda. Ainda estamos fazendo um balanço e apresentaremos os resultados para a sociedade”, afirmou ela. Também na festa estiveram presentes o prefeito Maroca e sua esposa, Márcia Filizzola.



Saúde dos Homens



Para complementar o gesto de cidadania, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, lançou esta semana a campanha contra o câncer de próstata com o slogan “Vergonha é morrer de orgulho”. A campanha faz referência ao enorme número de pessoas do sexo masculino, que por preconceito, não realizam os exames. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmão.



Diante de dados tão alarmantes, a Prefeitura, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17/11) vai realizar nos dias 26 e 27 de novembro, no Centro Viva Vida, no bairro Progresso, exames de próstata. O centro ficará aberto de 7h às 17h e os exames serão gratuitos.













-

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE DO DINHEIRO PÚBLICO EM SETE LAGOAS

A Câmara Municipal, com a participação do poder Executivo, promoveu audiência pública, nos dias 4 e 5, na semana passada, com o objetivo de discutir o Projeto de Lei nº 151/2010, que estima a arrecadação e os gastos do governo municipal e do Legislativo em 2011. A sessão reuniu secretários, vereadores, servidores públicos e moradores no plenário Wilson Tanure.


Em parceria com os governos estadual e federal, melhorias para os moradores estão asseguradas, como a construção do Hospital Regional, Unidades Básicas de Saúde, creches, escolas, quadras de esporte, capelas velório, além de mudanças no trânsito, conclusão da avenida Prefeito Alberto Moura (Perimetral) e continuidade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Água, Esgoto e Habitação.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Flávio de Castro, mostrou que o orçamento do próximo ano está limitado, reduzindo a capacidade da administração municipal em realizar políticas públicas e investimentos com recursos próprios do Tesouro. Despesas fixas em áreas como Saúde e folha de pagamentos comprometem o orçamento e conduzem à necessidade de captar verba ou contrair empréstimos para investimentos, aponta Castro. “Há um baixo volume de recursos livres e uma alta dispersão nas diversas dotações orçamentárias entre as secretarias”. Na avaliação do secretário, o cenário para 2011 traz o desafio de aumentar a qualificação da gestão municipal, especialmente no que se refere à otimização da arrecadação e à austeridade do gasto, para gerar uma folga orçamentária para expansão das ações de governo.


NÚMEROS



A arrecadação prevista para o município em 2011 é de R$481,5 milhões, dos quais R$145 milhões referem-se a receitas de capital, a serem, eventualmente, obtidas mediante convênios, como o PAC. Dos R$ 336,5 milhões restantes, são descontadas as obrigações legais vinculadas à Saúde, Educação e outras como precatórios e dívidas, além das obrigações correntes, como a folha de pagamento. O saldo, da ordem de R$22 milhões de recursos livres, é o que permite o financiamento de ações de cultura, obras, tapa-buracos, meio-ambiente, assistência social e planejamento urbano, o que equivale ao disponível em 2010. “Não é o suficiente para atender as demandas sociais. Ainda assim é necessário que o governo persiga algumas premissas pra evitar o que ocorreu esse ano: que o orçamento das secretarias, que já era inferior ao desejado, seja contingenciado para garantia de despesas obrigatórias”, diz Castro.


O secretário de Planejamento explica que a intenção é garantir os mesmos níveis de investimentos deste ano. Para chegar ao mesmo patamar no ano que vem, o objetivo do governo municipal é fazer economia a partir de quatro ações: reduzir gastos com pessoal da administração direta; otimizar as despesas da Saúde; diminuir recursos destinados a contrapartidas de convênios estaduais e federais; e economizar na coleta de lixo urbano.

TRANSPARÊNCIA



O projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2011 está disponível ao cidadão para consulta por meio do site da Prefeitura na internet (www.setelagoas.mg.gov.br). Os documentos on-line mostram quais serão os projetos e ações de cada secretaria durante o ano.
Na 39ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal, realizada dia 09 de novembro de 2010, o vereador Claudinei Dias falou sobre a importância das Audiências Públicas realizadas pela Câmara Municipal, as quais, segundo ele, estão ganhando força: com boa participação de várias pessoas e representantes da sociedade civil;




Ø O vereador Claudinei Dias também ressaltou a participação do secretário municipal de saúde, Jorge Corrêa, que afirmou que Sete Lagoas não perderá o Hospital Regional. O vereador lembrou que o secretário desmentiu a notícia veiculada na imprensa local de que o Hospital Regional iria para Curvelo - considerando que Sete Lagoas é o local viável e estratégico para a construção do Hospital.

DÉCIMA QUARTA REGIÃO DA POLICIA MILITAR DO 25º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Sete Lagoas, 09 de novembro de 2010.



Ocorrências de destaque registradas em Sete Lagoas.



Polícia Militar prende autores de arrombamento a supermercado



Na madrugada de segunda-feira (08), por volta das 01h30min, no centro da cidade de Sete Lagoas um supermercado foi alvo de arrombamento. Os funcionários que chegaram na manhã, por volta das 05h00min, encontraram o vigia J.P.A. 27 anos, amarrado em uma cadeira com um saco de pano cobrindo o rosto. Os autores levaram do supermercado produtos de informática e dois cofres e do vigia dois celulares, sendo um particular e outro do supermercado e R$250,00 em dinheiro. Durante levantamentos realizados pelos militares, foi constatada a participação do vigia no crime, que indicou os outros comparsas. Durante rastreamento foram localizados dois adolescentes de 17 anos de idade que confirmaram a participação no crime e deram à localização de uma casa no bairro São Geraldo, pertencente a um homem de 42 anos de idade, onde estariam os produtos roubados. Ao ser procedida busca na residência citada foram localizados parte dos produtos roubados, sendo: 01 (um) estabilizador de energia 01 (um) celular, ambos furtados no supermercado; 01 (uma) espingarda, carregada com uma muniçao calibre 20 intacta, 02 (duas) camisas e 01 (uma) blusa de frio usadas pelos autores na ação. O proprietário da residência não foi localizado. Diante do exposto foi realizada a prisão de J.P.A., a apreensão dos dois adolescentes e dos materiais recuperados, sendo todos encaminhados à Delegacia de Polícia  Civil.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

SETE LAGOAS AGORA CONTA COM COMISSÃO DE MONITORAMENTO DA VIOLÊNCIA

Mais uma reunião da Comoveec acontece em busca de monitorar a violência na cidade, especialmente nos jogos de futebol na Arena e em eventos culturais.
A Comissão de Monitoramento de Violência em Eventos Esportivos e Culturais – Comoveec está ligada à secretaria estadual de Defesa Social e à Superintendência de Integração do Sistema de Defesa Social, em Belo Horizonte. De acordo com a gerente da Comissão Estadual, Sheila Venâncio Branco, é uma prerrogativa da secretaria o movimento de expansão desse tipo de metodologia de monitoramento de atos de vandalismo e violência, por isso a iniciativa de também criar uma comissão em Sete Lagoas, após a reforma na Arena do Jacaré. “No início daremos o suporte metodológico que a Prefeitura precisar para que as reuniões fluam adequadamente”, afirma ela.

O papel da comissão é se antecipar aos eventos esportivos e culturais e agir preventivamente. Além disso, em reunião, os membros da Comoveec também avaliam os eventos ocorridos, apontam soluções e agem, em constante diálogo com o Ministério Público e as frentes legais do município. “Detectamos a relação de problemas de um evento e buscamos soluções que garantam a segurança e o bem-estar da população, dentro da esfera de competência de cada membro”, explica a gerente.

Durante a reunião, que aconteceu nesta segunda-feira (08) no gabinete do prefeito, os membros presentes falaram sobre as deficiências encontradas na legislação municipal e as formas para suprir essas necessidades. Conversaram ainda sobre a importância de um suporte especial para os jogos deste final de semana, entre os clubes Atlético (MG) e Flamengo, na Arena do Jacaré. Estiveram presentes representantes da Procuradoria Municipal, Coordenação de Eventos da Prefeitura, Secretaria de Governo, Controladoria, Guarda Municipal e Codesel. No entanto, a Comissão é composta ainda por representantes das Polícias Civil e Militar, Secretaria de Trânsito e muitas vezes conta com a participação de civis. “Em Belo Horizonte, muitas vezes ouvimos a comunidade e assim fica mais fácil chegarmos em um entendimento”, defende Sheila Venâncio Branco.
Função da Comoveec



A Comissão também existe em mais 12 cidades mineiras e sua função consiste em coibir depredações ao poder público, uso de drogas ilícitas e brigas entre torcidas; regular a venda e consumo de bebidas alcoólicas no entorno dos eventos; propor ações preventivas; monitorar a evolução da violência nos eventos, dentre outras atribuições. Segundo o prefeito Mário Márcio Maroca, esta iniciativa é um legado que ele quer deixar para a cidade. “Que bom que Sete Lagoas vai receber essa comissão, é fundamental não apenas para os jogos de futebol, mas pra eventos grandes na cidade. Isso vai nos forçar a criar uma cultura da política de monitoramento em favor da paz”, afirma o prefeito.

A próxima reunião da Comoveec Sete Lagoas deverá acontecer no dia 17 de novembro, quarta-feira, no gabinete do prefeito.

CANCÊR DE PRÓSTATA - A NECESSIDADE DA PREVENÇÃO.A PREFEITURA LANÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CANCÊR DE PRÓSTATA

Dia 17 de Novembro é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde lança a Campanha de Prevenção do Câncer de Próstata. Nos dias 26 e 27 de novembro (sexta e sábado), o Centro Viva Vida (CVV) ficará aberto, de 7 as 17h, para realização de exames de Próstata. A estimativa da Secretaria de Saúde é de que 300 homens façam o exame durante a campanha. No Centro Viva Vida, cinco urologistas estarão de plantão para a realização dos exames.



CAUSAS

Assim como o câncer de mama entre as mulheres, a doença masculina pode ter conseqüências traumáticas se não for diagnosticada a tempo. Suas causas são desconhecidas, bem como os fatores ambientais que favorecem seu surgimento. O exame de prevenção é a única forma de descobrir a doença. Por isso, todo homem com idade entre 45 e 79 anos deve comparecer a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e agendar o seu exame de prevenção.



O QUE É

A próstata é uma glândula próxima da bexiga responsável pela produção de esperma. Como as causas do câncer são desconhecidas, o melhor remédio é a prevenção. O tumor pode ser detectado através de um exame do nível de antígeno prostático específico no sangue e/ou pelo exame de toque retal.



Constatada qualquer alteração, é feita uma biópsia do tecido da bexiga. A cirurgia cura 85% em que não há metástase (expansão para outros órgãos). A próstata e adjacências são extirpadas. Em 50% dos casos, é necessária a retirada de um nervo ligado ao pênis, o que causa a impotência sexual.



ATENÇÃO

O câncer da próstata também pode ser adquirido por fatores genéticos. Homens com parentes de 1° grau que tiveram a doença têm duas ou três vezes mais chances de desenvolvê-la. A incidência aumenta proporcionalmente ao avanço da idade e muitos casos só são detectados na autópsia. Daí a importância de se agendar consultas periódicas com o especialista, no caso, o urologista. A principal recomendação contra a doença continua sendo a prevenção e a promoção de ações educativas voltadas para a população, principalmente masculina.



DADOS NACIONAIS

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata ocorre de forma predominante na terceira idade, sendo 75% dos casos em homens com mais de 65 anos. No Brasil, mais de 50 mil novos casos de câncer de próstata são registrados por ano. Esses valores correspondem a um risco estimado de 52 novos casos a cada 100 mil homens. A doença é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o segundo mais prevalente em homens. Do total de 231.860 casos novos de câncer estimados para o sexo masculino, os tumores mais incidentes são o câncer de pele (56 mil casos novos), de próstata (49 mil) e de pulmão (18 mil).



DADOS MUNICIPAIS

Em Sete Lagoas, 16 biópsias e 600 atendimentos à saúde do homem são realizados por mês no Centro Viva Vida (CVV). Dentre os procedimentos realizados na unidade de saúde, estão: ultrassom com biópsia de próstata, vasectomia, fimose e pequenas cirurgias, dentre outros.