sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CIDADE EM CAMPANHA DE COMBATE AO BILLYING

Cidade em campanha de combate ao Bullying

Prefeitura adere à campanha “Bullying diga não a ele” do Juizado da Infância e da Juventude e convoca imprensa e população e região.


O Conselho Nacional da Juventude – CNJ e o Juizado da Infância e da Juventude promovem campanha de combate à prática de violência e humilhação dentro das escolas em todo o país. Em Sete Lagoas a campanha tem a aderência de toda a Prefeitura, especialmente das secretarias de Assistência Social e Educação, e vem ainda convidar toda a população e imprensa para também participarem desse movimento. “A humilhação é algo traumático para a criança, muitas vezes não fazemos ideia do que isso pode causar na vida de alguém”, afirma o prefeito Maroca ao ver uma das alunas da rede municipal de ensino vestindo uma camisa em campanha contra a prática violenta.



Em Sete Lagoas a campanha educativa foi lançada pelo juiz de direito, Dr. Edilson Rumbeslperger Rodrigues, como Titular da Vara da Infância e da Juventude. Na última segunda-feira (25) ele convocou toda a imprensa e pediu à Prefeitura apoio na iniciativa.



Ações da campanha

Na próxima sexta-feira (29) acontecerá um encontro para discussão do tema no auditório do Senai, às 9h30 com participação de representantes de todas as escolas públicas e particulares que fazem parte da Comarca de Sete Lagoas. Na oportunidade o Dr. Edilson discorrerá sobre a prática do bullying e ao final concederá entrevista coletiva à imprensa.
A campanha será encerrada no sábado (30) com a realização de pedágio na orla da Lagoa Paulino (próximo à Praça da Feirinha) com a distribuição de 500 adesivos alusivos à campanha “Bullying diga não a ele”, patrocinado por empresariado local. Também serão afixadas faixas no Senai e na  região

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

POUPONÇA DA CAIXA CONQUISTA O PRÊMIO TOP OF MIND PELA 9 VEZ

Marca da mais tradicional aplicação financeira é a mais lembrada pelos brasileiros na categoria
A mais tradicional aplicação do mercado financeiro tem tudo para comemorar no Dia Internacional da Poupança, que será celebrado em 31 de outubro próximo. A Poupança da CAIXA recebeu, pela nona vez consecutiva, o prêmio Folha Top of Mind 2010, pesquisa anual do Instituto Datafolha, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria Caderneta de Poupança.
Nesta edição, a marca da CAIXA atingiu um índice histórico de lembrança, com 41%, o que representa três pontos a mais em relação ao ano de 2009. O percentual é quase quatro vezes maior do que o do segundo colocado na pesquisa. A cerimônia de premiação foi realizada ontem à noite (26), em São Paulo (SP), com a participação de empregados das superintendências da Grande São Paulo e da Matriz, que comemoraram a premiação em clima de muita festa e alegria.O mérito da premiação pode ser comprovado pelos excelentes números apresentados pelo produto em 2010. A Poupança da CAIXA alcançou até setembro deste ano o resultado de R$ 9,06 bilhões em captação líquida e um saldo total de depósitos de R$ 122,9 bilhões, o que representa um crescimento de 18,33% sobre o mesmo período de 2009. “A expectativa é de que a CAIXA apresente ao final deste ano uma captação líquida 25% superior à do ano de 2009, fato que pode ser atribuído, em grande parte, ao aumento da renda da população brasileira, especialmente das classes emergentes”, revela Humberto Magalhães, superintendente nacional de Pessoa Física Renda Básica da CAIXA.
Magalhães destacou ainda que a CAIXA busca divulgar a poupança como instrumento de educação financeira por meio de campanhas publicitárias dirigidas não só aos jovens, como no caso dos Poupançudos, mas também à população em geral. “A preocupação com o futuro, a criação de reservas para a realização de um sonho ou para enfrentar um imprevisto fazem da poupança uma importante opção de planejamento financeiro”, assinalou o superintendente.
A CAIXA registra 34,14% de participação de mercado e contabiliza hoje mais de 40 milhões de contas ativas. Além da segurança e liquidez, grandes atributos da Poupança da CAIXA, a boa rentabilidade do produto também é importante na avaliação dos investidores, visto que não há incidência de tributos sobre os rendimentos. A Poupança da CAIXA é isenta de tarifa de abertura e manutenção, não exige valor mínimo para abertura e são aceitos depósitos em qualquer dia do mês. Para abrir uma conta basta apresentar os documentos de identidade, CPF e comprovante de endereço em qualquer agência da CAIXA.

Sobre o ‘Folha Top of Mind’
O prêmio Folha Top of Mind, pesquisa anual do Instituto Datafolha, completa 20 anos em 2010. O levantamento deste ano foi realizado entre os dias 27 e 30 de julho, tendo como público-alvo a população com mais de 16 anos em 160 municípios de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
Ao todo, 204 pesquisadores fizeram as perguntas “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça, ou nos casos mais específicos, qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala de um determinado produto ou serviço?”. Em todos os casos, as respostas foram espontâneas, isto é, não foram apresentadas opções de escolha aos entrevistados.

VEM AI A LITERATA - FESTIVAL DE LITERATURA PROMETE MOVIMENTAR A CENA CULTURAL DA CIDADE


De 17 a 20 de novembro Sete Lagoas vai receber a Literata, festa literária com o tema "Guimarães Rosa" e uma programação recheada de atividades educativas e gratuitas. A realização do evento é assinada pela Iveco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura. Toda a programação acontecerá no Centro Cultural Casarão e na Praça Tiradentes, com uma estrutura especialmente montada para a festa. Segundo o idealizador e coordenador da Literata, Lúcio Carvalho, este é um presente da Iveco à cidade em comemoração aos 10 anos da empresa em Sete Lagoas. “Será um grande evento, com muitas parcerias, uma programação intensa, tudo gratuito, uma oportunidade para a população”, explica Carvalho.
Segundo o secretário de Cultura e Comunicação, Fredy Antoniazzi, um evento de literatura desse nível de produção que a cidade vai receber pode ser considerado o evento do ano. "Sabemos que o Brasil ainda é um pais que lê pouco, mas um evento literário como esse coloca Sete Lagoas no circuito de feiras e eventos. Demonstra que o esforço que viemos fazendo para democratizar a cultura está valendo a pena, com bons resultados", afirma o secretário.

Café da Manhã Especial

No dia 04 de novembro, a partir das 10h, no Centro Cultural Casarão, haverá uma apresentação do evento em um Café da Manhã Especial. É necessário confirmar presença.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Programação da TV Câmara passa a ser exibida também em CANAL ABERTO

Com esta medida as Reuniões Ordinárias voltam a ser transmitidas Ao Vivo



A partir da próxima semana toda a programação da TV Câmara de Sete Lagoas, que até então estava sendo exibida apenas pela TV Assembleia (Canal 11, a Cabo) passará a ser transmitida também em Canal Aberto, pela TV Centro Minas – ATV (antiga ETV: Canais 58 UHF e 09 a Cabo), mediante convênio firmado entre a Casa Legislativa e a empresa detentora da concessão deste canal de televisão. Com esta medida, a Câmara Municipal oportuniza uma maior gama de pessoas que não têm acesso à TV Fechada, a conferir todas as ações e projetos que são realizados pela Casa Legislativa em prol da população sete-lagoana. Uma grande novidade é com relação às Reuniões Ordinárias. A partir de agora, as Sessões Plenárias realizadas semanalmente voltam a ser transmitidas Ao Vivo pela TV Câmara. (Confira na tabela abaixo, os dias e horários de exibição de toda a programação nas duas emissoras).



Os programas



Atualmente, a TV Câmara detém de dois programas audiovisuais: o programa de entrevistas “Sete Lagoas em Debate” e o “Plenário Ao Vivo”. O “Sete Lagoas em Debate”, cuja estreia ocorreu serem abordados, basta enviar a sua sugestão para a equipe do programa através do e-mail: jornalismo@camarasete.mg.gov.br. Já o “Plenário Ao Vivo” consiste na transmissão das Reuniões Ordinárias e Extraordinárias realizadas semanalmente pela Casa Legislativa.

Em breve a TV Câmara estreará o telejornal “Legislativo Informa”, cujo objetivo será informar a população sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Poder Legislativo e a abrangência das mesmas no dia a dia da comunidade. Nesse sentido, serão feitas abordagens de projetos de relevância social que são discutidos e votados pelos vereadores em Plenário. A cada edição serão exibidas matérias jornalísticas gravadas “in loco”, com o intuito de comprovar os alcances e benefícios que a aprovação de determinada proposição vai trazer à comunidade.

Com estas medidas, a Câmara Municipal de Sete Lagoas comprova o seu dever de repassar à população sete-lagoana, todas as informações que lhe são de direito. Poder Legislativo Municipal: cidadania, poder e democracia!





DIAS E HORÁRIOS DE TRANSMISSÃO DA TV CÂMARA

ATV – Canal 58 UHF (Aberto) e Canal 09 a Cabo (Fechado)

“Plenário Ao Vivo”: transmissão das Reuniões Ordinárias. AO VIVO: às terças-feiras, às 15h

Programa de Entrevistas “Sete Lagoas em Debate”. Exibição: às sextas-feiras, às 21h

TV Assembleia - Canal 11 a Cabo (Fechado)

Programa de Entrevistas “Sete Lagoas em Debate”. Exibição: às sextas-feiras, às 13h00

Reprise: às segundas-feiras, às 13h00

“Plenário Ao Vivo”, Audiências Públicas, Sessões Solenes e Reuniões Especiais. Exibição: às sextas-feiras, às 13h30

Reprise: às segundas-feiras, às 13h30

100 anos da Ecola Arthur Bernardes




O projeto “Café com Prosa” foi criado para comemorar os 100 anos da escola com ex-alunos. Os secretários de Cultura e Comunicação Social e Educação foram convidados


A Escola Estadual Dr. Arthur Bernardes comemora 100 anos em 2010 e o projeto “Café com Prosa” propõe um bate-papo dos atuais alunos com ex-alunos. Os secretários de Cultura e Comunicação, Fredy Antoniazzi, e o de Educação, Fernando Campos, foram convidados para participar do projeto.

Apesar de ter estudado no Arthur Bernardes há 34 anos e de já ter visitado a escola em outras oportunidades, eu senti uma emoção imensa quando participei do projeto e tive a certeza de que o meu caráter, cidadania e a minha bagagem cultural também foram formados ali”, conta o secretário Fredy Antoniazzi. De acordo com o secretário Fernando Campos, a qualidade do ensino da escola é um exemplo, reflexo de tantos anos de história. “Os homens e mulheres, se bem formados, fazem toda a diferença no futuro”, afirma o secretário de Educação, elogiando o projeto.
A iniciativa é uma oportunidade para alunos que já têm talentos e também ajuda aqueles com dificuldade de aprendizagem. “Muitos alunos que não liam ou liam muito pouco, ganharam prêmio porque leram mais de 20 livros no ano, com projetos como esse”, conta a diretora. “Estamos numa fase que não temos muita crítica e opinião formada, então com essas conversas a gente aprende muito”, afirma a aluna do 5° ano, Clarice de Souza, em aprovação ao projeto.
Orçamento de 2011 será debatido em duas audiências públicas




Considerando que tramita na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 151/2010, de autoria do Poder Executivo, que “estima a receita e fixa as despesas do Município de Sete Lagoas para o exercício financeiro de 2011”, a Comissão de Fiscalização Financeira, Orçamentária e de Tomada de Contas (CFFOTC) da Casa Legislativa vai realizar nos dias 04 e 05 de novembro, das 13h30 às 18h30, audiências públicas no Plenário Deputado Wilson Tanure para discussão da mencionada proposição.

As audiências terão por objetivo apresentar detalhamentos e discussões do Projeto de Lei em análise, oportunizando os cidadãos de encaminharem seus pleitos, sugestões e opiniões, além de recolher subsídios ou informações úteis à tomada de decisão no processo de apreciação e votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2011.

Cabe aqui destacar que a LOA detalha a aplicação dos recursos do Município em obras e ações para o exercício financeiro seguinte. Ela é elaborada com base nas diretrizes anteriormente apontadas pelo Plano Plurianual (PPA) e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ambos definidos pelo Executivo a partir de discussões com a comunidade e posterior aprovação pela edilidade. Antes de virar Lei, a proposta orçamentária é analisada pelos vereadores que podem apresentar emendas ao projeto, de acordo com critérios estabelecidos pela LDO. As duas audiências públicas serão realizadas, a cada dia, mediante a seguinte programação:



Dia 04 de novembro, quinta-feira:



13h às 13h15: Abertura pelo presidente da CFFOTC, vereador João Pena (PMDB);

13h15 às 17h: Apresentação detalhada dos programas de Governo de acordo com ações propostas pelos órgãos da Administração Pública Municipal, representados pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, responsável pela consolidação e elaboração das mesmas. São eles: 1 – SAAE; 2 – Secretaria Municipal de Obras Públicas; 3 – Secretaria Municipal de Meio Ambiente; 4 – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo; 5 – Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito; 6 – Secretaria Municipal de Administração; 7 – Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão.

17h às 17h30: Manifestação dos vereadores inscritos;

17h30 às 18h: Manifestação dos munícipes inscritos;

18h às 18h30: Considerações finais e encerramento.



Dia 05 de novembro, sexta-feira:



13h às 13h15: Abertura;

13h15 às 17h: Apresentação detalhada dos Programas de Governo de acordo com ações propostas pelos órgãos da Administração Pública Municipal, representados pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão responsável pela consolidação e elaboração das mesmas. São eles: 1 – Secretaria Municipal de Educação; 2 – Secretaria Municipal de Saúde/Fundo Municipal de Saúde; 3 – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; 4 – Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Social; 5 – Secretaria Municipal de Assistência Social; 6 – Câmara Municipal.

17h às 17h30: Manifestação dos vereadores inscritos;

17h30 às 18h: Manifestação dos munícipes inscritos;

18h às 18h30: Considerações finais e encerramento.



As inscrições dos interessados para manifestação popular poderão ser efetuadas na Secretaria Especial de Comunicação da Câmara (sala 507, 5º andar, no prédio da Casa Legislativa), de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 11h e das 13h às 17h. Nos dias 04 e 05 de novembro, datas em que serão realizadas as mencionadas audiências públicas, os retardatários poderão se inscrever até as 14h30, junto a servidores da Câmara que estarão disponíveis para esta finalidade. Sua presença ou equipe ligada diretamente ao assunto será de fundamental importância para o êxito dos eventos.

terça-feira, 26 de outubro de 2010



Prefeito Maroca recebe aluna que vai participar do "Soletrando"


Aluna do 5o ano da rede municipal de ensino foi classificada para o programa da

rede Globo de televisão e é orgulho para a cidade





Lorena Stephanie tem 13 anos e é aluna da Escola Municipal Alípio Maciel. Segundo sua professora de Português, Maria de Oliveira, Lorena lê muito, é uma menina muito dedicada e estudiosa. "Ela tem o apoio da família também e isso conta muito", afirma Maria. A direção da escola realizou uma competição em que aquele que soletra melhor palavras de nível fácil, médio e difícil, é o vencedor. Lorena concorreu com 160 colegas e não só ganhou o concurso como também foi inscrita no programa "Soletrando", da rede Globo de televisão e foi selecionada para participar da etapa estadual nesta quinta-feira (27). Nesta etapa ela vai concorrer com 80 crianças de todo o estado.





O prefeito Mário Márcio Campolina Paiva e o secretário de Educação, Fernando Campos, receberam no gabinete na última segunda-feira (25) a aluna, junto de sua professora, Maria de Oliveira e a diretora da escola, Maria Lúcia França Leão. O vereador Renato Gomes também acompanhou a visita. "É um orgulho ver uma criança tão dedicada, inteligente, representando nossa cidade nessa competição. É sinal de que os profissionais da Educação estão atentos aos talentos das crianças", afirma o prefeito Maroca.





Segundo a diretora da escola todos os colegas estão muito felizes e empenhados na torcida. "Queríamos muito ir, acompanhar e dar uma força pra Lorena, mas já que não podemos, ficaremos aqui torcendo por ela", comemora Maria Lúcia. Enquanto isso, a aluna se prepara e afirma tranquila: "eu já gostava de ler e estudar, agora gosto mais ainda".
Incubadora de Sete Lagoas recebe 3 novos projetos de empreendimento




A Incubadora de Empresas de Sete Lagoas, instalada no UNIFEMM, deu início à pré-incubação de 3 novos projetos. Empreendedores locais identificaram e aproveitaram o apoio e orientação oferecidos para o desenvolvimento de seus planos de negócio. Instrumento básico e imprescindível para o sucesso de um empreendimento, o Plano de Negócios é um documento elaborados pelo empreendedor antes de constituir um novo negócio ou uma mudança significativa em um negócio já existente.

As pré-incubações em desenvolvimento são: HOMOSAPIENS – Escola de Planejamento, com implantação de um escritório local e visando uma nova abordagem de planejamento e implantação de ideias usando uma metodologia proprietária denominada TEvEP. A DPC Biomassa é uma empresa de tecnologia de ponta na produção em grande escala de carvão vegetal e depois de testar e consolidar por vários anos seu produto está inovando a sua maneira de comercializá-lo no mercado regional, estadual, nacional e internacional. O site 7 MELHORES – marketing inteligente é uma ideia inovadora de e-commerce lastreada numa pesquisa de opinião e satisfação dos clientes apontando as 7 melhores empresas em diversos segmentos de mercado.

A Incubadora de Empresas é fruto de um convênio firmado entre a SECTES – Secretaria de Estado de Tecnologia e Ensino Superior, a EMBRAPA, o SEBRAE-MG, a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, ACISEL – Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas e CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas de Sete Lagoas.
186° Serão Poético


Clube de Letras de Sete Lagoas realiza mais um encontro literário
O Clube de Letras de Sete Lagoas, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Social, convida para o 186° Serão Poético,

a realizar-se no dia 06 de novembro, sábado, às 20 horas, no auditório da Casa da Cultura "Francisco Timóteo Pereira", com

entrada franca.O evento vem comemorar o 143° Aniversário da Emancipação de Sete Lagoas e promete muitos recitais de poemas,

trovas, música, dança, teatro e "causos". Na oportunidade, o Canto Coral da Embrapa se apresentará enfocando os

Autores Sete-Lagoanos do ontem, do hoje, do sempre.

"Sete Lagoas é terna, pela Arte de seus filhos"

Dona Mariza da Conceição Pereira, uma das fundadoras e membra do Clube de Letras, além de apaixonada

pela arte e memória de Sete Lagoas
Conselho de Defesa Social realiza VII Seminário


Criado em 2001, o Comdessel atua de forma enfática e realiza seminário que discute o sistema prisional, o problema do crack e o contexto da segurança em Sete Lagoas
Dada a importância do VII Seminário de Segurança Pública, realizado pelo Conselho Municipal de Defesa Social de Sete Lagoas (Comdessel), muitas autoridades estiveram presentes na Casa da Cultura, na última sexta-feira (22) para discutir um assunto de interesse, a segurança pública na cidade. Os palestrantes convidados que iniciaram o debate foram o desembargador do Tribunal de Justiça de MG e vice-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, Dr. Herbert de Almeida Carneiro, e o professor e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública da PUC Minas, Sr. Luiz Flávio Sapori.



O primeiro deles, Dr. Herbert Carneiro, deu ênfase na necessidade de se aplicar a pena alternativa no sistema prisional no Brasil, o que concede mais dignidade e desperta nos detentos o desejo de reinserir na sociedade. “O Centro Administrativo foi construído, grande parte, com a mão de obra de presos do estado. Além do aspecto humano, penas alternativas geram menos gastos para o governo”, exemplifica o desembargador, em palestra. O professor Sapori, como é conhecido, abordou um polêmico tema do crack e expôs resultados de seu trabalho de pesquisa com essa droga, que tem sido determinante para o crescimento da violência no país. “O usuário do crack vive em ‘crackolândias’ e é capaz de ficar de quatro a cinco dias só fumando a pedra. Ele rouba qualquer coisa para fazer uso dessa droga”, afirma Sapori.



Além das duas principais palestras, que contribuíram para fomentar o debate e gerar reflexão nos presentes sobre as causas e perspectivas para a segurança em Sete Lagoas, o seminário deu a oportunidade para que os chefes dos órgãos de Defesa Social se pronunciassem em painéis. “Acho fundamental que o Conselho esteja cada vez mais fortalecido e articulado, conseguindo reunir tantos nomes importantes na busca por soluções e alternativas à violência na nossa cidade”, parabeniza o prefeito Maroca, à presidente do Conselho, Maria das Graças Mendes de Almeida. Segundo Maroca, Sete Lagoas deu um importante passo com a contratação de presos para auxiliar na limpeza urbana da cidade. “O Presídio e a Codesel estão juntos articulando com o empresariado local para a contratação de mais detentos para trabalhar nas grandes empresas”, afirma o prefeito.



Para a presidente do Comdessel as conquistas têm sido reflexo do trabalho de parceria com todos os órgãos de defesa social, mas ainda tem muito trabalho pela frente. “Conseguimos trazer o Olho Vivo para a cidade, a nova sede da Polícia Rodoviária e melhorias no Presídio. Mas é preciso atuar mais na prevenção, com iniciativas em Educação, Esportes e Lazer e Cultura, para que possamos ver mais mudanças”, afirma Maria das Graças.



Homenagens

O Comdessel rendeu homenagens ao deputado federal Márcio Reinaldo, ao Major Giovane Idalmo de Faria e a Eudécia Ferreira Machado Menezes, já falecida, mas que em vida contribuiu de forma efetiva para a segurança pública na cidade.



Estiveram presentes o prefeito Mário Márcio Maroca, que fez a abertura oficial do evento, o deputado federal Márcio Reinaldo, os vereadores Renato Gomes, Gilberto Doceiro, o líder do prefeito na Câmara, Marcelo da Cooperselta, além dos representantes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícias Civil, Militar e Rodoviária, agentes penitenciários e membros comdessel.

domingo, 24 de outubro de 2010

Mercado tem grande carência


de profissionais graduados

em Gestão Comercial



A dinâmica do mercado está cada vez mais competitiva. O desenvolvimento e a técnica são fundamentais para o desenvolvimento dos negócios. A inserção do e-commerce, as novas relações de parcerias e o domínio de modernas técnicas de CRM são fatores preponderantes para o sucesso empresarial. Porém, o mercado de trabalho sofre com a carência de profissionais qualificados para atendimento a clientes seletivos, bem como no trato com produtos e serviços de alta qualidade. Pensando nisso, a Faculdade Avance abre inscrições para o curso superior de Gestão Comercial. O profissional poderá atuar no mercado de trabalho como supervisor .



Garanta já sua sustentabilidade no mercado de trabalho.

Estude na Faculdade Avance!

clientes efetivos e potenciais; ser empreendedor em negócios comerciais próprios, trabalhar como gerente de lojas e outros estabelecimentos comerciais; e ser um executivo de vendas ou gestor de equipe de vendas ou atuar como assessor da direção comercial. O aluno formado poderá registrar seu diploma no CRA (Conselho Regional de Administração).

Além desse curso, a Faculdade Avance também está ofertando, para o vestibular com inscrições até 26 de novembro, os cursos de Pedagogia, Marketing, Administração (Processo Gerenciais), Logística, Gestão da Produção Industrial, Comércio Exterior, Gestão Pública, Secretariado e Gestão Financeira. Cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC. Inscrições podem ser feitas na Faculdade Avance, que funciona no prédio do Colégio Regina Pacis (79 anos), na Praça Tiradentes, 34, das 15 às 22 horas, ou na loja Cortinas Carnot, na Rua Renato Feio, 197 (em frente à Rodoviária), das 8 às 18 horas. Informações pelos telefones 3774-6666 ou 3771-5554.

Pós-graduação

A qualificação é hoje fator primordial para quem quer melhor colocação no mercado. A Faculdade Avance também oferece curso de espacialização nas áreas Contábil, Administrativa, de Saúde, de Direito e Educacional. Matrículas abertas para janeiro de 2011.

Homenagem aos Mestres

Como ninguém, você exerce com maestria essa função. Você, professor, já foi criança. Ontem, você não entendia muitas coisas. Hoje, precisa se fazer entender, criar soluções. No seu dia a dia, a sua capacidade de amar é colocada a disposição de todos. Quando você volta para casa, a tarefa ainda não está terminada, mas a sua consciência está em paz.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A União Represenativa de Classe teve reunido na Ilha do Milito

 Varios menbros esteve presente na reunião que foi realizado na ilha nesta quarta-feira no dia 20 de Outubro. O que me chamou atenção foi a volta o Rubens  Cateano  de Albuquerquer ao Sesi de Sete Lagoas, ele foi por  mais de 4 anos gerente da Unidade do Senac daqui de Sete Lagoas. Ele mostrou que vai fazer junto da Gerencia  Sesi, que já tem experiência com o sistema S de ensino. Outro que  me chamou também atenção foi o vereador e também presidente da Câmara Municipal  Duílio de Castro Faria eleito a Deputado Estadual por Sete Lagoas e região.A pergunta que foi feita para ele na reunião foi se ele vai ficar na Assembléia por 4 anos seguido. Segundo o Deputado eleito que vou a promesa que ele fez na sua campanha para o população que votou no mesmo. Tomara que seja verdade.Aproveitei a oportunidade de perguntei se seria interessante fazer uma lei que dava também autonomia aquele funcionário  efetivo a votar na época da eleição de câmara, para evitar bargana entre os vereadores. Acharam interessante.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Prefeitura na Luta contra o abuso sexual Infanto-Juvenil



Junto de diversas frentes da sociedade, a Secretaria de Assistência Social se empenha para os avanços na discussão. O Seminário do PAIR foi um dos importantes passos




O Seminário do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR) foi um importante passo que diversos segmentos da sociedade deram juntos, na última segunda-feira (18), no auditório do SENAI. O evento foi uma oportunidade de apresentar para o público presente o resultado de um árduo trabalho, o Plano Operativo Local (POL), que visa nortear os serviços da assistência social na cidade, relacionados ao combate do abuso sexual infanto-juvenil.Também no evento 32 Agentes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente receberam os certificados de formação por terem participado, durante seis meses, de um curso oferecido pela UFMG para capacitar os cidadãos e os profissionais da rede de assistência. O trabalho de conclusão deste curso foi a elaboração do POL pelos 32 agentes. “Este curso tem como finalidade possibilitar a disseminação da metodologia da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente”, explica a coordenadora do CREAS, Jocélia Rosa Silva, que participou da capacitação em 2009 e foi uma das responsáveis por multiplicar os conhecimentos dos cursos para os 32 agentes.


INTERAÇÃO



Uma característica peculiar e fundamental deste processo de aprendizagem foi a integração de setores diferentes do município. Participaram representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Polícias Civil e Militar, além de três jovens do Serpaf. “Tivemos a oportunidade de ajudar no processo de construção do POL, mostrando a nossa realidade e fortalecendo o documento”, afirma com convicção Talisson Leite, ainda jovem e já tão enturmado com o assunto e com as políticas públicas que ajudam a sociedade a vencer a violência em todas as suas formas. “Continuamos nossos encontros a cada 15 dias, mesmo depois do curso, agora para criarmos o Conselho da Juventude”, complementa ele.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cidinha Canabrava, o seminário e a criação do Plano marcam um compromisso da cidade em fazer cumprir o que determina o documento. “Hoje conseguimos perceber os avanços, o trabalho em rede ajuda no combate a esse crime pervers o e complexo da nossa sociedade. Essa metodologia de trabalho deveria ser aplicada a todos os segmentos”, defende a secretária sobre a forma interativa na qual o POL foi construído.
Estiveram presentes no evento muitos profissionais da área da assistência não só da cidade, mas também do estado, o juiz Dr. Edilson Rumbelsperger e o vereador Renato Gomes, dentre outras autoridades.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010


Prefeitura realiza fórum para discutir a violência

Fórum PAIR/Minas pretende reunir movimentos sociais e políticos para fortalecer as ações de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, vai realizar na próxima segunda-feira (18), no Senai, das 13h às 17h, o Fórum PAIR/Minas, que tem como meta fortalecer a política de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil no município. “O PAIR, Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro, foi implementado em Sete Lagoas no mês de junho de 2009 e este fórum é um importante passo na luta contra a violência infantil”, afirma a secretária de Assistência Social, Cidinha Canabrava.


Além de discussões, o Fórum vai contar com a apresentação do grupo de teatro do Serpaf, composto por crianças e adolescentes que, muitas vezes, viveram a violência em suas vidas e transformaram suas realidades, enfrentaram a vioolência, por meio da arte. Ainda no Fórum será apresentado o Plano Operativo Local (POL), que vai nortear as ações anti-violência na cidade e certificados serão entregues àqueles profissionais que se capacitaram em um curso de formação de Agentes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, realizado em Sete Lagoas.
Diversas frentes estão envolvidas no propósito de garantir mais dignidade às crianças e adolescentes da cidade e região, dentre elas o governo municipal, autoridades políticas, conselhos municipais e ONG’s da cidade, os quais estarão presentes no Fórum PAIR/Minas, na próxima segunda-feira (18), no Senai, à Avenida Prefeito Alberto Moura, 60.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pimentel 133 - Amigos do Fernando Pimentel - Senador Minas

A candidata e o presidente Lula participam de carreata que vai percorrer praças, ruas e avenidas da capital, com treze pontos de mobilização em todo o trajeto, e encerram o roteiro com ato público na Praça Sete

A campanha Dilma presidente vai tomar conta de Belo Horizonte neste sábado, 16. Ao lado do presidente Lula, a candidata fará uma longa carreata pelas principais ruas da capital que será encerrada com um ato público na Praça Sete. A concentração para a carreata será iniciada às 8h na Praça do Papa e em seguida Dilma e Lula percorrem várias ruas e avenidas da capital até chegarem à Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. Desde a retomada da campanha, após o primeiro turno das eleições, esta será a segunda vez que Dilma vem a Belo Horizonte e outras agendas já estão previstas para as próximas semanas.

Confira o roteiro da carreata e quem estará nos pontos de mobilização apoiando Dilma:

Praça do Papa, avenida Afonso Pena, Praça Milton Campos, entra à direita na avenida do Contorno, entra à direita na avenida Cristóvão Colombo, Praça da Savassi, Praça da Liberdade, avenida Bias Fortes, rua São Paulo, segue a rua São Paulo até a Padre Belchior, entra na avenida Paraná, entra à direita na rua dos Caetés, segue a rua dos Caetés até a avenida Amazonas, sobe a avenida Amazonas até a Praça Sete.

Pontos de mobilização

1. Praça Milton Campos - Juventude

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Templo 8 é também galeria comercial




Com apoio da Prefeitura e empresariado local, o Templo 8 inaugura na próxima quinta-feira (21) uma galeria comercial onde os artistas poderão expor seus trabalhos .A partir da próxima quinta-feira (21), a partir das 18h, Sete Lagoas vai contar com uma galeria de arte comercial, um espaço onde artistas locais, da região, do país e até mesmo de fora do Brasil poderão expor seus trabalhos com a finalidade de vendê-los. A iniciativa foi da artista plástica Adriana Drummond, que procurou a proprietária da galeria de arte do aeroporto Tancredo Neves, Haydée Muglia, e propôs uma parceria em Sete Lagoas. O resultado desse contato foi a reunião de obras de arte de 17 pintores, escultores, gravadores e desenhistas mineiros na inauguração da primeira exposição da Galeria, no Templo 8 (Praça Tiradentes, 240), que vai durar até o dia 22 de novembro deste ano.

“Convidei Haydée para fazer a consultoria de arte e ela reuniu nomes muito importantes da cena cultural, o que é maravilhoso para a cidade e para os artistas locais, que terão um espaço privilegiado para expor”, afirma Adriana Drummond. Ainda de acordo com a artista e empresária, Sete Lagoas precisa de um local de constante convívio dos artistas. “Sinto a necessidade de abrir o Templo e fazer daquele espaço um ponto de referência não só para artistas, mas também para decoradores, arquitetos e para o público em geral, um local para se consumir arte”, explica ela.

Catálogo de artistas



O Templo 8 Galeria de Arte já nasce com a proposta de catalogar o trabalho de artistas, para que a próxima exposição comece a ser planejada. Os interessados devem apresentar currículo e portifólio, contendo fotos das obras de arte, no próprio Templo 8, de segunda a sexta-feira de 13h às 19h e aos sábados de 10h às 15h. Este é também o horário de funcionamento da própria galeria para visitas.



Amigos do Templo



Para a realização do evento de inauguração da Galeria, Adriana Drummond contou com a parceria da Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação e das empresas Felt Lúmina, Grupo Foco, Oligon e Arte Cor, dentre outras.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Quando o povo de Israel conquistou Jerusalém, fez dali o centro nervoso de seu reinado. Davi, então rei, já morava em um suntuoso palácio. Um dia achou que não era certo ele morar em uma grande e complexa edificação de pedras e madeira e a Arca da Aliança habitar em uma tenda de tecido, o Tabernáculo. Cultivou em seu coração a ideia de construir um grande templo para Deus, um prédio fixo em que tudo seria feito como no Tabernáculo, mas com um caráter permanente.O segundo livro de Samuel, em seu sétimo capítulo, mostra claramente Davi contando a Natã, profeta e braço direito do rei, seu intento. Todavia, Deus deixou bem claro que Davi não construiria o templo, mas seu filho e sucessor. Contudo, Davi poderia começar a estocar o material para a grande empreitada (leia 1 Crônicas 28. 2 – 6).
Quando Davi sentia que seus dias na Terra acabariam, chamou seu filho Salomão e determinou que ele subisse ao trono após a morte do pai, como foi feito.O reinado de Salomão foi marcado pela paz de Israel com os povos do mundo conhecido na época, pela sabedoria do monarca (concedida a ele por Deus conforme seu pedido) e por muito luxo e ostentação.Mas não só o luxo chamou a atenção na construção do grande templo. A organização da grande obra foi algo sem igual em se falando de construções da época, com os melhores profissionais dos mais diferentes lugares. Milhares de homens participaram da obra. Para cortar a madeira – cedro do Líbano e ciprestes – foram designados 30 mil homens. Só para o corte de pedras em Jerusalém foram 80 mil profissionais. Os demais foram cerca de 70 mil operários de serviços gerais e seus superintendentes. Enquanto as madeiras e rochas eram matérias-primas locais, foram importados o ouro, a prata e outros metais das melhores procedências da época. Reis aliados de Israel também contribuíram na obra. Hirão, rei de Tiro, por exemplo, enviou a Salomão seus melhores arquitetos e artesãos.



O local da obra seria o Monte Moriá, onde Deus teria aparecido a Davi e onde Abraão teria levado seu filho Isaque para sacrificá-lo, sendo salvo disso por um anjo que segurou sua mão (leia II Crônicas 3. 1).



Ao todo, o templo foi construído em sete anos. Era famoso não somente por seu tamanho colossal, mas sobretudo pelo esmero da obra, que utilizou do melhor então disponível em se falando de tecnologia e arte. No livro de I Reis, detalhes mostram o estilo da construção, bem como sua realização: as pedras e diversos materiais eram levados prontos para seu uso, sem que fossem quebrados ou serrados no local.



Era o prédio mais suntuoso de que se tinha notícia, com diversas câmaras e antecâmaras, reproduzindo no centro de tudo a mesma conformação do antigo Tabernáculo – que, desmontado, teria sido levado e guardado no templo. Era um grande complexo com objetos de arte e utensílios luxuosos em cada centímetro de sua extensão.Para a festa de inauguração, Salomão realizou uma grande cerimônia que durou sete dias, com a presença do povo israelita e de representantes dos povos aliados. A Arca da Aliança foi levada para o Santo dos Santos, e uma nuvem encheu a sala para velar a presença de Deus (leia I Reis 8. 1 – 11).Deus abençoou o templo e prometeu sua proteção a Israel, mas somente enquanto o povo mantivesse sua fé incorruptível. Se a idolatria fosse introduzida, não somente Israel seria punido, como o templo seria destruído.Rodrigo Silva, arqueólogo encarregado do Museu de Arqueologia Bíblica Paulo Bork, em Engenheiro Coelho (SP), conta: “O templo, infelizmente, trouxe a ‘burocracia religiosa’, pois enquanto no Tabernáculo os fiéis conversavam com os sacerdotes, no grande templo se Salomão as ofertas e sacrifícios passavam por várias pessoas até chegarem aos sacerdotes”. Além disso, segundo o professor Rodrigo, o povo de Israel não tardou a idolatrar, de certa forma, o próprio templo, que passou a ser o orgulho de Israel.Anos mais tarde, a corrupção e a idolatria dos israelitas fez com que a Palavra de Deus não voltasse atrás e Israel fosse derrotada pelos babilônios, reinados por Nabucodonosor. O templo, orgulho do povo judeu até hoje, foi dilapidado, saqueado, destruído até em seus alicerces. De nada adiantou tanto apuro na construção, tanta tecnologia de ponta, tanto luxo, se o povo se aproximou da obra de suas próprias mãos, mas se afastou de Deus. Enquanto o templo tinha em Deus sua razão de existir (aplicando-se uma analogia entre o prédio e o povo de Israel), manteve-se de pé, incólume. Quando o próprio templo passou a ser o centro das atenções, e não o Deus Todo Poderoso para quem ele havia sido erguido, não ficou pedra sobre pedra nem dele e nem de Jerusalém. Novamente o povo israelita era subjugado por outra raça, como no passado.Sei que esse templo que será edificado em São Paulo,será o maior acontecimento para os cristãos do mundo todo, será visitado por pessoas de todo mundo, pois não só a beleza do Templo , mas a glória de Deus estará presente de dia e de noite, e o fogo no altar estará aceso, jamais se apagará, esse plano de construir o templo de Salomão veio do coração de Deus!! segue em frente Bispo Macedo!! Vitória Homem de Deus!!!


Depois da visita do secretário do MDS, hortas comunitárias locais são indicadas como exemplo de sucesso para municípios brasileiros que querem aproveitar áreas ociosas para produção de alimentos, como Diadema, na Grande São PauloO modelo de agricultura urbana de Sete Lagoas ganha repercussão pelo país. Nos dias 6 e 7, representantes da Prefeitura de Diadema visitam as hortas comunitárias setelagoanas para conhecerem a experiência de sucesso de produção agrícola em áreas ociosas dentro dos municípiosO interesse do diretor de Segurança Alimentar da cidade da Grande São Paulo, Antônio Rodrigues, pelas hortas surgiu após indicação do secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Crispim Moreira, o qual considera a experiência setelagoana como um exemplo a outras cidades brasileiras. Moreira esteve há três meses em Sete Lagoas para analisar a execução dos programas do governo federal de combate à fome. “Fiquei muito bem impressionado com as iniciativas do município e as aplicações dos recursos do MDS”, afirmou o secretário nacional .A horta do Vapabuçu foi o primeiro ponto visitado por Rodrigues e equipe, onde conheceram as 140 quadras que sustentam 97 famílias. O diretor de Segurança Alimentar de Diadema disse estar impressionado com a experiência de produção de alimentos dentro da cidade. No município paulista, as hortas foram criadas há quatro anos e empregam 20 famílias, em contraponto às 340 de Sete Lagoas. “Vamos buscar financiamento do governo federal para ampliar o programa de agricultura familiar”, diz Rodrigues.
Na visão do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eder Bolson, a falta de áreas urbanas para criar canteiros produtivos pode ser solucionada com o aproveitamento de áreas inutilizadas pelas companhias de abastecimento de energia elétrica, exemplifica. “Há um pacote de benefícios caso as cidades brasileiras adotem as hortas como fez Sete Lagoas”, ressalta Bolson, mostrando que além da movimentação da economia, os canteiros de produção agrícola trazem mais saúde, bem-estar e promovem o cooperativismo entre os cidadãos.

O educador social do departamento de Políticas Públicas e Economia Solidária de Diadema, Luis Antônio dos Santos, explica que a cidade da Grande São Paulo busca alternativa a uma região industrial que possui 250 mil desempregados. Em novembro do ano passado, uma lei municipal reconheceu a atividade de economia solidária e o executivo começou a estimular o associativismo entre os moradores por meio de uma incubadora de empresas. Atualmente, dez grupos solidários são acompanhados pela prefeitura paulista como forma de resgatar o sentido de trabalho em conjunto sem o risco da demissão. Santos aponta que uma das soluções encontradas foi a padaria comunitária, a qual passou a abastecer os eventos e cerimoniais do poder executivo de Diadema. “O desafio é quebrar a corrente do individualismo”, declara o educador social.




INCENTIVO ÀS HORTAS COMUNITÁRIAS

Aliado aos investimentos em infraestrutura e equipamentos, os agricultores das hortas comunitárias de Sete Lagoas contam com acompanhamento técnico da Prefeitura, Embrapa e Emater. Desde 2009, o governo do prefeito Mário Márcio Maroca amplia os pontos de comercialização dos alimentos da agricultura familiar, com a reestruturação da Feira da Boa Vista, a reativação da Feira Orgânica do Jardim Arizona e a abertura da Feira da Estiva. Os próximos pontos de venda de hortifrutigranjeiros serão na Lagoa do Cercadinho em Fazenda Velha.O secretário Bolson acrescenta que a implantação do Banco de Alimentos a partir de 2011 modernizará a distribuição da produção de frutas, verduras e legumes na cidade, evitando o desperdício, eliminando a entressafra e fornecendo alimento a 36 entidades assistenciais e os Restaurantes do Trabalhador e Popular. Ao lado dessa rede, o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar em Sete Lagoas dá destino certo à produção de 200 pequenos agricultores, os quais têm renda anual de R$ 3,5 mil.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Um marco para a economia local”


Prefeito Mário Márcio Maroca prestigia inauguração do shopping Sete Lagoas



A inauguração do complexo com 117 lojas, o primeiro shopping da cidade, foi momento de comemoração para todos, sociedade, empresas e poder público, já que a iniciativa representa o crescimento de Sete Lagoas, proporciona geração de renda com a criação de 1200 empregos diretos e permite que a economia local se movimente. Tais benefícios serão visíveis a curto prazo, haja visto a enorme quantidade de pessoas presentes na última terça-feira (05), e a tendência é que mais empregos sejam gerados à medida que a demanda da cidade e região crescer. Para prestigiar o empreendimento da BrMalls, que conta com opções de compras, lazer e gastronomia, estiveram presentes diversas autoridades locais, como secretários municipais, o recém eleito a deputado estadual, Duílio de Castro, a deputado federal Eduardo Azeredo e o empresário e idealizador do Shopping, Antônio Pontes, dentre tantos outros.



“Eu vejo essa iniciativa como um marco para a economia local, começar gerando 1200 empregos representa o reconhecimento de que nossa cidade está crescendo muito. Um shopping não se instalaria aqui sem uma pesquisa sobre mão de obra qualificada e análise sócio-econômica, Sete Lagoas é a bola da vez”, afirma o prefeito Maroca, muito contente com a enorme procura da população já no primeiro dia. O prefeito acredita também que a tendência é melhorar muito e os investimentos crescerem ainda mais para a cidade. “A expectativa é de que a arrecadação seja de R$ 1 bilhão a mais. Para uma cidade com um PIB de R$ 3,5 bilhões esse aumento é muito significativo e a população ganha diretamente com o aumento significativo também na arrecadação municipal”, comenta otimista o prefeito Maroca.



De acordo com o superintendente do shopping, Dennison Coelho, o empreendimento nasce com a responsabilidade de concentrar a população e a economia de, pelo menos, 19 cidades da região. “Contamos com grandes marcas, uma estrutura de alto nível, 26 mil m² construídos e a geração de mais de mil empregos diretos. Não tem por que ir a Belo Horizonte mais para fazer compras”, argumenta o superintendente, sobre a importância de aquecer a economia local.



Lazer e Convivência

A proposta é também proporcionar à família oportunidade de convivência. O complexo conta com uma praça de alimentação e uma área de convivência, na porta do shopping, já batizado de Pátio das Águas, com uma agradável fonte de água, onde o grupo pretende realizar eventos culturais e festivos durante todo o ano.



Funcionamento

O shopping estará aberto de domingo a segunda, de 10h às 22h horário e o Pátio das Águas, que conta com bares e restaurantes na parte de fora do prédio, funcionará até 00h, uma excelente opção de lazer para a família e os amigos.
Festa Literária em Sete Lagoas vai homenagear Guimarães Rosa


O encontro de especialistas da literatura nacional em prol da cultura promete movimentar a cena com programação intensa, gratuita e de qualidade.Sete Lagoas vai receber a Literata, primeira festa literária, entre os dias 17 e 20 de novembro, no Centro Cultural Casarão e Praça Tiradentes, com total apoio da Prefeitura e realização da Iveco por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet). Na última terça-feira (05) a coordenação do evento se encontrou com o secretário de Cultura e Comunicação Social, Fredy Antoniazzi para acertar detalhes da parceria. Segundo o idealizador e coordenador da Literata, Lúcio Carvalho, este é um presente da Iveco à cidade em comemoração aos 10 anos da empresa em Sete Lagoas. “Será um grande evento, com muitas parcerias, uma programação intensa, tudo gratuito, uma oportunidade para a população”, explica Carvalho.



A festa tem como meta proporcionar momentos para se discutir a literatura brasileira e o seu papel na construção de uma sociedade, além de analisar o contexto social a partir da perspectiva Roseana, ou seja, a partir das obras de Guimarães Rosa, escritor homenageado no primeiro encontro com esse formato em Sete Lagoas. A programação conta com oficinas, espaço para crianças, plenárias e debates, feira de livros, gastronomia, exposição fotográfica, dentre tantas outras atividades. “A ideia é trazer especialistas da área da literatura, mas também valorizar muita gente daqui de Sete Lagoas, estamos trabalhando com muitos nomes da cidade e em parceria com empresas locais”, afirma Lúcio Carvalho. Um exemplo disso é que a curadoria local é de responsabilidade de Sérgio Silva, professor de literatura contemporânea da Unifemm.



Programação

As três oficinas da Literata serão voltadas para os professores da rede pública municipal, para os alunos também da rede municipal e para os detentos da Apac de Sete Lagoas. A expectativa é ministrar oficinas para 360 crianças, 35 professores e 20 presos. Além disso, o projeto Sempre Um Papo terá um espaço na programação, que é toda gratuita e para todas as idades.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

APAE – SL promove Baile em comemoração aos seus 40 anos


Dando continuidade as comemorações de seus 40 anos de atuação em Sete Lagoas, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) promoverá, no próximo dia 12 de novembro, o Baile APAE 40 anos.O evento será realizado no Salão Nobre do Clube Náutico e contará com a animação da Banda Skarpa’s, que promete um show memorável. A apresentação dos músicos terá uma duração superior a cinco horas, uma verdadeira viagem musical, com os maiores sucessos das décadas de 60, 70, 80 até a atualidade. O público ainda poderá conferir, durante os intervalos no show da Skarpa’s, a Bateria Show de Bola, que não deixará ninguém parado.O Baile APAE 40 anos faz parte das ações que a entidade vem realizando desde agosto em comemoração a suas quatro décadas de trabalho em prol da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e visa, além de coroar este trabalho, arrecadar fundos para manutenção da instituição.

Serviço

Evento: Baile APAE 40 anos

Data: 12 de novembro (sexta-feira) às 22h

Local: Clube Náutico – Salão Nobre (Rua Santa Luzia, 817, Sete Lagoas - MG)

Convites Antecipados: R$ 25,00

Vendas: APAE – SL: Av. José Sérvulo Soalheiro, 894

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Marina,... você se pintou?


Maurício Abdalla [1]

“Marina, morena Marina, você se pintou” – diz a canção de Caymmi. Mas é provável, Marina, que pintaram você. Era a candidata ideal: mulher, militante, ecológica e socialmente comprometida com o “grito da Terra e o grito dos pobres”, como diz Leonardo Boff.

Dizem que escolheu o partido errado. Pode ser. Mas, por outro lado, o que é certo neste confuso tempo de partidos gelatinosos, de alianças surreais e de pragmatismo hiperbólico? Quem pode atirar a primeira pedra no que diz respeito a escolhas partidárias?

Mas ainda assim, Marina, sua candidatura estava fadada a não decolar. Não pela causa que defende, não pela grandeza de sua figura. Mas pelo fato de que as verdadeiras causas que afetam a população do Brasil não interessam aos financiadores de campanha, às elites e aos seus meios de comunicação. A batalha não era para ser sua. Era de Dilma contra Serra. Do governo Lula contra o governo do PSDB/DEM. Assim decidiram as “famiglias” que controlam a informação no país. E elas não só decidiram quem iria duelar, mas também quiseram definir o vencedor. O Estadão dixit: Serra deve ser eleito.

Mas a estratégia de reconduzir ao poder a velha aliança PSDB/DEM estava fazendo água. O povo insistia em confirmar não a sua preferência por Dilma, mas seu apreço pelo Lula. O que, é claro, se revertia em intenção de voto em sua candidata. Mas “os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz”. Sacaram da manga um ás escondido. Usar a Marina como trampolim para levar o tucano para o segundo turno e ganhar tempo para a guerra suja.

Marina, você, cujo coração é vermelho e verde, foi pintada de azul. “Azul tucano”. Deram-lhe o espaço que sua causa nunca teve, que sua luta junto aos seringueiros e contra as elites rurais jamais alcançaria nos grandes meios de comunicação. A Globo nunca esteve ao seu lado. A Veja, a FSP, o Estadão jamais se preocuparam com a ecologia profunda. Eles sempre foram, e ainda são, seus e nossos inimigos viscerais.

Mas a estratégia deu certo. Serra foi para o segundo turno, e a mídia não cansa de propagar a “vitória da Marina”. Não aceite esse presente de grego. Hão de descartá-la assim que você falar qual é exatamente a sua luta e contra quem ela se dirige.

“Marina, você faça tudo, mas faça o favor”: não deixe que a pintem de azul tucano. Sua história não permite isso. E não deixe que seus eleitores se iludam acreditando que você está mais perto de Serra do que de Dilma. Que não pensem que sua luta pode torná-la neutra ou que pensem que para você “tanto faz”. Que os percalços e dificuldades que você teve no Governo Lula não a façam esquecer os 8 anos de FHC e os 500 anos de domínio absoluto da Casagrande no país cuja maioria vive na senzala. Não deixe que pintem “esse rosto que o povo gosta, que gosta e é só dele”.

Dilma, admitamos, não é a candidata de nossos sonhos. Mas Serra o é de nossos mais terríveis pesadelos. Ajude-nos a enfrentá-lo. Você não precisa dos paparicos da elite brasileira e de seus meios de comunicação. “Marina, você já é bonita com o que Deus lhe deu”.

Horta do Vapabuçu ganha melhorias


Prefeitura instala nova rede elétrica. Parceria traz sistema de irrigação com tanque lonado



Da Comunicação/ Prefeitura de Sete Lagoas



Os 97 produtores da horta comunitária do Vapabuçu contam com nova rede elétrica e sistema de irrigação interligado a um tanque de lona. As melhorias foram inauguradas no final de setembro e fazem parte das estratégias do governo Maroca para dar mais qualidade ao trabalho da agricultura familiar.



Em meio a cinco hectares de área da horta, 140 quadras são destinadas ao plantio de hortaliças. Com a troca de postes de luz e da fiação, a Prefeitura pretende garantir energia suficiente para aumentar a produtividade e iniciar a diversificação dos alimentos, a partir das 50 mudas doadas ao pomar que será criado no Vapabuçu.



A rede elétrica é acompanhada da substituição do antigo sistema de irrigação por outro de maior capacidade e vinculado ao novo tanque de 400 mil litros. “Essa é uma conquista que veio após 17 anos de espera”, conta o instrutor da Prefeitura na horta, Luiz Islande Batista. A benfeitoria foi realizada pela Petrobras, Embrapa e Associação dos Produtores do Vapabuçu, com auxílio da administração municipal. “Hoje não falta água na horta”, garante o diretor de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Frederico Campos.



Batista antecipa que o Vapabuçu trabalha a produção de composto orgânico na própria horta, economizando recursos dos produtores. “Dentro de dois a três meses, teremos a tecnologia implantada”, diz o instrutor.
Rei do Mato: rumo ao cenário nacional

Obras de reforma do atrativo turístico são acompanhadas de trabalho da Prefeitura e Governo do Estado para fortalecer imagem de Sete Lagoas



Os visitantes do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato já podem aproveitar parte das melhorias feitas no atrativo turístico de Sete Lagoas. Novas luzes são testadas há um mês e direcionam os olhares das expedições pelos 220 metros de extensão dos quatro salões da gruta, passando pelas formações de estalagmites e pelas duas raras colunas de espeleotemas com 12 metros de altura e 25 centímetros de diâmetro. O sistema de iluminação é coordenado por programa de computador e contém microlâmpadas de LED, as quais geram maior luminosidade sem aquecimento do ambiente e economia de energia elétrica. No lado externo da gruta, um complexo receptivo está em fase final de obras e abrigará mini-auditório, sala para exposição de artes, lanchonete e loja de artesanato. A reforma é realizada pelo governo estadual, em um investimento de R$ 1,57 milhão.



Enquanto o atrativo passa por reformas, a Prefeitura de Sete Lagoas e o governo de Minas Gerais trabalham para estruturar a cidade como polo regional de turismo. “Investir nesse setor é diversificar a economia, gerar emprego e proporcionar mais qualidade de vida aos setelagoanos”, acredita o prefeito Mário Márcio Maroca.



Em setembro, quatro consultores internacionais do programa de voluntariado da Organização Mundial de Turismo visitaram a cidade e entrevistaram representantes do poder público, sociedade civil e comunidade do entorno da gruta. Com os dados em mãos, dentro de quatro meses, o município terá um plano estratégico de desenvolvimento do turismo, integrando a Rei do Mato ao projeto Rota Lund do governo estadual, o qual cria um roteiro que une os atrativos do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ainda no mês passado, a Fundação Getúlio Vargas realizou um estudo de competitividade turística de Sete Lagoas. Outras 16 cidades mineiras classificadas pelo governo do Estado como Destino Indutor de Turismo também receberam o diagnóstico.



FORMAÇÃO DA CADEIA TURÍSTICA

Os taxistas de duas cooperativas foram os primeiros profissionais da cadeia turística local a participarem de um curso de capacitação, visando mostrar as histórias dos pontos e atrativos setelagoanos. A intenção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo é levar a formação para atendentes de hotéis, garçons e outros profissionais do setor.



A partir deste semestre, começou a formação para a Copa do Mundo de 2014. Cursos gratuitos de inglês e espanhol já fazem parte dos aprendizados de 150 agentes turísticos da região de Sete Lagoas. Através da plataforma de ensino a distância desenvolvida pelo programa nacional “Olá, Turista”, do Ministério do Turismo e Fundação Roberto Marinho, a intenção é oferecer os três níveis (básico, intermediário e avançado) dos idiomas em um ano, com provas on-line em cada etapa.



Neste final de ano, governo municipal pretende iniciar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de Sete Lagoas para direcionar as ações e investimentos de acordo com o que a sociedade e a cadeia turística anseiam.



VISITAS NA GRUTA REI DO MATO

Desde 2009, o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato é Unidade de Conservação de Proteção Integral, em uma gestão partilhada da Prefeitura, por meio da Seltur, e Instituto Estadual de Florestas.



A gruta funciona todos os dias, de 8 às 16h30. Adultos pagam R$ 10 e a meia-entrada é válida para crianças e adolescentes de seis a 17 anos; estudantes acima de 17 anos com carteira estudantil e idosos acima de 60 anos. Menores de cinco anos, acompanhados dos pais, não pagam. O endereço é rodovia BR 040, quilômetro 472 – trevo de acesso a Sete Lagoas. Informações e agenda de grupos pelos telefones 3771-5258, 3773-0888 ou 3773-6465.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Prefeito dá solução para limpeza de lotes particulares


Força-tarefa será formada em convênio com governo estadual



O prefeito Mário Márcio Maroca trouxe a saída para limpar os lotes particulares da cidade: oito detentos atuarão na capina junto com as máquinas da Companhia de Desenvolvimento de Sete Lagoas (Codesel), por meio de um convênio do município com o governo estadual. A parceria foi autorizada pela Justiça e será firmada na segunda-feira (6), às 16h, em cerimônia no gabinete do executivo municipal.A força-tarefa entrará em ação quando os proprietários de lotes foram notificados pela Prefeitura e não executarem a limpeza. Os custos da operação serão repassados no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Contamos com a participação efetiva da população para deixar a cidade cada vez mais limpa”, disse Maroca.A mão-de-obra receberá 75% de um salário mínimo e redução da pena por dia trabalhado. O governo municipal garantirá equipamentos de proteção individual e transporte aos trabalhadores. A alimentação ficará a cargo do Estado.



LIMPEZA PÚBLICA

Nessa semana, o setor de limpeza das áreas públicas recolheu lixo e entulho às margens Avenida Sebastião de Paula Silva e da avenida Prefeito Alberto Moura (Perimetral), do cruzamento da avenida Castelo Branco até Nações Unidas; além de iniciar o roçado de terreno próximo à rua Coimbra no Jardim Europa e finalizar a capina do terreno do antigo areoporto.
UNIFEMM e SEBRAE celebram parceria para implantação da ETFG



Sete Lagoas recebe, a partir de fevereiro de 2011, a Escola Técnica de Formação Gerencial – ETFG do SEBRAE/MG, em parceria com o Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM. A ETFG de Sete Lagoas consolida uma proposta inovadora bem diferente do Ensino Médio tradicional, os alunos são preparados não só para passarem no Vestibular ou em Concursos Públicos, mas recebem uma formação complementar como Técnico de Administração com foco em Empreendedorismo e ainda o ensino de 2 idiomas (Inglês e Espanhol) em período integral.

Com 15 anos de sucesso em Minas Gerais, a ETFG surgiu de uma parceria com o Ministério de Educação e Artes da Áustria e conta hoje com 16 escolas em todo o Estado.

O Projeto Pedagógico da Escola Técnica de Formação Gerencial é um instrumento moderno de educação do jovem como cidadão e como profissional, para que ele venha a atuar com sucesso, inclusive no mercado internacional. Aliando a teoria acadêmica à prática do trabalho, a ETFG possibilita ao aluno vivenciar, de perto, os desafios da administração das micro e pequenas empresas, através de avançados sistemas de treinamento, programas de pesquisa e desenvolvimento, visitas a empresas e participação em viagens, feiras e exposições. Ao final de três anos do curso, o jovem estará capacitado para a condução do seu próprio negócio, para assumir a empresa da família, ou para ingressar no mercado de trabalho, ocupando as várias funções disponíveis nos diversos segmentos empresariais. Enfim, a ETFG de Sete Lagoas preparará uma nova geração de líderes para o desenvolvimento da região.


No Desespero, Oposição apela ao vale- tudo e espalha baixarias na internet

Sem nenhuma preocupação com normas gramaticais, com estilo e, sobretudo, com a verdade, a internet tornou-se um verdadeiro território livre para a difusão de ataques à candidatura Dilma Rousseff. Esses ataques têm-se intensificado à medida que as possibilidades de vitória da candidata do PT tornam-se reais já no primeiro turno. As mentiras têm sido desmentidas por Dilma e, nesta quarta-feira, 29, o tema foi motivo de uma reunião entre ela e líderes católicos e evangélicos. No encontro, a candidata do PT reafirmou compromissos, sua posição contra o aborto e desmentiu a boataria de se espalhou como uma praga. O objetivo da oposição, numa espécie de vale-tudo, é confundir o eleitor.Na semana passada, entre as muitas notícias que em questão de minutos se espalham pela internet, contagiando mentes desavisadas com inverdades, uma criou especial euforia, principalmente entre cristãos que, infelizmente, deixaram-se levar pelos boatos infundados e engrossaram a lista dos disseminadores de spams. O spam, um texto mal redigido, que não respeita as regras básicas do jornalismo, dizia: “Após a inauguração de um comitê em Minas, Dilma é entrevistada por um jornalista local...” Um comitê em Minas? Que lugar de Minas? Entrevistada por um jornalista local? Que local? O mais incrível é que o texto segue colocando entre aspas uma declaração em que Dilma supostamente afirmaria: “Nem mesmo Cristo querendo, me tira essa vitória.” A ideia parece ter sido criar entre os cristãos um repúdio à candidata. Boa parte de fato caiu na armadilha e, de forma irresponsável, espalhou a notícia, sem o cuidado de verificar sua veracidade.Nota divulgada pela assessoria de comunicação de Dilma afirma que a candidata “nunca reconheceu uma vitória antecipadamente. Ao contrário, ela tem dito que pesquisa não ganha eleição, que eleição se ganha na urna”. A assessoria afirma ainda: “É inadmissível que queiram vencer as eleições com base em calúnias e difamações.”Segundo o coordenador de comunicação da campanha de Dilma e candidato a Deputado Estadual por São Paulo, Rui Falcão, “ela nunca deu esta declaração. É uma calúnia. Dilma respeita todas as religiões e jamais usaria o nome de Cristo em vão. Ainda mais com esse tom de arrogância, que não é do temperamento dela, muito menos de soberba com os eleitores”.O texto do e-mail que espalhou a informação falsa não menciona nome de veículo nem o tipo de mídia para o qual Dilma teria dado tal declaração, tampouco há algum vídeo ou gravação que comprovem que ela teria dito isso.