terça-feira, 31 de agosto de 2010

Prefeito Maroca recebe candidatas do Miss Férias 2010


Concurso revela vencedora no dia 4
O prefeito Mário Márcio Maroca recebeu segunda-feira (30) as 50 finalistas do concurso Miss Férias, que elege a mais bela setelagoana entre representantes dos bairros da cidade. Neste ano, 200 jovens se inscreveram na competição que aponta a vencedora no próximo sábado (4), a partir das 20h30, no auditório do Unifemm, no Jardim Universitário.“É um motivo de alegria em receber aqui estas 50 representantes da beleza setelagoana”, disse o prefeito Maroca, apontando o concurso como uma das atrações do calendário local. O evento é organizado pelo estilista e empresário Geanfranck Fonseca, que ressalta o papel da eleita: a vencedora terá a responsabilidade de representar a cidade por um ano, levando o nome e a beleza feminina de Sete Lagoas a todo o estado e outras regiões do Brasil.
Serpaf é convidado para participar de seminário na Alemanha

A delegação de Sete Lagoas vai representar o Brasil, discutir sobre a violência com mais oito países e buscar apoio das instituições, durante o mês de setembro
Nesta terça-feira (31) a delegação do Serviço de Promoção ao Menor e à Família - Serpaf Sete Lagoas embarca rumo à Alemanha, na cidade de Essen, para participar do Encontro Ecumênico “Sobrepujar a Violência – Por uma Cultura de Reconciliação” entre os dias 1 e 21 de setembro. Uma das instituições alemãs que cooperam com o Serpaf convidou a instituição para participar de um importante encontro, onde delegações de mais oito países diferentes estarão reunidas para discutir e analisar a questão da violência doméstica contra crianças, adolescentes e mulheres em todo o mundo. Além do Brasil, o programa conta com delegações do Congo, Namíbia, Uganda, Índia, Bósnia, República Tcheca, Chile e El Salvador, que irão contar suas experiências e propostas para a construção de uma cultura de paz.“O objetivo fundamental desse encontro é discutir as nossas alternativas para a reconciliação das famílias, as saídas que têm funcionado para essa situação, são essas experiências que vamos compartilhar”, explica a diretora do Serpaf, Adriane Branco Penna, que vem adotando a arteterapia na instituição como alternativa e instrumento para vencer a violência. “Temos o teatro, a música, as oficinas de artesanato, tivemos a experiência com a biodança, aulas de arte-culinária e fica cada vez mais claro para mim que a arte é uma ferramenta com a qual podemos colher bons resultados”, afirma a diretora.
Não são raros os casos de crianças que melhoraram muito o comportamento depois de freqüentarem as aulas de teatro, como aconteceu com a aluna Mayra Cristina Lima, de 11 anos. “Eu me tornei uma pessoa mais responsável, hoje sou mais comprometida, foi o teatro que me ajudou”, comenta a jovem atriz. Outras atividades desenvolvidas na instituição também têm contribuído para a melhora na vida de muitas pessoas, especialmente os moradores do Nova Cidade, Barreiro e Verde Vale, bairros onde o Serpaf possui seis unidades diferentes, com atendimento às crianças, adolescentes e mulheres e famílias de um modo geral.

Histórico



O Serpaf foi fundando em 1968 por Helena Rodrigues Branco, avó da atual diretora, com o intuito de atender famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoal da região de Sete Lagoas. Junto aos adultos a instituição realizava mutirões para construção de moradias, campanhas diversas de saúde, inúmeros cursos profissionalizantes e grupos de artesanato. Com as
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é sucesso em Sete Lagoas


Na última sexta – feira (27) a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sete Lagoas (APAE – SL) encerrou as celebrações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em nossa cidade.A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece anualmente em todo Brasil e tem como objetivo criar uma mobilização em torno das pessoas com deficiência, buscando uma maior sensibilização e conscientização da população e do poder público em favor dos direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.Em Sete Lagoas a abertura oficial aconteceu na segunda – feira (23), no auditório da Faculdade Cenecista. Junto a Semana, a APAE – SL deu início às comemorações de seus 40 anos de atuação em Sete Lagoas, completados em 2010. Na ocasião estiveram presentes pessoas que ajudaram a construir a história da APAE – SL e representando os 40 anos de atuação da instituição foram homenageados 40 nomes, entre pessoas, famílias e entidades. Diversas autoridades marcaram presença no evento.Já na quarta – feira (25) a tradicional passeata da APAE percorreu as ruas da cidade, levando cores e diversão aos setelagoanos. Ao som de sua fanfarra alunos, funcionários, voluntários e famílias partiram da Praça da Estação passando pela Rua Lassance Cunha, Av. Emilio de Vasconcelos Costa, Praça do CAT e Rua Monsenhor Messias com destino a Praça Tiradentes. Mais uma vez a passeata da APAE foi recebida de braços abertos pela populaçãoO encerramento das festividades aconteceu na sexta – feira (27), na sede da APAE – SL, com a presença do Presidente da Federação Nacional das Apaes, Dr. Eduardo Barbosa, que veio a Sete Lagoas ministrar uma palestra para os funcionários da instituição. Nesse mesmo dia foi realizado o “Encontro com as Famílias”, na oportunidade alunos levaram suas famílias para um agradável almoço junto a equipe da APAE.Nos dias 24 e 26 a instituição realizou atividades internas voltadas para seus usuários. Teatro do Boi da Manta, capoeira, dia da beleza, brincadeiras, dança e muita música fizeram a diversão dos educandos.Segundo a diretora administrativa da APAE – SL, Ângela Mafra, os eventos da última semana alcançaram os objetivos propostos. “Convidamos a sociedade em geral, através de ações, a oportunizar a pessoa com deficiência intelectual e múltipla a construir a sua autonomia e conquistar sua independência”, finaliza a diretora.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

NOVAS FOSSAS SÃO INSTALADAS NAS ESCOLAS DO CAMPO

As escolas municipais do campo recebem infraestrutura de saneamento básico primário neste segundo semestre. Quatro fossas sépticas pré-moldadas foram compradas pela Secretaria de Educação e passarão a substituir as valas de acondicionamento do esgoto em instituições de ensino. As unidades beneficiadas serão Adélia Figueiredo, na Lontra, Regina Vitalino Botelho, no distrito de Silva Xavier, Renato Teixeira Guimarães, da Estiva, e Virgílio Pacheco, na Lontrinha. O investimento foi de R$27,9 mil. De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Educação, Elisiane Batista, a expectativa é de que o processo de instalação das termine até setembro. As novas fossas substituem estruturas construídas por volta da década de 1950. O novo sistema separa e transforma a matéria sólida do esgoto, o que diminui o lançamento dos dejetos humanos diretamente na natureza e aumenta ainda a higiene, auxilando no combate a doenças, verminoses e endemias, como cólera. Segundo o secretário de Educação, Fernando Campos, as escolas municipais do campo são alvo de atenção especial da administração por estarem em uma realidade diferenciada dos centros urbanos. Desde agosto, o secretário visita as comunidades e conversa com pais de alunos e professores para apresentar propostas como oferta de ensino em tempo integral e implantação de novas formas de aprendizagem, com aulas criativas e dinâmicas explorando os conhecimentos típicos de cada localidade.

domingo, 22 de agosto de 2010

SILVIA DE SÁ VISITA COMUNIDADE BARREIRO

Nesta última semana, Sílvio de Sá participou de um encontro inédito em Sete Lagoas. A reunião foi com jornalistas de diversos veículos e de várias entidades de Sete lagoas. Um delicioso bate-papo marcou o momento. Encontro único em Sete Lagoas, o candidato a Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores de Sete Lagoas teve a oportunidade de ouvir as demandas dessa classe tão importante e definitiva no processo político e, principalmente, democrático do país. Talvez essa tenha sido a primeira vez que um candidato a Deputado participa de um encontro com jornalistas para discutir os problemas da cidade, ouvir demandas e apresentar propostas. Quando ainda era estudante de Direito na PUC-Minas, Sílvio de Sá trabalhou no Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais.









A nossa região, por muitos anos, vem sofrendo por falta de políticos sérios e comprometidos com a causa do povo. Vejo na pessoa de Sílvio de Sá o alvorecer da esperança. Político nato, desde jovem militou junto à juventude estudantil. Na PUC-Minas, liderou a juventude estudantil em prol dos seus direitos e, hoje, como advogado e presidente do PT Sete Lagoas recolhe todas as qualidades para mudar a política local a partir de Brasília. Chega do mesmo, é hora do novo: Sílvio de Sá, Deputado Federal."

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Combate a Pirataria na TV A CABO




A Brasil Telecomunicações S.A, operadora de tv por assinatura e internet via cabo em Sete Lagoas – com nomes fantasia NET e Astro, para combater a pirataria no segmento de TV por assinatura, vem intensificando os trabalhos neste setor. A empresa tem identificado nas cidades onde opera, áreas com maior incidência de pirataria, fraudes, venda de decodificadores roubados e furto de sinal.

A operadora vem registrando reclamações de seus assinantes de perda de sinal e por isso, está realizando processos de auditoria de rede mais efetivos, vistorias in loco e a identificação de regiões com maior concentração de ações de pirataria.

Segundo dados da Comissão de Antipirataria da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), a pirataria já atinge 12% da base de assinantes das operadoras. A entidade auditou 26,6% dos homes passed (domicílios atingidos pelas operadoras). A partir desta amostragem, a pesquisa mostrou que 3,3% dos homes passed recebem sinal pirata. Estima-se que hoje o Brasil possua cerca de 300 mil ligações clandestinas, e que as TVs por Assinatura do Brasil perdem R$ 300 milhões por ano com a pirataria.

“Como em todo negócio hoje em dia, as empresas tem que enfrentar problemas com pirataria e a NET tem enfrentado o problema na cidade de Sete Lagoas.

Infelizmente como é sabido, inúmeras instalações clandestinas são feitas diariamente nas redes de tv e internet por assinatura. Esta prática ilegal, além de ser crime, acaba por gerar ruídos na rede da empresa, atrapalhando a conexão dos assinantes que pagam regularmente, pois os "invasores" não utilizam materiais adequados e não sabem fazer a ligação corretamente.” Informa Marcelo Ribeiro, superintendente da Brasil Telecomunicações.



Uma ação bem sucedida relacionada ao combate a pirataria ocorreu no dia 19/08 em Sete Lagoas na residência de Antônio Marcos Gomes Bastos. Com o apoio da Equipe de Inteligência da Policia Militar sob coordenação do sargento Onofre, o referido autor foi fragante com decodificadores desbloqueados e conduzido a delegacia de polícia. O autor desbloqueava decodificadores cobrando uma taxa de R$ 250,00 ( duzentos e cinquenta reais), causando prejuízos econômicos financeiros a empresa, bem como a degradação do sinal dos assinantes legais. As informações foram registras no Boletim de Ocorrência Policial, de número: M 2515 - 2010 - 0030554 - REDS - 2010 - 00920622 – 001.



Você pode ajudar, denuncie crimes de pirataria, no site do Forum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade, no endereço: www.forumcontrapirataria.org.







Belo Horizonte, 20 de agosto de 2010.
A Secretaria Especial de Comunicação da Câmara Municipal de Sete Lagoas comunica á imprensa sete-lagoana que, está equivocada a informação de que o Dr. Leonardo Braga é o primeiro servidor público municipal aocupar o cargo de Procurador Geral do Município. Nesse sentido, informamos que anteriormente ao Dr. Leonardo Braga, também servidor público municipal Dr. Fernando Geraldo Faria Roque,atual Procurador Geral do Poder Legislativo, já ocupou a Procuradoria Geral do Município por duas vezes: a primeira de 1990 a 1992, ocasião em que o Chefe do Poder Executivo era Sérgio Emílio de Vasconcelos Costa; a segunda de 1997 a 2000, no último mandato do ex-prefeito Marcelo Cecé,demonstrando seu excelente profissionalismo. Prova disso que está é a sexta vez que o Dr. Fernando Roque assume a Procuradoria Geral do Poder Legislativo Municipal. -- Atenciosamente,

PREFEITURA DISCUTE ENSINO NAS ESCOLAS DO CAMPO

As escolas municipais do campo começam a definir os rumos do ensino para 2011. Em visitas a cada comunidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e o Conselho Municipal de Ensino (CME) apresentam propostas para criar um ambiente favorável ao aprendizado e valorização das diferenças. Educação em tempo integral, ampliação da oferta do sexto ao nono ano, mudança no horário de início das aulas e formato das futuras oficinas são os temas debatidos com pais de alunos e professores nas localidades. As reuniões, iniciadas em agosto, já aconteceram na Estiva e Silva Xavier. Na semana passada, foi a vez da Lontra.O secretário de Educação, Fernando Campos, analisa que, “nas escolas do campo, cada comunidade tem suas particularidades e elas precisam ser valorizadas. Em educação, não podemos tratar todos da mesma forma”. De acordo com a presidente do CME, Elisiane Batista, os encontros levam a noção de que os currículos das instituições municipais de ensino da zona rural devem ser diferentes, visando atender as demandas localizadas. “Não tem como tratar a escola rural como a urbana. A realidade é outra”, ressalta Elisiane.


MUDANÇAS PROPOSTAS
Para trazer mais segurança e rendimento durante as aulas, as comunidades escolares da zona rural decidem se abrem as escolas uma hora mais tarde, às 8h. “Existem alunos que acordam de madrugada para chegarem a tempo”, conta Elisiane.
Com o objetivo de evitar que crianças de 11 anos façam longos percursos para estudarem nas áreas centrais de Sete Lagoas, outra proposta planeja a implantação do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, além da Educação Infantil. “A intenção é que o menino não saia tão novo de perto da guarda dos pais”, diz a presidente do CME. Os conhecimentos e valores característicos das localidades também poderão fazer parte da grade curricular por meio das oficinas após as aulas, oferecendo a troca de vivências e experiências entre professores e alunos, em uma educação em tempo integral.


EDUCAÇÃO NO CAMPO
Essa nova forma de pensar a educação atenta à diversidade nas escolas municipais do campo é trabalhada pela Secretaria de Educação desde 2009, quando educadores de Sete Lagoas ingressaram na formação oferecida pelo Ministério da Educação para que conheçam e compartilhem a realidade da comunidade, permitindo a elaboração de aulas criativas e interativas apoiadas por materiais didáticos e pedagógicos diferenciados dos currículos das escolas dos centros urbanos. “O MEC quer mudar o paradigma de que a criança do campo não sabe nada”, explicou a técnica pedagógica da Secretaria Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/MEC, Sirlei Rocha, durante avaliação do desempenho do programa na cidade em março.

As próximas reuniões estão planejadas para a Lontrinha e Barreiro.

Favor Divulgar o Máximo Possivel

1. Quem quiser tirar uma cópia da Certidão de Nascimento, ou de Casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila. O Cartório Eletrônico, já está no ar! www.cartorio24horas.com.br Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, Cópias de certidões de óbitos,imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, documento chega por Sedex.

Passe para todo mundo, que este é um serviço da maior importância.



2. AUXÍLIO À LISTA
Telefone 102... não!Agora é: 08002800102
Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são importantes...
NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO.
SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO VERDADEIRAMENTE GRATUITO.
Não custa divulgar para mais gente ficar sabendo.

3. Documentos roubados - BO (boletim de occorrência) dá

gratuidade - Lei 3.051/98 - VOCÊ SABIA???
Acho que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos como:

Habilitação (R$ 42,97);

Identidade (R$ 32,65);

Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11). Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia
(não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao Detran p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP. Gostaria, se possível, que cada um não guardasse a informação só para si.

























3 informações úteis:




FAVOR DIVULGAR O MÁXIMO POSSÍVEL:



1. Quem quiser tirar uma cópia da Certidão de Nascimento, ou de Casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila.

O Cartório Eletrônico, já está no ar! www.cartorio24horas.com.br

Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line.

Cópias de certidões de óbitos,imóveis, e protestos também

podem ser solicitados pela internet.

Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o

documento chega por Sedex.



Passe para todo mundo, que este é um serviço da maior importância.



2. AUXÍLIO À LISTA

Telefone 102... não!

Agora é: 08002800102

Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são importantes...

NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO.

SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO VERDADEIRAMENTE GRATUITO.



Não custa divulgar para mais gente ficar sabendo.

3. Documentos roubados - BO (boletim de occorrência) dá

gratuidade - Lei 3.051/98 - VOCÊ SABIA???



Acho que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos como:

Habilitação (R$ 42,97);

Identidade (R$ 32,65);

Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11).



Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia





(não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao Detran p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP.



Gostaria, se possível, que cada um não guardasse a informação só para si.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A Festa do Folclore chegou.............

Prefeitura realiza oficinas e promove atrações culturais durante uma semana. Uma importante e tradicional iniciativa pela valorização da herança folclore.A população está convidada para o cortejo de abertura da 24ª Festa do Folclore de Sete Lagoas, no próximo sábado (21), com início às 18h, saindo da Praça da Feirinha. Imagina passear pela beira da Lagoa Paulino, no entardecer, acompanhado de grupos de congado, capoeira, pastorinhas, folia de reis e candombe? “Apesar de tradicional, a Festa do Folclore é um evento que dialoga com a tendência nacional de valorizar a cultura popular, a herança afro-descendente”, afirma o secretário de Cultura e Comunicação Social, Fredy Antoniazzi.Durante uma semana de festa a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Social, promove apresentações teatrais e de grupos de folclore, exposições artísticas, contação de histórias e oficinas em diversas escolas da rede pública de ensino. Uma das características da festa é a descentralização dos eventos, que acontecem, a maioria deles, nas escolas dos bairros da cidade. “É uma semana que a Secretaria leva a cultura para os bairros, inclusive comunidades rurais e, ao mesmo tempo, é um momento de convergência da produção dos artistas locais”, explica o secretário. Além de ser um bonito encontro de artistas, famílias e da população em geral, a Festa do Folclore possui uma importante atuação com as crianças da cidade, como uma forma de celebrar a cultura de maneira pedagógica. De acordo com Fredy Antoniazzi, o cidadão “só vai valorizar a sua cultura se reconhecê-la como manifestação de algo que engrandece e dignifica nossa história, nossos costumes”.Não perca também o evento de encerramento da Festa do Folclore, uma Missa Conga, que será celebrada pelo Padre Evandro, no dia 29 de agosto, às 11h, no Centro Cultural Casarão.















---







Legenda foto anexa: Missa Conga, no encerramento da Festa do Folclore em 2009, no Centro Cultural Casarão

Créditos: Quim Drummond

Maroca dá posse a novo Procurador Geral.

Leonardo Lima Braga é o primeiro servidor público do município na histórde Sete Lagoas a ocupar o cargoSete Lagoas tem novo procurador geral, o servidor público Leonardo Lima Braga. Essa é a primeira vez na história da cidade que um funcionário da administração municipal assume o cargo. Braga, que respondia pela sub-procuradoria do município, foi empossado pelo prefeito Mário Márcio Maroca durante solenidade ocorrida no gabinete na tarde de segunda-feira (16). A antiga procuradora, Carolina Guimarães, deixa a função para realizar capacitação no exteriorNa carreira pública há 28 anos, Braga é advogado graduado pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas, casado com Cláudia Regina Martins Braga e pai de Ana Cláudia e João Pedro. “Sinto-me honrado em ser, em toda a história de Sete Lagoas, o primeiro servidor público integrante de cargo na Prefeitura a ocupar tão importante cargo. Com a competente equipe que temos na Procuradoria Geral, só podemos dizer que não faltarão esforços para o desempenho de um bom trabalho”, discursou o novo procurador geral do município. Familiares, amigos, advogados, representantes de entidades de classe, secretários municipais, vereadores, servidores públicos e várias autoridades prestigiaram a cerimônia. Carolina Guimarães deixa a Procuradoria Geral do Município para fazer um curso de inglês durante dois meses em Nova Iorque, Estados Unidos. “Quero agradecer ao prefeito Maroca pela oportunidade. Vou voltar em breve para continuar lutando ao lado do Maroca. É um grande homem e eu acredito nele e no sucesso do seu governo”. O retorno da ex-procuradora acontecerá daqui três meses, quando assumirá a sub-procuradoria. Sobre o colega de trabalho, Carolina ressaltou a escolha acertada do prefeito. “Léo se dedica há anos, com zelo e competência. Com certeza, fará um grande trabalho nesse novo cargo”, disse.Ao lado da primeira dama Márcia Filizzola, o prefeito Maroca também se emocionou ao falar da transmissão de cargo: “São duas pessoas de extrema confiança e competência, o que nos deixa muito felizes por sabermos que o município está muito bem servido”. O prefeito agradeceu Carolina pela colaboração para com a administração e desejou sorte a Braga. “Tenho a convicção de que a Procuradoria Geral do Município de Sete Lagoas estava e vai continuar em boas mãos”, finalizou Maroca.

Ministério Público Itinerante chega em Sete Lagoas

Ministério Público Itinerante chega em Sete LagoasPerto da reta final, projeto volta à Região Central do Estado, cumprindo a missão de melhorar o acesso dos cidadãos à justiça. Mais de 38 mil atendimentos já foram realizadSete Lagoas recebe o “Ministério Público Itinerante” na próxima quinta-feira (19). De 9 às 17h, os cidadãos poderão conhecer como atuam promotores de Justiça e Ouvidoria da instituição em defesa dos direitos da sociedade. O dia é dedicado a serviços gratuitos de orientação jurídica e ações educativas. A iniciativa é do MP de Minas Gerais, em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais. Na cidade, a estrutura estará montada na praça Tiradentes, em frente ao Centro Cultural Casarão, com o apoio da Prefeitura.
Uma carreta traz três gabinetes e mesas de atendimento para buscar soluções mais ágeis a conflitos e orientações em casos de aposentadoria, paternidade, pensão, processos cíveis, entre outros. Na tenda “Ministério Público e Cidadania”, cartilhas e palestras informam sobre temas como a prática do bullying, crimes na internet e Lei Maria da Penha. Os direitos do consumidor também fazem parte da agenda, com a presença do Procon Estadual. Para os interessados em checar a saúde, uma tenda de apoio estará à disposição para medir pressão arterial, glicose e vacinar.Criado em maio, o projeto percorreu 31 municípios de dez regiões mineiras, atendendo mais de 38 mil pessoas. “O MP Itinerante rompe fronteiras, levando informação à sociedade e estimulando a atuação efetiva do MP”, afirma procurador-geral de Justiça do MPMG, Alceu José Torres Marques. A aproximação com as pessoas surgiu após pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a qual constatou que 86% da população confia no Ministério Público, mas dentre esses, apenas 35% conhecem o que faz o órgão, revela o ouvidor do MPMG e promotor de Justiça, Mauro Flávio Brandão.

Dilma na frente das Pesquisa

Vox Populi: Dilma tem 45%, Serra tem 29% e Marina, 8%


A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje, de acordo com a pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta terça-feira. Dilma teria 45% das intenções de voto, contra 29% do presidenciável tucano, José Serra, e 8% da candidata do PV, Marina Silva. Para vencer a disputa no primeiro turno, a quantidade de votos válidos contabilizados por um determinado candidato deve ser superior à soma dos votos obtidos pelos demais concorrentes.Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de voto, 5% declararam voto branco ou nulo e outros 12% se disseram indecisos. A pesquisa estimulada, que mostra os nomes dos candidatos para os entrevistados, foi feita entre os dias 7 e 10 de agosto, após o primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado pela Band no dia 5 de agosto.O melhor desempenho de Dilma é na região Nordeste, e o pior é na região Sudeste. Em Pernambuco, ela teria 66% dos votos, contra 19% de Serra. Já o tucano tem seu melhor desempenho na região Sul e, o pior, no Nordeste. Em São Paulo, Estado que governou até abril, Serra teria 40% dos votos, contra 33% da petista.O instituto entrevistou 3 mil pessoas em 219 municípios de todos os Estados, do Distrito Federal e excluindo Roraima. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 22.956/10. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.Dilma também aparece na frente na pesquisa espontânea, com 32% das intenções de voto, ainda segundo a Vox Populi/Band/iG. José Serra aparece em segundo, com 18%, e Marina Silva em terceiro, com 5% das intenções de voto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não é candidato, foi citado por 3% dos entrevistados. Outros 6% disseram votar nulo ou branco e 34% não sabem em quem votariamNa última pesquisa Vox Populi, publicada em 22 de julho, a candidata petista tinha 41%, contra 33% de Serra e 8% de Marina. Outros 4% declararam votar em branco ou anular e 13% estavam indecisos.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

XI ENCONTRO EMPRESARIAL DE SETE LAGOAS


Programe-se .... Dia 28/08/2010 XI Encontro Empresarial de Sete LagoasAdesões até dia 18/08 (próxima quarta-feira) R$130,00 a partir desta data R$150,00Segue anexo programação do maior evento para empresários de Sete Lagoas.
NÃO PERCA!Contamos com sua presença!INFORMAÇÕES 3774.4186
SINDCOMÉRCIO

Sindicato do Comércio Varejista de Sete Lagoas

Sindicato Filiado a Fecomércio- MG

Tel - (31 Cel -8611-0427

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tops de Márcia Regina dia 16 de Agosto de 2010.




Recentemente a população Setelagoana fez uma homenagem para Dona Miralva, uma das mulheres que se destacou na cultura. Outra figura que destaque em Sete Lagoas no Governo de Cecé, foi Tia Lizaura, mulher esta, que recebia todos de bom grado em sua casa, ela preocupava com todos. Foi uma mãe dedicada, uma esposa feliz, uma mulher de fibra, fazia de tudo para ajudar o próximo. Lizaura Vasconcelos Araujo trabalhou muito, por muita gente. Amava demais o que fazia, sua casa ficava sempre cheia de pessoas pedindo algum favor ou até mesmo um prato de comida. Com certeza, ela ficou na memória de muita gente de Sete Lagoas. A vida de Tia Lizaura foi dedicada ao próximo.





Muito lugar que existia em Sete Lagoas, hoje não existe mais. Ficou somente a saudade do cantinho da Lagoa onde passava milhares de jovens e também famílias para comer aquele frango a passarinho com era chamado. Em Sete Lagoas já existiu lugares melhores do que hoje, onde as pessoas se conheciam melhor. O bar Lobo Mau, quem não se lembra, era famoso um estabelecimento onde muitos jovens por ali passavam. Como era boa aquela época, mais tranqüila, muita gente passeando sem pressa e com tranquilidade.



Todos os políticos que passaram pela Prefeitura de Sete Lagoas falavam muito em colocar um portal na BR040 para receber os turistas que vinham visitar os pontos turísticos de Sete Lagoas, como a Gruta do Rei do Mato, a Serra de Santa Helena, a Cascata e as Sete Lagoas, e até hoje este portal não foi feito. Outro projeto muito falado é a vinda do teleférico para Sete Lagoas que ficou também nas gavetas da Prefeitura. É muito triste para a população setelagoana, pois existe o portal de Guimarães Rosa na cidade de Cordisburgo, que é muito menor do que a nossa, porém com consciência turística e visão para o futuro.



As eleições estão chegando, e muitos são os candidatos para disputar vagas na câmara Estadual, Federal, no Governo, no Senado e na Presidência da República. Aqui em Sete Lagoas para variar não existe consenso, muitos são os candidatos e pouco são os eleitores. O PT de Sete Lagoas será dividido, cada filiado está apoiando o seu próprio candidato, ficando difícil eleger um candidato da nossa cidade.



Outra questão que está preocupando os cidadãos de Sete Lagoas é a Arena do Jacaré que não tem condição estrutural para receber os jogos do Campeonato Brasileiro, falta acesso de transporte urbano até o local para os torcedores, a presença de uma ambulância e o pior não tem água. A Arena do Jacaré é abastecida por caminhão Pipa. Nem mesmo uma cabine para a imprensa trabalhar existe no local, é preciso melhorar e muito.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SELTUR CRIA IDENTIDADE E NORMAS PARA PARQUE DA CASCATA

Visitantes serão orientados a conciliar lazer com preservação ambientalA Seltur lança, no próximo domingo (15), a primeira identidade visual do Parque da Cascata. Os contornos de uma seriema, animal típico da região, e a Serra de Santa Helena ao fundo passarão a compor placas de sinalização e materiais de divulgação do Parque. Em conjunto com a marca criada para valorizar a Área de Preservação Ambiental, começa a ser distribuído um guia de bolso com dicas de boas maneiras para os frequentadores e amantes da natureza. As ações serão realizadas após a chegada dos participantes da Caminhada Ecológica ao Desde a fundação do Parque há 22 anos, não existiam regras de acesso e uso do espaço, lembra o presidente da Seltur, Luciano Lyra. “O regulamento interno permite tornar mais harmônica a relação entre o lazer e a preservação do meio ambiente”, analisa. Antes das normas entrarem em vigor a partir do dia 15 de setembro, serão realizados trabalhos de conscientização. O regulamento foi criado com contribuição da ONG Adesa e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.Lyra afirma ainda que a prática do rapel passa a ter regras próprias, dentre elas, a necessidade de agendar, de forma antecipada, o uso das dependências do Parque e a apresentação de seguro de vida individual pelos atletas.

GRANDE CIRCO POPULAR EM SETE LAGOAS

Espetáculos acontecem de 13 a 16 de agosto
O Grande Circo Popular do Brasil chega a Sete Lagoas na próxima sexta-feira (13), com apoio da Prefeitura. Criado pelo ator Marcos Frota, o musical circense estreia às 21h na tenda montada em frente à rotatória da avenida Norte Sul, próximo ao SAMU. A programação permanece na cidade até segunda-feira (16), contando com a presença do ator Alexandre Barillari nos quatro dias.No picadeiro, um novo jeito de fazer espetáculo, com a mistura entre o circo tradicional e o moderno. Energia, ritmo, sons e cores formam o cenário ideal para voos de trapézios, acrobacias em cordas e tecidos, malabares, cama elástica, equilíbrio, ilusionismo e palhaços.Cada apresentação comporta 1,5 mil pessoas e os ingressos podem ser adquiridos de forma antecipada na bilheteria do circo a partir de quinta-feira (12). No setor de cadeira central, adultos pagam R$ 20 e crianças, estudantes e idosos R$ 10. O valor para a cadeira lateral cai para R$ 14 (adultos) e R$ 7 (meia entrada).

FORMAÇÃO

Há dez anos, o Grande Circo Popular criou a Universidade Livre do Circo do Brasil (Unicirco), sistema aberto de educação que desenvolve programas, projetos e ações culturais com determinações pedagógicas na área de circo, compreendendo a capacitação, a produção e a pesquisa.


SESSÕES



Sexta-feira (13): 21h.



Sábado (14): 16h30, 18h30 e 20h30.



Domingo (15): 10h30, 16h30, 18h30 e 20h30.



Segunda-feira (16): 18h30 e 20h30.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Derrubada proposta que antecipava a eleição da Mesa Diretoria da Câmara de Sete Lagoas.

Com oito votos favoráveis e quatro contrários, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 003/2010, que antecipava para a segunda quinzena do corrente mês de agosto a eleição da Mesa Diretora da Câmara, Biênio 2011/2012, foi derrubada pela edilidade durante Sessão Plenária realizada na terça-feira, 10. Para ser mantida, a proposição necessitaria de nove votos favoráveis, de acordo com o que determina o Regimento Interno da Casa Legislativa.
Votaram a favor da antecipação da eleição, os edis: Dr. Caio Dutra (PMDB), Gilbertto Doceiro (PMDB), João Pena (PMDB), Toninho Rogério (PMDB), Claudinei Dias (PT), Dalton Andrade (PT), Renato Gomes (PV) e Reginaldo Tristeza (PSOL). Manifestaram-se contrários à matéria, os parlamentares: Milton Saraiva (PP), Dr. Euro Andrade (PP), Dr. Celso Paiva (PT) e Marcelo da Cooperseltta (PMN). Apesar de o voto do presidente não ser considerado, Duílio de Castro (PMN) também manifestou a sua rejeição pela proposição.
A proposta, assinada por 10 vereadores, havia sido aprovada em 1º turno de votação durante Reunião Ordinária realizada em 13 de julho, sendo derrubada desta vez durante a sua apreciação em 2º turno pela edilidade. Sendo assim, e de acordo com o Regimento Interno da Câmara, a eleição da Mesa Diretora que administrará a Casa durante o Biênio 2011/2012 ocorrerá apenas no último bimestre deste ano.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

SERRA MENTIU SOBRE A APAE.






Apaes e instituições especializadas recebem R$ 293 milhões O repasse de recursos federais destinados a melhorar as condições das instituições especializadas em alunos com deficiência aumentou nos últimos anos. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) passou a contar em dobro as matrículas das pessoas com deficiência que estudam em dois turnos, sendo um na escola regular e outro em instituições de atendimento educacional especializado. Isso significa que as instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos – como as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) – que oferecem atendimento educacional especializado para alunos matriculados nas classes comuns do ensino regular também recebem recursos do Fundeb. O antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) não destinava verba para essas instituições.Este ano, o valor total repassado por meio do Fundeb ao atendimento educacional especializado em instituições privadas será de R$ 293.241.435,86. Em 2009, foram encaminhados R$ 282.271.920,02. O número de matrículas atuais nessas unidades conveniadas é de 126.895.Além disso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) envia recursos às instituições filantrópicas para merenda, livro e aqueles originários do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Nos últimos três anos, foram repassados R$ 53.641.014,94, destinados a essas açõesHoje, a rede pública contempla 454.927 matrículas de estudantes com deficiência. Mais alunos da educação especial estão em classes comuns do ensino regular em relação a 2003, quando havia 145.141 matrículas. Dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2009 já apontam 387.031 estudantes incluídos.O crescimento na quantidade de estudantes com deficiência que estudam em classes regulares é resultado da política do Ministério da Educação a favor da inclusão. Apoio técnico e financeiro do MEC permite ações como a adequação de prédios escolares para a acessibilidade, a formação continuada de professores da educação especial e a implantação de salas de recursos multifuncionais. Estas salas foram implantadas em 24.301 escolas públicas, de 2005 a 2010, em 83% dos municípios e 41% das escolas com matrícula de alunos que são público alvo da educação especial.







--------------------------------------------------------------------------------





No debate da Band



Durante o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República, realizado na última quinta-feira pela Band, o candidato José Serra (PSDB) disse que as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) haviam sido perseguidas pelo atual governo e que o Ministério teria proibido as APAEs de funcionar como escolas.



José Serra (PSDB) atacou Dilma Rouseff (PT) questionando sobre a falta de apoio e recursos às Associações de Pais e Amigos Excepicionais (Apaes). Serra acusou o governo do PT, afirmando que há "discriminação" e "perseguição" à esse tipo de instituição por ter feito cortes no transporte escolar e ter proibido a entidade de atuar como centro de ensino. Porém, Dilma retrucou dizendo que a política do governo federal era de defesa nessa questão, elogiando o trabalho realizado pelas entidades. Serra insistiu. "Sugiro que diga isso ao ministro Haddad (Educação) que ele fez uma maldade. Cortaram equipamentos, cortaram tudo para as entidades num governo de que a senhora faz parte", provocou o candidato.



Após a acusação, o Ministério da Educação publicou um texto informativo em sua página na internet. O governo destinou R$ 293 milhões à entidade neste ano, informando que "o repasse de recursos destinados a melhorar as condições das instituições especializadas em alunos com deficiência aumentou nos últimos anos. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) passou a contar em dobro as matrículas das pessoas com deficiência que estudam em dois turnos, sendo um na escola regular e outro em instituições de atendimento educacional especializado", afirmou o ministério.





--------------------------------------------------------------------------------

SEMANÁRIO DOS EXCLUIDOS

Seminário em preparação ao 16º grito dos/das excluídos/as e plebiscito popular pelo limite da propriedade da terra. "Onde estão nossos direitos?Vamos as ruas para construir o projeto popular!Data: 21/08/2010 Local: Vicariato Social e Político (Rua Além Paraíba, 208 - Lagoinha - primeiro andar )Horário: das 8 às 16hs
Programação:

8hs - Café e acolhida

8h30 - Mística Inicial

9 - 12hs - Formação ( assessoria da CNBB nacional)

12h-13 - Almoço

13 às 15h00 - Grupos de trabalho

15hs - Encaminhamentos

15h30 - Mística final



Contato: 3428-8046 ou 3428-7943

PREFEITURA MODIFICA TODO O SAAE PARA 2021.

A Prefeitua e o Saae planejam a segunda etapa de grandes obras em Sete Lagoas. Na última semana, a equipe técnica das instituições encaminhou quatro propostas para avaliação do Ministério das Cidades. Saneamento básico, abastecimento de água e construção de novas moradias populares foram os setores escolhidos para continuar o trabalho iniciado com a União. A intenção é estruturar a cidade para dar qualidade de vida à população atual e possibilitar que o município consiga comportar os 245 mil habitantes a mais quando chegar o ano de 2021.Orçados em R$68 milhões, os projetos foram pré-selecionados entre os sete apresentados pela administração municipal ao governo federal. Segundo o calendário de compromissos estabelecido entre as partes, o retorno será dia 30 de setembro e a expectativa é grande para uma resposta positiva. “A Prefeitura tem hoje acesso ao Ministério das Cidades devido a boa qualidade na gestão das obras que envolvem recursos federais”, assegura o coordenador de projetos da Secretaria de Obras, Geraldo Guaraci. Tal posicionamento foi confirmado em setembro do ano passado, quando uma subcomissão de fiscalização da Câmara dos Deputados avaliou a aplicação das verbas federais e a execução das obras em 14 cidades e Sete Lagoas foi apontada como exemplo. “O que se vê aqui pode servir como modelo. Por esforço da Prefeitura e de todos que estão participando, os números estão muito melhores do que a média do país”, disse, na ocasião, o relator Duarte Nogueira.O planejamento feito pelos técnicos municipais priorizou a complementação das obras começadas, as quais constroem infraestrutura para tratamento de esgoto, interligam poços e reservatórios para não faltar água e edificam moradias para a população que vive em áreas de risco.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PREFEITO RECEBE CENSO


Todas as moradias da cidade serão visitadas por 181 recenseadores contratados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE para realização de Censo 2010. O primeiro a dar o exemplo foi o prefeito Mário Márcio Maroca, recenseado na última segunda (02), quando foi iniciado o trabalho da equipe. O Censo acontecerá em todo o país e mostra-se como uma das principais ferramentas para diagnosticar aspectos sócio-econômicos da sociedade. “O Censo vai abordar questões como educação, migração, fecundidade, mortalidade, trabalho, rendimento, estado civil, dentre outros, é como se tirássemos um retrato de Sete Lagoas”, explica a coordenadora do Censo em Sete Lagoas, Carla AlvesApenas os moradores de ruas não serão recenseados, mesmo os domicílios improvisados precisarão responder ao questionário. Segundo a coordenadora 10% da população responderá ao questionário de amostra. “Este é mais completo, leva de 20 a 30 minutos para ser respondido, enquanto o relatório básico leva de 10 a 15”, afirma Carla. Ainda de acordo com a coordenadora, uma das maiores dificuldades encontrada pelos recenseadores é a falta de receptividade da população. “Eles estarão todos caracterizados, com uniforme do Censo 2010, devidamente identificados, não tem porquê não recebê-los, nós contamos com o apoio e compreensão da população”, solicita Carla. O prefeito Maroca, que deu exemplo de cidadania, também faz o seu apelo à população. ”Peço, encarecidamente, que todos recebam bem os recenseadores, eles estarão trabalhando até o fim de outubro, é um trabalho que muito contribui. Os resultados serão fundamentais para análise e compreensão da nossa sociedade para os próximos dez anos”, afirma o prefeito.

REPRESENTANTES DE SETE LAGOAS MARCARAM PRESENÇA EM SEMINÁRIO

Secretário de Planejamento e diretora do Serpaf participaram de discussão nacional sobre “Apoio ao Sistema de Proteção Social no Brasil”, em BrasíliaNos últimos dias 29 e 30 de julho, o secretário de Planejamento, Flávio de Castro e a diretora do Serpaf, Adriane Branco Penna, participaram do Seminário de Encerramento do Programa 'Apoio ao Sistema de Proteção Social no Brasil', em Brasília. O evento teve como propósito avaliar os resultados finais da cooperação entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), já que foi encerrado o contrato de empréstimo celebrado há cinco anos entre o governo federal e o BID. Foram discutidos os resultados das ações realizadas durante os últimos anos do sistema de Proteção Social no Brasil. Esse tipo de discussão amplia o nosso olhar, me ajuda muito para poder trabalhar na esfera municipal”, afirma Adriane, que trabalha há 13 anos no Serpaf, tendo herdado da avó, Dona Helena Branco, a responsabilidade de desenvolver o trabalho da instituição em Sete Lagoas, fundada há 42 anos.Voltado para profissionais envolvidos com os programas sociais no país, o evento contou com a participação da ministra Márcia Lopes, secretários do MDS e também representante do BID

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

LLIBERANÇAS APOIA SILVIO DE SÁ

Diante da proposta de renovação política e dos ideais de governo destacados e encabeçados pelo sete-lagoano Sílvio de Sá, candidato a Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores, diversas lideranças religiosas da cidade e da região manifestaram apoio à eleição do petista. Vários padres declaram apoio direto ao candidato a Deputado Federal acreditandoem uma “mudança de postura política”, tanto em Sete Lagoas quanto na microrregião.
Sílvio de Sá, que é considerado o candidato do Presidente Lula em Sete Lagoas, fez diversas reuniões e bate-papos com autoridades religiosas de Sete Lagoas e de cidades vizinhas em busca de apoio. O apoio foi decidido diante do próprio movimento histórico de Sílvio de Sá como militante estudantil e político e das mudanças sociais, econômicas e políticas que estão sendo promovidas em todo o país pelo Partido dos Trabalhadores.SÍLVIO DE SÁ







Na última segunda-feira (2) o prefeito Mário Márcio Maroca fez uma visita ao terreno onde será construída a nova sede da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, no bairro Santa Felicidade, próximo ao Presídio.“Quando a APAC estiver pronta, passaremos os recuperandos para cá e onde funciona a APAC hoje, teremos a prisão em regime semi-aberto”, explica o prefeito Maroca. Para reconhecimento e inspeção da área, também estiveram presentes o juiz de Direito da cidade, Dr. Carlos Alberto de Faria, o diretor do Presídio, Reginaldo Santos Evaristo, a sub-procuradora do município, Carolina Schettino, o secretário de Obras, Paulo Rogério Paiva, a presidente do Conselho de Segurança Pública, Maria das Graças Mendes, dentre outras autoridades.



A mudança de sede da APAC e adaptação para o semi-aberto se justifica, segundo o prefeito, porque a estrutura da Associação hoje não é ideal para a proposta, mas sim para o semi-aberto. “Com a construção da nova APAC e instalação do regime pretendemos estreitar a relação com o empresariado local e dar oportunidade aos presos de trabalhar. Conheço casos em que o preso saiu da cadeia com sua carteira assinada e hoje ganha R$1.200”, conta o juiz de Direito, Dr. Carlos Alberto de Faria, que está há um mês em Sete Lagoas, vindo de Pirapora, onde ajudou a construir uma estrutura para o regime semi-aberto. “Se o preso tem uma carta de trabalho, ele sai durante o dia para trabalhar e volta para dormir, se não tem carta, fica trancado e a estrutura atual da APAC é ideal para esse sistema”, complementa o juiz de Direito.



Investimento com retorno para a população

O investimento da nova obra, de cerca de R$1 milhão, é do governo do estado em parceria com a Prefeitura e a expectativa é de que, uma vez liberada a verba, dentro de ano a nova APAC seja entregue à população. Segundo o Dr. Carlos Alberto, é possível que os próprios detentos contribuam para a construção da nova sede da Associação. “Em Pirapora, nós utilizamos a mão de obra dos próprios presos, eles produziam janelas, blocos de cimento, portas e recebiam para isso, é uma forma de fazê-los participar e recuperar suas próprias vidas”, acredita o juiz.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

MEU JORNAL ELETRONICO








Ronaldo Rodrigues pessoa esta que sempre preocupa com próximo.Parabéns amigo.

Este é amigo Junior desde quando a Policia Militar era 1ª Companhia  Independente hoje é Coronel da PM.Parabéns  voce merece.

Nossa este é outro amigo que posso contar com ele toda hora.Parabéns Idolindo voce é o Cara.

Nossa este cara é sensacional Marcos Barbosa outro que aprendir muito com ele, quando a gente trabalhava na Rádio, acredita ou não  que eu  até apresentei  o Programa dele. Parabéns.


Nossa este é um amigo para toda hora da vida  da gente além de ser Pres.do SindicadoMário Geraldo.Todo  pessoa que chega no sindicato ele ajuda como pode.Este faz cidadania.Parabéns.
Este quando chegou  no Sindicato e assumi como Pres. e arrumou  a casa toda e passou a valorizar os sindicalistas e   faz muito lá no sindicato.Hoje a classe é valorizada pelo empenho de Hernane.Parabéns