sábado, 23 de janeiro de 2010



Amigos do Fernando Pimentel
Uma mensagem a todos os membros de Amigos do Fernando Pimentel
Fernando Pimentel aparece com 34% das intenções de voto. Em segundo, está Anastasia, do PSDB, com 15%. Vanessa Portugal teve 4% da preferência dos entrevistados, e Maria da Consolação Rocha, do PSOL, 2%.Num segundo cenário, trocando o candidato petista, Patrus Ananias é o primeiro colocado com 28%. Anastásia ficaria em segundo com 17%. Vanessa Portugal é a preferida por 5% dos entrevistados, e 3% votariam em Maria da Consolação Rocha.E num terceiro quadro, o candidato Hélio Costa, do PMDB, lidera com 37%. Anastasia vem em segundo, com 16%, seguida por Vanessa Portugal, com 5%. Maria da Consolação Rocha ficaria em último, com 2%.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010


CARTA ABERTA AO PREFEITO DA PROFESSORA E EX-SECRETÁRIA MARIA LISBOA DE OLIVEIRA



“Ao expressar, como fez na nossa conversa, que Sete Lagoas é uma cidade do interior, que não seria capaz de aceitar e compreender um estilo democrático e progressista, você amesquinhou a sua cidade, o povo que a habita e o cargo que ocupa. Reafirmo: discordo da sua opção e lamento que as razões sejam as que você apresentou, pois, a estatura de um homem público não lhe é dada, ela é construída com muito esforço e determinação.”

Sete Lagoas, 18 de janeiro de 2010

Senhor Prefeito,

A pergunta recorrente que ouço é: “por que o prefeito tirou você da Secretária de Educação?” Esta também foi a pergunta que lhe fiz, e a resposta que recebi foi a seguinte: “Sete Lagoas não está preparada para o seu estilo de fazer política. Você é muito competente, tem muita experiência e obteve sucesso em outros ambientes, em Belo Horizonte, por exemplo. Sete Lagoas é uma cidade do interior...”

Discordo categoricamente dessa avaliação. A Sete Lagoas que encontrei e aprendi a amar veio a mim dizendo que há muito esperava por um governo efetivamente democrático e que soubesse desenvolver políticas públicas, e mais, eram cidadãos que sabiam – e queriam - construir uma democracia.

Prefeito, quando você fez opção por ficar no seu gabinete recebendo “todo mundo”, como você mesmo disse, você foi tomado por aqueles que sempre freqüentavam a prefeitura – os chamados “piolhos de gabinete” – para garantir os seus privilégios ou para pedir favores pessoais. Você foi escolhido pelos seus interlocutores e deixou de escolher aqueles com quem deveria conversar e governar.

Dizem que governar é um ato solitário, no entanto, com grande esforço pode se tornar um ato solidário. Para isso, é preciso determinação e estratégia. Determinação é a expressão da vontade, da vontade de cumprir os compromissos assumidos, de contribuir para o desenvolvimento da cidade e é algo que confere ao governante o estatuto da liderança do grupo que representa. Estratégia é a construção da possibilidade de realizações, nas circunstâncias favoráveis ou na adversidade, e mostra a fibra do governante para enfrentar os problemas ou para aproveitar as oportunidades.

Prefeito, as saídas da Geyse, da Lea e a minha, por falta de outras explicações, estão sendo interpretadas como um desejo seu, uma decisão que você retirou do colete, talvez em razão de discordâncias a respeito da forma de encaminhar as políticas de cada setor específico.

Mas continuo perguntando: por que? Afinal, na campanha eleitoral você se comprometeu com uma administração diferente, que servisse ao interesse público, com políticas e critérios construídos de forma solidária, impessoal, fundados na justiça e que promovessem a inclusão e a cidadania. Ao expressar, como fez na nossa conversa, que Sete Lagoas é uma cidade do interior, que não seria capaz de aceitar e compreender um estilo democrático e progressista, você amesquinhou a sua cidade, o povo que a habita e o cargo que ocupa.

Reafirmo: discordo da sua opção e lamento que as razões sejam as que você apresentou, pois, a estatura de um homem público não lhe é dada, ela é construída com muito esforço e determinação. Assim, não basta dizer que se quer um governo diferente, mais justo, mais inclusivo, mais democrático. A esse desejo tem de corresponder ações que garantam que as decisões sejam orientadas pelo interesse coletivo, voltadas para o público e destinadas a construir um mundo melhor.

Por favor, não avalie Sete Lagoas pelos grupos clientelistas que tentam diminuir o valor da cidade e fazer valer seus interesses sobre as necessidades de todos. Com isso, Prefeito, a cidade pode vir a perder as chances de mudanças que a sua eleição havia anunciado. Sete Lagoas é muito maior e os cidadãos que vivem nesta Sete Lagoas, maior e mais generosa, vão saber diferenciar o joio do trigo, vão saber identificar aqueles que querem o bem da cidade e aqueles que só querem se aproveitar do poder...

Por tudo isso, este momento é lamentável!

Maria Lisboa de Oliveira
Ex-secretária Municipal de Educação

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010


de janeiro de 2010

PORQUE DEI E RETIREI O APOIO A PERMANÊNCIA DE MARIA LISBOA
Fui o primeiro lutar para Maria Lisboa ficar a frente da secretaria de Educação - isso é um fato; fui o primeiro a recomendar que ela saísse da mesma secretaria. Fiz uma coisa e outra quando avaliei que isso era o melhor em cada momento para o futuro educacional das crianças. Quando empreguei todo esforço político contra tudo e todos ao ponto de reunir as diretoras ir na segunda-feira, 6 de julho de 2009 (veja aqui), até o prefeito pedir para manté-la sabia que a sua permanência era fundamental para provocar o início de uma transformação pedagógica, profissional na educação municipal.
Do mesmo jeito que fui o primeiro dar lhe o apoio fui o primeiro a retirar este apoio (veja aqui) a sua permanência na secretaria, quando identifiquei que ela seria o álibi perfeito para um governo que não demonstra nenhum compromisso de FATO com a universalização da educação e parece desejar mesmo que muitas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O PRÓXIMO VESTIBULAR DA FACULDADE AVANCE EM FEVEREIRO




Gentileza, se possível, a pedido do professor Carnot Guedes: Substituir a Logomarca em anexo na primeira página e publicar o comunicado abaixo na primeira página.Obrigado pela atenção.

Comunicado importante
A tradicional Cortinas Carnot, há mais de 23 anos atendendo bem seus clientes, passará a funcionar, a partir do dia 15 de janeiro de 2010, no seguinte endereço: Rua Renato Feio, 197, Centro, em frente à Rodoviária.
Cortinas Carnot continuará a oferecer móveis, utilidades domésticas, eletrônicos, toda a linha de eletrodomésticos em geral e cortinados. Faça uma visita à nova Loja!